domingo, 14 de abril de 2013

Clima de bergamota... adooooro!

Oi gentes, tudo bem?
Eu estou ótema! O clima está do jeitinho que eu gosto aqui: aquele friozinho ameno, com sol quentinho, bom de lagartear e tomar um mate (ou café, ou cházinho quente... adoro!), ou comer uma bergamota (daquelas fedidas) no sol (ainda não comprei bergamota). Além disso, com esse clima, nosso corpo parece mais leve. Apesar de eu comer duas vezes mais no frio, eu me sinto muito mais leve. Parece que tiram as amarras de algumas articulações. Mas esse frio que tá fazendo agora. Se esfriar mais, aí a coisa fica feia porque me dói o osso.
É, essa vida de esclerosado exige um clima como o de hoje. Porque mais quente pesa e mais frio dói. A previsão do tempo é de que a semana seja como hoje. Ou seja, promete ser uma semana maravilhosa.
Aí você que chega aqui pra ler diz: mas Bruna, isso aqui agora é blog de meteorologia? Não. Mas se você tem EM sabe como faz diferença um grau a menos ou a mais no termômetro da rua. Se você não tem EM e convive com alguém que tem EM, saiba que não é frescura nossa não. Faz toda diferença mesmo!
Tem esclerosado que se sente melhor no calor, outros no frio. Eu, se tiver que escolher entre calor extremo e frio extremo, eu prefiro o calor. Mas se eu pudesse escolher, prefiro esse clima de outono, nem frio de renguear cusco, nem calor dos infernos. Os dias que exigem apenas um casaquinho e uma mantinha de noite, sabe? Esses são meus melhores dias no ano. São os dias em que menos sinto dor. Em que me sinto mais disposta, fisicamente, pra tudo.
Infelizmente o clima não é tão constante. Num dia tá bom assim, no outro faz um calorão e, do nada, esfria pra 5 graus. Isso dá uma confusão no meu corpo. E como eu já tenho um desgaste nos joelhos, sei quando vai chover por conta da dor que dá... isso também não é balela.
Mas fora dizer o quanto o dia estava lindo e o quanto eu fico feliz com esse clima, fiquei de contar da última ressonância.
Bom, saiu tudo tranquilo. Marquei pras dez horas da noite e como eu tava cansada pacas, entrei naquela máquina quase dormindo. A enfermeira que pegou o acesso pro contraste era meio barbeira. Errou a veia da paciente que estava do meu lado aguardando e quase errou a minha. Doeu quando ela pegou e eu disse: vai vazar essa merda. Bem nesses termos. Até pedi desculpa pra ela na hora, mas pedi pra ela conferir se tinha pegado direito. Ela disse que sim. Eu concordei, afinal, por enquanto eu só entendo de injeção intramuscular, não de intravenosa.
Entrei pra fazer o exame, deitei, me "amarraram" a cabeça e entrei no tubo da rave. Mas eu tava tão cansada e com tanto sono que o barulho não me incomodou muito. Quer dizer, até chegar aquele momento, que eu calculo ser depois duns 15 minutos lá dentro, no qual eu tenho vontade de apertar a campainha de emergência e sair de lá de dentro. Isso sempre acontece. Mesmo eu sabendo que não vai acontecer nada de errado. Que eu faço isso há 13 anos e nunca aconteceu nenhum problema. Não adianta, eu tenho meus 5 segundos claustrofóbicos toda vez que faço ressonância. Depois que esse momento passou, me acordei e fiquei viajando no som. Lembrei do filme Gattaca e das experiências em seres humanos. Viajei legal numa ficção científica própria (quem já viu Scrubs sabe como funciona a minha cabeça).
Na hora do contraste (eles avisam quando vão colocar) doeu um pouco. Mas como eu senti o que eu sempre sinto quando o contraste entra, achei que tinha dado tudo certo. Em tempo, o que eu sinto na hora contraste: sempre penso que fiz xixi nas calças. Eu não sei dizer direito porque. É como se ficasse molhado e quente, entendem? Nas primeiras vezes eu jurava que tinha me mijado e só pensava "meu deus, como é que eu vou sair daqui toda mijada?". Mas não, nunca fiz xixi na ressonância. É só a sensação que dá na hora que entra o contraste. Só tô contando isso pra perguntar se mais alguém sente isso. Se ninguém reparou, preste atenção da próxima vez. Porque se for só eu... sei lá... meio estranho.
Saindo do exame, tudo muito bem, tudo muito certo, mas meu braço ficou roxo e, realmente, vazou um tantinhozinho de contraste porque a veia foi mal pegada. Agora eu já sei, da minha veia sei eu e não a enfermeira. Se doer de novo, da próxima vez, eu mando pegar outra.
Amanhã de noite eu vou buscar o resultado. No dia 10 é a próxima consulta pra Dra. me explicar tintin por tintin do exame, como ela sempre faz. Aí eu conto o resultado pra vocês.
Bom, uma ótima semana pra todos nós!
Até mais!
Bjs

