domingo, 29 de junho de 2014

Mais tempo de vida com EM do que sem...

Oi gentes, tudo bem com vocês?
Todos recuperados depois do quase infarto de ontem?
A seleção brasileira vai acabar comigo ainda com essa história de decidir vaga em pênaltis.
Melhor de tudo é que agora estou liberada, sem culpa, pra ver os jogos da Copa!!!
Mês passado foi mutcho loco! Mas deu tudo certo!
Acabei na sexta-feira meu texto de projeto de tese. Agora é só imprimir, entregar e, dia 29 de julho, apresentar e ouvir as colaborações da banca pra tocar ficha até 2016. Aí é só "tácale pau" no negócio...hehehehe.
Qualificação na Copa e defesa final durante as Olimpíadas. O negócio é acabar antes pra poder ver os jogos em 2016 também.
Bom, além disso, teve a defesa de dissertação do Jota, que agora é Mestre em História! Morro de orgulho do meu amor!!!
E além do nosso aniversário de namoro, teve aniversário dele, da mamãe e o meu.
No último dia 18 eu fiz 28 aninhos. E em maio a minha esclerose fez 14 aninhos. Percebi que a partir de agora, terei mais tempo de vida com a EM do que sem.
Não sei se eu sinto algo em relação a isso. É um fato que constatei. Mas não sinto nem raiva, nem tristeza por isso. Só é mais um fato da vida, ter mais vida com EM do que sem ela.
Acho que ter tido o diagnóstico há 14 anos foi o que me fez hoje ter condições de escrever sobre ela. Comecei a escrever o blogue só depois de me resolver - ou achar que tinha me resolvido - com a doença. Sempre falei abertamente sobre a doença, mas só comecei a falar todos os dias sobre ela e tomar a militância pela conscientização da doença e das diferenças como filosofia de vida depois de trabalhar isso internamente. Porque não é nada fácil, mesmo!
Às vezes eu penso que talvez eu quisesse ter mais vida sem EM. E talvez um dia eu ganhe isso. Mas não me lamento por esse fato. As coisas que eu lamento sobre a EM tem muito mais a ver com pessoas do que com a doença em si. Porque a doença pode ser incapacitante, mas a falta de vontade das pessoas entenderem, essa é destrutiva.
Por isso, só comecei a escrever o blog depois de juntar os meus caquinhos e colocar, pra mim mesma, que nunca, ninguém me "quebraria". E depois de entender que se eu quisesse um mundo diferente, com mais respeito à quem tem uma doença crônica e invisível, eu teria que me expor um pouquinho.
No início não foi fácil. Mas sei que ganhei muito mais que perdi com a experiência do blog. Até mesmo quando achei que perdi (com críticas e xingamentos), eu ganhei: exercer a paciência não era algo muito comum pra mim.
Algumas pessoas me dizem: mas veja só Bruna, a EM te trouxe tanta coisa boa!
Talvez... mas eu não dou o braço a torcer na hora de achar que a doença é boa. Porque eu realmente não acho que ela seja. As amizades, as trocas, os aprendizados, e até o amor da minha vida, quem me trouxe, não foi a doença, mas foi o que eu fiz com ela.
Porque se eu não tivesse optado por me expor, expor minhas ideias, minha vida, meus pensamentos, meus medos, meus sonhos e minhas conquistas, eu teria nas mãos apenas a EM, seus sintomas e chateações. Ter a EM e fazer dela o que eu fiz - uma experiência a ser compartilhada - é que me trouxe coisas boas. E fazer tudo isso é que me mostrou o tamanho da minha força e o valor das minhas fraquezas.
E hoje, mesmo que encontrem a cura pra EM, eu não vou desaprender tudo que aprendi, nem deixar de olhar pras diferenças com outro olhar senão o da inclusão e do respeito.
Ter a EM há 14 anos...ter mais tempo de vida com EM do que sem... definitivamente não é uma coisa boa. Mas fazer disso uma experiência positiva foi uma escolha. Uma escolha que eu pude fazer dentro das condições que eu tinha. E foi uma escolha muito feliz. E, vocês sabem, felicidade atrai felicidade. Momentos de alegria trazem mais momentos de alegria.
E só porque eu escolhi não ter a EM sozinha (afinal, eu compartilho ela com tanta gente) é que hoje estou tão feliz. Hoje a minha tese de doutorado tem a ver com compartilhamento da experiência da doença, vou casar com o amor da minha vida, que encontrei graças ao blog, e meu círculo de amizades é cheinho de gente esclerosada que entende o que eu digo quando falo em formigamento, dor e fadiga. Quer felicidade maior?
Então, fazendo um balanço, ter mais vida com EM do que sem, faz de mim o que eu sou. E eu sou uma pessoa muito feliz hoje. E devo isso sim às experiências, boas, ruins e péssimas que tive com a EM.
Engraçado como aquilo que faz o que somos, que nos "molda" ou que as pessoas reconhecem é também aquilo que, volta e meia, maldizemos e não queremos ter.
Como somos complexos!
Obrigada amigos por estarem comigo nessa caminhada!
Até mais!
Bjs

26 comentários:

  1. Obrigada a você Bruna, por compartilhar suas experiências e com elas ajudar a tanta gente... Nunca cansarei de expressar minha gratidão. Nos meus momentos de tristeza e incertezas, trato logo de passar aqui pelo blog e procurar um post antigo que combine com os meus sentimentos... E sempre encontro algo que me deixa melhor! Você é demais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cynthia!!!
      Ah, quando não encontrar nada, entra em contato que a gente providencia! hehehe
      Bjaum

