quarta-feira, 16 de março de 2011

Foi Show!

Eu sei que a foto tá horrível, mas a Shakira tava ali, linda, cantando!
Oi queridos, tudo bem?
Sim, o show foi ótimo! Sim, Shakira dança muito! Sim, Shakira canta muito! Sim, achei o Ziggy Marley lindo! E, infelizmente, sim, as pessoas são ignorantes e insensíveis!
Explico tudo, por partes.
Ontem fui ao Pop Music Festival, que teve show com Ziggy Marley (o filho do Cara), com Train (só conhecia uma música deles, mas é uma banda boa), Shakira (linda, tudo de bom) e Chimarruts e FatboySlim, que eu não vi, o primeiro por ter chegado atrasada e o segundo porque saí quando começou a rave.
Bom, primeiro a parte boa. Sobre os shows: Uaaaaaaau! Não entendo como aquela mulher, daquele tamanhinho (porque ela é baixinha e magriiinha) consegue cantar e dançar tanto, tão bem e ao mesmo tempo. Ok, senti falta de sucessos antigos, mas foi um showzaço. Melhor momento: versão Shakira de Nothing Else Matters. Simplesmente lindo.
Bueno, a chegada foi uma aventura, porque nos perdemos no caminho. Mas, chegando lá, entrar na PNE foi tranquilo. Minha reclamação à produção do festival: Não tinha estacionamento para a área PNE. Ou seja, estacionamos longe da entrada. Mas tudo bem. Só por ter chegado ao local, já estava bom.
Ah, não contei, dessa vez eu fui com a Raquel de acompanhante, e minha irmã foi com a minha mãe de acompanhante. A "máfia maneca Rocha" foi reunida. Fazer o que se temos duas malacabadas aqui em casa :-P.
Entrar foi tranquilo. O segurança veio cheio de dedos e com toda educação do mundo me pedir o que eu tinha. Ele disse: desculpa moça, eu acredito em você, mas eu preciso de uma comprovação do seu problema.
Claro né, é o trabalho dele. Mostrei a carteirinha de portador de EM e tudo certo. O Sr. Antônio ("nosso" segurança) ficou parceiraço nosso. Nos contando, inclusive, por onde a Shakira ia entrar, que seria muito perto da nossa área, nos deixando à postos pra enxergar tudo de pertinho. Valeu Antônio!
Sr. Antônio, o segurança parceria da área PNE
Agora, o momento triste que mostra a ignorância humana.
Eu estava de pé, perto da cerquinha que nos separava do camarote vip. E vocês acreditam que duas "véias xonhas" estavam reclamando porque os acompanhantes dos cadeirantes estavam de pé, tapando a visão delas? O comentário foi mais ou menos assim: se os cadeirantes querem vir, tudo bem, podem vir. Mas os acompanhantes não podem ficar mais no fundo, não atrapalhando nossa visão, ao invés de ficar do lado dos cadeirantes?
Elas já vinham fazendo comentários ridículos. Mas com esse aí, eu que já estava bufando, tive que abrir a boca (a segurança do meu lado): Senhoras, vocês vão me desculpar, mas só tem um acompanhante por pessoa com deficiência. E, como acompanhantes, elas acompanham as pessoas. Elas vieram para ver o show junto dos seus amigos, familiares, etc. Porque elas teriam que ficar longe uma da outra? E mais uma, vocês duas podem muito bem descer e ir lá perto do palco, nós não. E mais, se vocês estão achando tão boa essa nossa área, atira teu carro num poste que a chance de você ficar com uma deficiência é bem grande.
Aí elas ficaram resmungando. Pararam quando uma moça da segurança, que acompanhou a conversa se colocou exatamente na frente delas. Quando elas reclamaram a moça virou e disse: lamento, é o meu trabalho.
Nessa hora, não aguentei. Ri. Ri mesmo.
As pessoas não entendem que a gente vai com as pessoas pra se divertir? Porque eu não teria o mesmo direito que elas de ficar junto à minha mãe, prima, irmã, etc?
A verdade é que o pensamento dessas pessoas xonhas e ignorantes é: porque essas pessoas não ficam em casa hein?
Porque a gente tem que infernizar a vida dos outros, oras!
E é pelo direito de se divertir, de fazer o que quiser, de namorar, de agitar, que eu abro a boca e reclamo mesmo. Enquanto eu estiver aqui, vai haver área PNE em shows e eu vou estar lá, mostrando que se eu quero, eu posso!
Tô que nem o Zagalo: vocês vão ter que me engolir!
E isso não é uma questão de criar caso. É uma questão de fazer valer os meus direitos.
Como toda manteiga derretida que se preze, chorei em dois momentos. Primeiro, logo que chegamos, olhei à minha volta e tinha as mulheres da minha vida (mamãe, Raquel e Renata) junto comigo ali. Talvez vocês não entendam o que ter a minha irmã ali, naquele momento significa pra mim, mas eu tento compartilhar aqui.
Depois, antes de começar uma festa com a música This time for Africa (aquela do Waka Waka, que tocou na copa do mundo na África), apareceu um vídeo, com crianças africanas falando seus sonhos de ser alguém na vida. Segurei o choro até a hora em que um menino disse: eu quero ir à escola!
Eu sei que parece bobo, mas, além de doer saber que nem toda criança pode ir à escola, vejo numa fala dessas um pouco de esperança no mundo.
Para fechar, nada melhor que a frase de True To Myself (adoooooro), música que cantei quase gritando, junto com Ziggy Marley: "Faça o que tem vontade e não se engane, eu digo / Porque não posso fazer você feliz a menos que eu seja, eu digo, eu digo: Tenho que ser sincero comigo mesmo..."
Sejam felizes!
Até mais!
Bjs