P.S.1:pra curtir um pouco do bairrismo gaúcho, notícias sobre o primeiro frio: http://obairrista.com/geral/2012/05/com-chegada-do-frio-venda-de-manteiga-de-cacau-eleva-pib-gaucho/
P.S.2: mexerica e tangerina non ecxiste! hehehehehehe

20 comentários:

  1. Hahahaha, agora entendi porque vc tava falando de frio e bergamota no e-mail que me mandou, hehehe. E eu pedi tradução: bergamota??? Eu conheço mexerica e tangerina, é essa tal de bergamota que non ecxiste, haahaha.
    Mas falando na ressonância e contraste... nossa nunca senti isso de achar que fiz xixi, haha. Em mim, dá um calorzinho, mas é no corpo todo, não só da cintura pra baixo.

    Beijos
    Jota

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vem pra cá e pede uma tangerina pro fruteiro então... heheheheeh

      Excluir
  2. Haha, conheço como mexerica e tangerina, mas, tenho amigos do RS q falam bergamota tbm rs.
    Farei uma nova ressonância na próxima semana, prestarei atenção e depois te direi rs, mas, pelo q me lembro só sinto o calorzinho mesmo.
    Clima gostoso por aqui tbm, friozinho mas com sol!! Amo....bjs e uma excelente semaninha!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero teu comentário na semana que vem, aqui, sobre a RM então.
      Boa sorte!
      Bjs

      Excluir
  3. Nossa, bergamota... Me lembrou do meu avô, que era gaúcho (de S. Borja)... e que avô maravilhoso que era...
    Mas falando da ressonância, graças a Deus não sinto nem um miserável de um calorzinho na hora do contraste. só um alívio imenso, porque sei que falta só uns 5 minutinhos para sair da máquina... Mas inda bem também que a máquina não pega os pensamentos - hahahaha. a do cérebro (só fiz uma, hein) eu entro numa de filme de terror. tchan tchan tchannn.... vejo a família Adams inteira e mais todas as 6ª s feiras 13 - hahaha. já as da colunas eu sofri muuuiiiito mais! Fiz em dia separado, e demorou muiiito! aí sim deu os cinco minutos de agonia, sem poder engolir (cruzes, nem sabia o quão automático isso é). e muito mais barulhento. VOcês acharam isso? a do cérebro mais baixinha do que a das coluna? e mais simpática, também - dá para imaginar um filme, enquanto no 2º caso é só barulhão mesmo (nem rave dá para ser...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas bah... teu vô era da parte mais gaúcha do Rio Grande...eheheh
      Eu não me apavoro muito mais com a RM, mas fico viajando na maionese pra não sair de lá correndo.
      Também acho a da coluna mais chata de fazer. Essa história de ficar sem engolir é um saco. Felizmente eu não faço da coluna há tempos já. E o barulho é mais chato também.
      Bjs

