terça-feira, 6 de outubro de 2009

Mi Buenos Aires querida

Oi gentes, blz?
Bom, hoje vou contar minhas impressões sobre Buenos Aires e seus habitantes.
A cidade é muito limpa e não se vê lixo nas ruas. As pessoas são muito educadas e solícitas. Imaginem que eu estava meio perdida na rua e um senhor parou perguntando para onde eu queria ir, e me ensinou o caminho. Vi esse tipo de atitude mais vezes nesses dias por lá.
Existem pelo menos 4 cafés por quadra (não é exagero não). Como eu sou movida a cafeína, amei essa história. E o café é óóóótimo.
Nesses cafés o que eu mais vi foram pessoas idosas (quando eu digo idosas, é com mais de 70 anos) sentando, tomando seu cafezinho, lendo seu jornal ou um livro qualquer. Fiquei impressionada com o número de idosos nas ruas. Pessoas que, aqui no Brasil, se escondem, ficam em casa esperando a vida passar. Cheguei a conclusão de que isso acontece por conta da cultura da leitura. Eles leem muito. E quem lê não fica velho. Aprende sempre e "vive histórias" o tempo todo, independente da idade ou classe social. Quem lê, viaja.
Outra coisa que me chamou a atenção foi o exagero nas porções de comida e bebida. Tudo é exageradamente grande. Um bife dá pra duas pessoas comerem e se empanturrarem. Ah, e ainda sobre comida, tudo tem carne e batata. Passei uma semana sem comer arroz. E salada só se você pedir à parte. Não tem essa história de alface e tomate enfeitando o prato. Eles não tem o hábito de comer salada. Só de batata.
Vi muito mais lojas de roupa masculina do que de feminina, ao contrário do que vemos no Brasil. Os homens se vestem, geralmente, muito bem. E também vi muitos homens cuidando de seus filhos nas praças e restaurantes. Ah, e eles também se abraçam e beijam quando se cumprimentam, que nem as mulheres aqui. Vai ver eles tem instinto materno ou algo do gênero.
A arquitetura é um assunto à parte. Os prédios do centro da cidade são muito antigos, mas todos muito bem conservados. As praças são uma loucura de tão grande, com suas estátuas, esculturas e obras de arte. As igrejas então, são "museus" lindos a serem visitados.
Vi muitas livrarias e sebos. E muitos teatros. Todos com filas enormes, mesmo no meio da semana. O que mostra que o povo de lá preza muito a cultura.
Além de prezar a cultura, prezam o Boca Juniors, o Maradona e o futebol. Em qualquer lugar da cidade pode-se comprar uniformes do Boca, fotos e vídeos do Maradona e camisetas da seleção Argentina de futebol.
São muito apaixonados por aquilo que é de lá. Uma das coisas que eu amei foi ter Mafalda por todos os lugares. Bottons, camisetas, bonecas de pelúcia, livros, posters da Mafalda por todo lado. E até uma estátua da Mafalda fizeram no bairro de San Telmo (aquela ali da foto, junto comigo).
Durante a semana que eu estava lá, Mercedes Sosa, a grande voz da Argentina, estava internada no hospital. Ela morreu no domingo, meu último dia lá. Como eu estava parando perto do Congresso Nacional (que segundo os argentinos, é um prédio muito bonito mas não serve pra nada), vi toda movimentação para o velório de uma das artistas mais importantes da América Latina.
A acessibilidade na cidade não é lá uma Brastemp. As ruas e avenidas principais são bastante largas e com sinalização no chão para deficientes visuais. Entretanto, as demais ruas são muito velhas e quebradas. Acho que para quem usa cadeira de rodas deve ser um suplício andar nessas ruas. Além disso, os prédios mais antigos não tem elevadores. Eu tive de subir uma escadaria absurda para entrar no prédio em que apresentaria meu trabalho. Mas em todas as ruas tem lugares especiais para parar carros que transportam deficientes físicos e idosos, pra pessoa poder descer do carro com segurança sempre. E os estacionamentos para deficientes físicos são respeitados.
Jisus! É muita coisa pra contar. Mas essas são as principais impressões da cidade num plano geral. Amanhã eu conto as emoções da minha primeira viagem de avião.
Até amanhã!
Bjs

7 comentários:

  1. Seja como for, viajar é otimo!! E quero muito conhecer Buenos Aires tb hehehe
    Amei amei amei a foto com a Mafalda!!!!!!!
    Beijinhos e bem vinda de volta.

    ResponderExcluir
  2. Você se expressa muito bem! A impressão que tenho é de estar lá com você. Legal mesmo! Que tal ser escritora? Você já é uma escritora virtual, mas que tal, escrever um livro sobre sua vida, já que você tem o DOM? Abraço. tia Lourdes Dias.

    ResponderExcluir
  3. Também amei a Mafaldita Lak!
    Sobre um livro...quem sabe né?!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Não preciso nem falar que concordo com a tia Lourdes, né?
    Ai Bruninha, que maravilha esse tanto de cafés pela cidade, hein? Amei... aqui tb poderia ser assim.
    E cultura então...quanto falta ao nosso povo. O hábito de ir a teatros, ler. Se nosso país desse mais valor a isso, seria uma maravilha.
    Quanto ao respeito aos idosos e as pessoas com alguma deficiência então, nem tem o que comentar. Deveríamos começar a nos espelhar nos bons exemplos dos argentinos.
    Bjão!

    ResponderExcluir
  5. É verdade Regina. A gente vive falando mal dos hermanos por causa das rixas no futebol, mas se pudéssemos ter um pouquinho dos ares de Buenos Aires por aqui, seria ótimo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Bruna, até k enfim achei alguém k concorda comigo. Meu marido é de Buenos Aires e quase todo ano vamos pra lá, eu simplesmente amo e concordo com td o k vc falou de lá. E é verdade qdo vou tb ando muito e nem me canso como aqui. Morro de vontade de mudar pra lá exatamente por isso. Eu ficaria horas falando de lá heheh (minha família já tá cansada de ouvir, coitados heheh)...em dezembro tô voltando pra lá....AI K DELÍCIA, e comer mais batata e carne, além de ver os homens se beijando no rosto kkkkk
    bom vou indo te mando un beso grande

    ResponderExcluir
  7. Vivinha, quando for aproveita bastante e depois conta aqui pra gente!
    Bjs

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.