domingo, 15 de março de 2009

Há males que vem para o bem!

Oi amigos, tudo bem?
Após postar ontem, recebi um comentário de que talvez vocês achassem que fui muito "dura" na minha recomendação. Como aprendi que comunicação não é aquilo que eu digo mas sim o que os outros entendem, prefiro fazer um comentário sobre o post. Não quis dizer que somos proibidos de reclamar, mas sim, que sempre há algo de bom, mesmo nas coisas ruins.
Sim, eu acredito muito nisso. Acho que nada pode ser tão ruim que não nos ensine nada. Às vezes, um NÃO que a gente recebe hoje pode ser dolorido, nos deixar triste, mas um tempo depois a gente percebe que um não na hora certa nos traz mais benefícios do que um SIM na hora errada.
Lembro até hoje, e provavelmente vou lembrar para sempre, do dia do meu diagnóstico. Foi quase cena de cinema: eu e a mami sentadas no consultório médico, ele escrevendo num papel e passando para minha mãe dizendo: "é, acho que é isso"; no papel estava escrito: Esclerose Múltipla. Na hora eu pensei: "to fu....! Se o doutor não fala nem o nome é porque deve ser uma m... muito grande!"Realmente bom não é. Mas por ter sido diagnosticada tão cedo, acredito que amadureci (em alguns aspectos) mais cedo do que deveria. Aprendi a compreender melhor a dificuldade dos outros, a ser mais gentil (às vezes), e mais justa também.
Sempre amei minha família, mas passei a amar ainda mais a presença dela na minha vida. Aprendi a importância dos amigos de verdade, e dolorosamente aprendi que quem está sempre contigo no "colégio" não é necessariamente teu amigo e muito menos estará contigo quando tu precisares. Mas aprendi a valorizar as amizades verdadeiras, aquelas que são pra sempre, independente da presença física da pessoa.
Aprendi tanta coisa com a EM, que acho que se eu não tivesse essa companheira (a esclerose) comigo, demoraria muito mais para aprender, talvez nem tivesse aprendido ainda.
Por isso, acredito naquele velho ditado que diz: "Há males que vem para o bem".
Claro que eu preferia não ter EM, mas já que tenho, devo aproveitar a oportunidade que tenho de aprender com ela.

Não vejo o mundo com lentes cor-de-rosa, mas acredito que há beleza em todas as 'cores' do mundo!

Até amanhã!
Bjs!

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi colega, lindo texto....reflexivo
    A inteligência não ensina a aprender muitas coisas, mas APRENDER é a coisa mais inteligente que se pode fazer em momentos como esse pelo qual vc passou. Por isso acredito que as experiências retiradas disso representam uma bela lição de vida.
    Portanto, metafisicamente falando, Metafisicamente, a vida é um processo constante de relacionamentos, aprendizados e conquistas....
    Grande Abraço.
    Mateus Baldissera

    ResponderExcluir
  3. Bruna, parabéns pela iniciativa!!! To achando ótimo ler o seu blog, estou aprendendo muito, obrigada por essa oportunidade! bjaoo grande Paula Kaiser

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.