      Excluir
  4. A única vez que senti o xixi falso, foi com o contraste da minha primeira tomografia..mas na ressonância nunca senti não. É engraçado, a moça até avisou antes "Ó, vc vai sentir como se estivesse fazendo xixi, mas não sai nada viu", só que a sensação é tão real, que dá um medinho de sair de lá toda mijada..uahuah. E concordo com vc quanto as veias, quem sabe das minhas sou eu! Quando as enfermeiras teimam em me furar na mão eu já falo "vai dar certo isso não!" e nunca dá rsrsrs, as minhas só funcionam bem na dobrinha do braço (aquelas beem visíveis).
    Bjos Bruna ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, então não é coisa da minha cabeça... esses contrastes dão em algumas pessoas essa sensação mesmo. Bom saber que não tô doida.
      Pois então, eu não gosto de discutir com as enfermeiras, porque, afinal, é o trabalho delas, mas pra algumas coisas, não dá...nossa experiência com nosso próprio corpo é maior.
      Bjs

      Excluir
  5. Tardeeee!!!
    Eu até agora só fiz 3 RMs, mas em nenhuma delas eu tive essa sensação, na verdade não senti nadinha de diferente... minha irmã fez uma tumografia da cabeça há uns meses atrás e ela sentiu essa sensação de xixi...
    Agora dexa perguntar pra vcs... vcs tomam injeção antialérgica quando vao fazer RM, por causa do contraste?? tô perguntando porq eu nunca tomei e qdo minha irmã fez a tumografia ela ficou sabendo só depois que tinha que tomar... nós fizemos os exames na mesma clínica...

    um bjão e ótima semana a todos...
    Fiquem com Deus!!!
    Suzana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca tomei injeção antialérgica. A única coisa que eles fazem antes é um questionário minucioso... lá pergunta se você tem alergia a alguma medicação. Vai ver que, se você já tem alergia a alguma coisa, eles dão o antialérgico. Não sei, só uma suposição.
      Ótima semana!
      Bjs

      Excluir
  6. Oi querida!
    Concordo contigo quanto ao clima.
    Tem feito uns dias ótimos!

    Ontem, domingo fiz, no Hospital Dom Vicente Scherer da Santa Casa, a ressonância de encéfalo que estava marcada desde 13/12/2011.
    Não! Não me enganei na data. É o SUSto! kkkkk...
    As instalações são ótimas, fui muito bem tratada por todos, como sempre sou na Santa Casa.
    A enfermeira pegou a veia de primeira, só senti a picadinha.
    Foi super tranquilo!
    Mas bem que podiam mudar aqueles barulhos (sirene, britadeira e metralhadoras) por lindas canções no sax de Kenny G, por exemplo. kkkkk...
    Eu também estava com muito sono, pois tinha dormido pouco. Cochilei alumas vezes durante o exame. kkkkkk...
    Quando a emfermeira me puxou, achei que fosse para injetar o contraste (gadolineo... me sinto uma vaca kkk), mas já estava liberada. Ela preparou o equipamento de modo a injetar o contraste sem precisar interromper o exame.
    Quando o contraste está sendo aplicado não sinto nada, mas quando termina o exame sinto vontade de fazer xixi.
    O resultado estará pronto dia 19, sexta feira, uma pena pois tenho consulta marcada para amanhã, terça feira, com o meu Neuro querido, na Santa Casa.
    A análise do exame ficará para a oooooutra consulta, mas tudo bem, já esperei tanto tempo, que um pouco mais não faz diferença.
    Mas confesso que estou curiosa, pois nestes meus 17 anos de EM fiz 3 RMs.: Uma do encéfalo em 2006, quando ainda tinha plano de saúde, uma da medula cervical e toráxica em agosto do ano passado, quando estava baixada para tratamento de um surto e esta do encéfalo, ontem.
    Quero saber se o Tico e o Teco estão trabalhado direitinho. Aposto que estão recostados tomando um chima... são uns deitados!!! kkkkkk...
    Depois que meu neuro analisar a minha rave, eu conto.