      Excluir
  2. Bruna, hoje tava triste com as palavras dos outros, com o que os outros pensam ou falam sem pensar, que nos quebram... Doi na alma quando não se tá resolvido, qndo dentro de si a coisa tá confusa e alguém te tira a base... Hoje escutei q eu era ruim de cria, pq tenho 3 anos de casada, 6 meses de EM e ainda preciso de tempo para receber o meu bebê... Mas, agora que acabo de ler o seu post, tô juntando os meus caquinhos e tô resolvida: "ninguém me quebra mais". Deus te abençoe! Gratidão é uma ótima palavra! Um beijo no coração :) Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Camila! Não podemos nos deixar quebrar!
      Força menina!
      Bjs

      Excluir
  3. As vezes me chateio com pessoas que não fazem a mínima questão de ler sobre a doença, se inteirar mais sabe?
    Outro dia minha mãe falou em transplante de células tronco, rsrs.....
    Mas aí é minha mãe, então relevo.
    Não vale a pena a gente se importar com aqueles que não se importam tanto conosco.
    Eu sinto boas vibrações a seu respeito, acho que sua melhor fase está por vir...qualificação, casamento.
    E vc aproveitará como ninguém.
    Mesmo com a EM ainda presente.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, quem vive e convive com a gente, a gente releva. Nem é maldade, é carinho né...vontade de nos ver melhor.
      Também acho que não vale a pena se importar com quem não importa Mel!
      E não tenho dúvidas de que essa é a melhor fase da minha vida! Obrigada!!
      Bjs

      Excluir
  4. Lindona tenho 3 anos de EM e graças a ela conheci vc,essa amigona sincera e leal.Muito obrigada por vc existir e parabéns atrasado,Bjos Zildinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Zildinha! E parabéns pra vc tb! Só gente linda nasce em junho...ehhehehe
      Viu só, a EM acaba nos apresentando coisas que guardamos no coração ;)
      Bjs

      Excluir
  5. Exatamente, obrigado vc por compartilhar seu ponto de vista interessante como sempre. Sorte sempre. Alan

    ResponderExcluir
  6. Oi Bruna! Obrigada a você e ao Jota. Pelo encorajamento de tomar o medicamento Fampyra. Foi graças a vocês. Parabéns pelo seu aniversário e todas coisas boas em sua vida. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Claudia!!! Nos conte, como tá sendo o Fampyra? Ficamos curiosos e felizes!!!
      Bjs

      Excluir
  7. Olá Bruna !!! Muito bom ler o seu blog ! Meu marido está com esclerose múltipla, vai começar a usar o Avonex, vem direito ou seja não falta ? O preço é fora de nossa realidade . Bjs !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sheila! Seja bem vinda!
      Olha, pra mim nunca faltou nem atrasou. E a gente acaba fazendo uma "rede" de empréstimo quando falta pra alguém. Se vocês precisarem, manda um email que a gente dá um jeito: bruna.rochasilveira@gmail.com
      Já vai preparando o estoque de ibuprofeno porque nos três primeiros meses ele é essencial uma hora antes e uma hora depois da aplicação do remédio. Depois dos primeiros meses melhor. Agora eu tomo só um antes. E com a caneta de aplicação, é fácil fácil!
      Bjs

      Excluir
  8. Parabéns pelo niver e obrigada pela escolha de lidar com a doença dessa forma. Ainda estou juntando os caquinhos e me adaptando a nova situação. Seus textos ajudam nisso. Bjs Tati

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Oi Bruna, tudo bom !!! Obrigada por me responder !!! Para comprar o Ibuprofeno é preciso de receita médica ? Legal saber da rede de empréstimo. Bjs, boa noite !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa não Sheila. Ibuprofeno é como tylenol, de venda livre.
      Bjs

      Excluir
  12. Olá Bruna, como vai ? Bruna meu marido anda meio preocupado com a sua situação no trabalho, ele está de INSS há um ano, a empresa em que ele trabalha poderá se recusar a ficar com ele pela doença ? A esclerose Múltipla tem algum amparo pela lei? Estamos inseguros quanto a seu futuro profissional. Seu primeiro surto foi na vista direita, a visão voltou mais não 100%, o segundo surto foi no braço esquerdo depois da pulso está melhorando, estamos realmente vivendo um dia de cada vez, esperança é o que tem nos movido, mais uma vez obrigada por você compartilhar suas experiências !!! Bjs !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sheila. Ele não pode ser demitido por conta da doença não!!!! Isso é ilegal!
      Ele pode conseguir auxílio doença no período em que não puder trabalhar e aposentadoria por invalidez quase seja impossível seguir na profissão.
      Eu sugiro que vocês busquem um bom advogado que entenda desses casos. A AME tem uma assessoria jurídica específica pra EM.
      Bjs

      Excluir
    2. Obrigada por me responder, vou entrar em contato com a Ame.

      Excluir
  13. Passando atrasada pra dar conta de ler o que não pude enquanto estava internada e pra dizer que a cada dia tu me cativas um pouco mais. E, sei lá, antes eu já fazia a militância pela inclusão, justiça e respeito, acho que agora eu começo a entender um pouco mais, mesmo não tem EM, mas tendo que lidar com a forma com que os outros lidam com o que eu tenho. E agora? Aprender a fazer disso apenas mais uma parte da minha vida e não permitir que consuma toda a minha vida para que não me consuma de forma negativa. Ler teus textos é sempre demais!! Obrigada.

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.