segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Um solzinho

Oi queridos, tudo bem?
Dei uma sumida né? Acho que nunca pensei tanto na EM quanto nos últimos dias, por causa da medicação. E também acho que nunca recebi tantas mensagens de apoio. Muito obrigado a todos. Mas muito obrigado mesmo, do fundo do coração. Vocês não imaginam o quão importantes são na minha vida, e o quanto as dicas e palavras vão me ajudar nessa nova etapa.
Bom, mas ainda sobre a consulta que tive na semana passada, quero falar da vitamina D. Sim, de novo a vitamina D. Já falei dela por aqui. Não leu? Veja aqui: http://esclerosemultiplaeeu.blogspot.com/2009/08/lindos-e-vitaminados.html
Resumindo, é importante ter o nível de vitamina D equilibrado pra ajudar o sistema auto-imune. A minha última dosagem de vitamina D deu um pouco abaixo do considerado bom. Então, estou tomando 6 gotinhas de vitamina D por dia pra normalizar.
E claro, tomando mais sol. Nós que moramos em um país tropical, devemos aproveitar esse remédio natural que deus nos deu. Na Europa eles tem a desculpa de não ter sol por muitas horas no dia. Aqui não. Temos sol pra dar e vender. Só não vão torrar no sol que nem umas perereca né!
Ainda hoje, um amigo leitor aqui do blog me perguntou o que eu achava do tratamento pra curar a esclerose com vitaminas. Então, aqui vai o que eu penso: ter um corpo em equilíbrio é bom pra quem tem e pra quem não tem EM também. Fazer dosagem de vitaminas é importante pra não faltar nada no nosso corpinho. E é lógico que, um corpo em equilíbrio será mais saudável do que um carente de algum nutriente.
Mas aí, dizer que vitaminas curam uma doença auto-imune, acho demais. Não podemos esquecer que nossa doença é uma doença do sistema nervoso central e, infelizmente, as vitaminas não tem ainda o poder de alterar esse nosso sistema.
Gostaria de lembrar que, não é porque estamos nos sentindo bem que não temos a EM. Eu, por exemplo, estou super bem, mesmo sem vitaminas ou imunomoduladores. Mas, como a gente sabe, a EM é danada e vai atuando quietinha, comendo pelas bordas. Há que ter cuidado.
Sei de muita gente que discorda do meu pensamento. E respeito isso. Por isso, gostaria que respeitassem também a minha posição, que é também a posição da minha médica.  
Até mais!
Bjs

7 comentários:

  1. Olá Bruna!! Fico feliz por ter surgido um solzinho, a vitamina que vc está tomando é adefort? meu meurologista (dr.Renato) me passou 10 gotas diárias, agora estou assim, o que tiver eu faço, tratamento no HC (avonex), pela Unimed (acompanhamento), fitoterápicos (02 por dias, manhã e tarde), avonex e vitamina, ah, e cirurgia espiritual a cada 02 meses, na última ressonância a doença já esta quietinha, isso foi antes de começar o avonex, por falar em avonex, tomei por 04 semanas e não senti nada, mas hoje na 5. semana passei muito mal, tomei e fui trabalhar, tive que ir pra casa, mal conseguia andar, fiquei péssima, sem contar as dores, doia tudo. Era muita sorte...rs. (estou em casa de molho)
    Acabei escrevendo um diário...rs

    boa sorte.
    bjo. Mariana.

    ResponderExcluir
  2. "Gostaria de lembrar que, não é porque estamos nos sentindo bem que não temos a EM."

    uma coisa tão simples, tão dificil de fazer tanta gente entender=)....
    belo post

    ResponderExcluir
  3. Sobre a nova medicação, moleza não será, mas sei que a gente tira de letra. Que engraçado isso: justo os que têm menos força e disposição se mostram tão valentes... Eu não posso nem olhar pra enfermeira que faz meus exames de sangue, mas me viro tranquilamente pra fazer as aplicações de Rebif há mais de um ano. Como conseguimos? Simples: lembrar que o último surto já fez aniversário e que isso é só uma parte do que podemos fazer por nós. Comer bem, viver bem, cultivar amigos reais e virtuais fazem parte da receita de saúde! Por falar nisso, adorei a idéia de um EMcontro! Nos avise, vou adorar participar.
    Beijocas, Letícia.

    ResponderExcluir
  4. Como sempre,leio blog antes ou depois de aplicar Rebif...ainda não apliquei(hehe)...amanhã farei exames de sangue pra consulta e tô com medo do TGO...não vejo sol(sério mesmo) faz um mês!!!Meu ortopedista proibiu por conta das cicatrizes do acidente...mas visto a importância vou cobrir o dodoi e tomar um solzinho...Obrigada genteee!!!!Adoro ler o Blog e os Coments!Bjuxxx

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela visita e seu comentario... as vezes, um simples tapinha nas costas nos faz sentir muito bem, obrigado, minha amiga virtual!

    ResponderExcluir
  6. Cara Bruna,

    Após ler seu blog e seu otimismo quanto à EM, sinto-me na obrigação de partilhar algumas informações que podem ser de valia para vc bem como para outros leitores de seu blog.

    Diagnosticado com EM no ano de 2004, quando, então, contava com 26 anos, sofri, deste então, uma sequência de surtos, especialmente nos 3 primeiros anos de EM. Naturalmente, fiz diversas pulsoterapias com Solumedrol e até mesmo quimioterapias com Ciclofosfamida e Mitoxantrona - qdo o Solumedrol não funcionava. Neste ínterim, também me tratei com Rebif e Avonex, sendo que ambos não pararam os surtos. No ano de 2006 conheci o Dr. Cícero Galli Coimbra, professor neurologista Livre-Docente da Escola Paulista de Medicina e que vem, obtendo ótimos resultados com a vitamina D como alternativa aos Interferons, combinada com algumas outras vitaminas. Não que seja um tratamento milagroso, até porque continuei com surtos, mas é um tratamento que, realmente, demonstrou-se tão “eficaz” quanto os Interferons, sem o transtorno das injeções. Ou seja, tive alguns surtos, mas os tive mais fortes quando só me tratava com Interferons. Por outro lado, já vi na Internet relatos
    de pessoas cujos surtos foram totalmente interrompidos com este tratamento com este médico. Apenas com base na vitamina D. E até mesmo pessoas de outros países tratam com ele.

    E a consulta com ele é um show: apesar de paga –hj custa R$ 500,00 – é uma aula de medicina. A minha primeira consulta demorou 4 horas. Que médico dá esta atenção hj em dia?

    Digite Cícero Galli Coimbra e vitamina D no Google e vc verá muita coisa sobre ele e o tratamento, cujos detalhes maiores são esclarecidos em consultório.

    Enfim, qualquer dúvida estou à integral disposição (tels: 11 3938-8976/3938-9012/7742-5641).

    Abraços e feliz natal.

    Daniel

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pela informação Daniel. Deixarei disponível a quem interessar.
    Se você reparar bem no blog, já há outros comentários sobre seu médico e meu comentário pessoal sobre esse tratamento.
    Abs.

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.