    Desculpinha Bruna! Me adonei do blog. Escrevi uma carta... kkkkkkk...
    Beijos com muito carinho,
    Neyra.
    ♥♫♥
    PS.1: Que foto legal! Também adoro bergamotas!
    PS.2: Como está a vó Vilma? Estou rezando por ela.

    ResponderExcluir
  7. Ah as ressonâncias... também sinto coisas estranhas quando o contraste entra. Pra mim o pior da RM é o contraste, porque aquela furada é terrível (agulha grossa e tem que pegar uma veia calibrosa, ou seja, em mim é quase impossível e sempre é doloroso) e também porque fico lá 2 horas parada com a agulha enfiada no braço.. horréééével!! e na hora que injetam o contraste? Eu sinto um frio e depois um quente no corpo!
    Na ultima vez pedi com sedação, é ótimo, não vê e escuta nada, mas quando termina é uma cena de terror, tentando acordar e se mexer sem conseguir e a náusea então... vou pensar direitinho na próxima, se com sedação ou não. Vc já fez com sedação, Bruna?

    Beijão!

    ResponderExcluir
  8. Olá pessoal, em 3 anos de EM ja fiz 4 rm de cranio e 2 na cervical.... Minha técnic de concetração é simples: fecho os olhos, relaxo, cochilo...tento sonhar com alguma coisa bacana... Tento sair do meu corpo....viajar nos pensamentos... Pois é terrivel o barulho da máquina em nossa cabeça... E aquela furada do contraste ja experimentei tanto na dobrinha do braço quanto na mão .... Mas ambas empatam em desconforto.... Mas, faz parte do processo... Boa sorte a quem vai fazer....o mais importante é torcer pelo resultado da EM....bjos...Bia.

    ResponderExcluir
  9. E quando falam:
    -agora vc não pode engolir.
    A primeira coisa que eu penso é "meu deus, eu preciso engolir AGORA"
    E acho q essa neura de apertar a campanhina passa na cabeça de todo munto, eu fico querendo apertar só pra saber o que vai ser feito. Imagino o cara lá da salinha desesperado gritando "para tudo, ele apertou a campanhia, tirem o cara da maquina" Mas é só por alguns segundos, depois desencano e só curto os sons. Pelo menos até eu abrir o olho e ver que estou preso no tubo e começar tudo de novo.

    PS: As mimosas são melhores que as bergamotas, tangerinas e mexericas.

    ResponderExcluir
  10. Oi Bruna, na sexta vou fazer a minha RM... e vamos nós, né ?
    Já senti a mesma sensação que vc sim, mas bem de leve... fique tranquila, que vc não é estranha... hahaha, estranho é tudo isto que temos que fazer, Afff... e como diz a Bia... i importante é o resultado, dá um medinho...
    Boa sorte para nós ! Beijos
    Simone J.

    ResponderExcluir
  11. E falando do clima. Confessa Bruna, você gosta mesmo é do clima do nordeste. Calor com muito vento fresquinho vindo do mar!

    ResponderExcluir
  12. Oi Bruna, eu me vi ai nesse momento ressonância rs rs. Estou dando entrada na minha pelo SUS, na verdade preciso pra agosto, mas sabe como é lento o sistema né? Ai eu preciso ficar repetindo pra mim "mil reais" "mil reais" para eu não desistir das filas gigantes... Só não dou um chilique lá pq sou funcionária publica tb e sei que nem sempre é culpa de quem tá ali :(
    Mas enfim, seu relato me fez lembrar a minha RM... a minha regra é a seguinte, nunca abrir os olhos!!! E dai tento controlar a imaginação para coisas boas e quando bate o desespero eu me certifico que estou segurando a 'bolinha'... Mas isso é todo um trabalho de auto controle, porque eu já sinto falta de ar só de me cobrir dos pés a cabeça com uma colcha, imagina se um dia eu abrir os olhos? Bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já eu, prefiro ficar com os olhos abertos lá dentro. Vai entender...
      Ah, fica tranquila que a medicação vem... e depois que vem a gente fica com saudades de quando ela não era parte da rotina :P
      Bjs

      Excluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.