quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Fotografia

Oi amigos, blz?
Eu estou torrando aqui em casa. Vocês viram o calor que tá fazendo aqui no Sul? Inacreditável. Não estou acostumada com isso. Nunca sei se estou cansada, com preguiça ou em surto. O calor me amolece, que nem sorvete.
Mas o assunto de hoje não é o calor, e sim uma fotografia. Viram que linda aquela imagem ali em cima? Parece obra de arte abstrata né? Eu até colocaria na parede da minha casa.
E pensar que aquela imagem ali é justamente o que me deixa renga. Incrível como uma coisa ruim pode ser bonita. Aquilo ali, é uma foto de células T (do sistema imunológico), atacando células nervosas. Essa imagem foi observada por cientistas em tempo real e fotografada.
As células que piraram na batatinha e resolveram atacar o próprio corpo são as verdinhas, as vermelhas são vasos sanguíneos, e o resto é o tecido cerebral.
Essas fotos e essa pesquisa estão servindo para que os médicos entendam o comportamento dessas células. Entendendo como elas se comportam, fica mais fácil determinar tratamentos para quem tem EM.
Massa né?
Essa é mais uma gota (enorme) de esperança para medicamentos e, quem sabe, uma cura, um dia desses.
A ciência me fascina cada vez mais, e, porque não, me faz feliz. Reforça minha fé e esperança, não só na cura, mas no ser humano.
Quem quiser entender melhor esse processo, é só acessar esse site: http://www.sciencedaily.com/releases/2009/11/091105121217.htm
Lá tem tudo bem explicadinho em termos científicos (que eu entendo muito pouco...hehehe).
Amanhã volto a Porto Alegre, ver se acho minha casa. Cruzem os dedos pros meu planos darem certo. Se der, todos terão sempre onde ficar quando forem à capital gaúcha.
Até segunda!
Bjs
fonte: Max-Planck-Gesellschaft (2009, November 6). How Aggressive Cells Invade The Brain: Real-time Observation Sheds New Light On Multiple Sclerosis. ScienceDaily. Retrieved February 4, 2010, from http://www.sciencedaily.com/releases/2009/11/091105121217.htm

3 comentários:

  1. Oi Bruna, por mais que essas células nos aterrorizem realmente são muito bonitas. Parece uma linda obra de arte. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi, linda. Eu diria que a imagem é de uma beleza assustadora. Resolvi dar uma passadinha para saber como você está. Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  3. Impressionante mesmo!!! E linda!! Vamos ver se alguém entende elas né??
    Bjão

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.