A máfia reunida! P.S.: nunca mais acredito quando vocês falarem que meu cabelo ficou penteado com a bandana do show :-P

8 comentários:

  1. Muito bem, Bruna! Belo posicionamento, coerente, correta e justa. Sinceros parabéns!
    Luciano

    ResponderExcluir
  2. Adoroooooo essas meninas!!!!
    QRIA TA LA TB, SNIFFF
    BJAOOO

    ResponderExcluir
  3. É ISSO AÍ BRUNA!!!

    Algumas pessoas ditas "normais" pensam que porque somos malacabadas, KKKK..., não temos vóz...
    Adorei as fotos.
    Beijos querida,
    Neyra.

    ResponderExcluir
  4. lindo Bruna, imagino que foi o máximo... te enviei um email, tu recebeu? beijos Tati

    ResponderExcluir
  5. Post nota 10!!! normal né!!! beijossssss

    ResponderExcluir
  6. Que legal!!! que vc achou bom...Estou esperando para o meu primeiro show depois EM...Em Abril irei ao show do u2.

    ResponderExcluir
  7. Que máximo Gabi! Eu não vou no U2 porque não quis perder o Roxette aqui em POA. Mas eu dei uma olhada no mapa do show do U2 e a área PNE me parece ser num lugar ótimo. Aproveite e depois nos conte tudo! Bjs

    ResponderExcluir
  8. "eu quero ir à escola!"
    Quando penso nisto... faz-me pensar o quão gratos temos de estar por poder a estar a teclar neste portatil... por nos podermos estar confortavelmente a interagir com outros no sofá... mas por outro... porque não nos levantamos e estamos pessoalmente com quem mais gostamos? porque não arranjamos um pouquinho de nós para dar aos outros? porque somos tão egoistas?! qual crise qual quê?... o que falta aí é uma boa pirâmide de valores para cada um... aí todos eramos muito mais felizes :)
    Mas fico triste quando algum menino graudo faz manhã porque não tem o seu carro novo... se tiver de andar a pé... tem quem tenha de andar descanso e com fome... :(

    Tenho dito...
    JJ

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.