sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Tapa na cara

Oi gentes, tudo bem com vocês?
Comigo...bom, se alguém me perguntar isso ao vivo eu respondo com a pergunta: depende, você tem tempo? heheheeheh.
Bom, como vocês já devem ter percebido, minha vida ficou meio maluca nos últimos tempos. Hoje, quando a "coisa" estourou eu parei e me perguntei quando foi que eu me meti em tanta coisa...quando que eu "decidi" ter a agenda de uma executiva de multinacional... e aí eu cheguei a conclusão que quem me meteu nessa enrascada foi eu e minha complicada dificuldade em dizer não.
Eu sei que eu tento abraçar o mundo sozinha... e que às vezes eu passo dos limites. E dessa vez foi minha escolha mesmo.
Há alguns dias, conversando com uma amiga, ela me disse: não sei como é que tu vai atrás de tanta sarna pra se coçar. Na verdade eu não vou atrás, mas como dizer não prum cachorro sarnento que bate à sua porta? Hein?
A verdade é que eu não segui a primeira regra de ouro da boa convivência com a esclerose múltipla: fazer uma coisa de cada vez, uma atividade importante por dia.
E aí, por não seguir essa regrinha, eu tive que seguir o ritmo louco da maioria das pessoas que é: vamos resolver tudo na última hora?
E aí, a Bruna aqui endoidece porque tem um nível de exigência e excelência muito altos e não consegue não fazer alguma coisa.
Desculpa aí gente, eu tô um pouco #chatiada. E um tanto cansada.
Minha mãe já cansou de me dizer pra diminuir o ritmo. O Jota já disse que eu tinha que ter diminuído as atividades antes.
Mas eu sou teimosa mesmo. E quis testar meus limites de Mulher Maravilha.
Só que eu não sou a Mulher Maravilha.
E eu tenho Esclerose Múltipla.
E, vocês conhecem essa danadinha: quando a gente faz de conta que a esquece, ela faz questão de mostrar que existe e está bem presente.
Bom, as minhas tonturas voltaram na terça. Ontem meu nariz e o lado direito do rosto começou a formigar. E agora a parte de trás da coxa direita também está formigando.
Dessa vez eu sei que não é só cansaço.
Eu sei como é um surto. Não é nem o primeiro, nem o segundo, nem o décimo. Pra ser sincera, eu já perdi as contas de quantos foram.
Ainda não fui na médica. Mas mandei um email esperando o que eu tenho que fazer (adivinha né?).
Normalmente eu fico triste, com uma sensação de fracasso. Mas dessa vez está sendo um pouco diferente. Além do fracasso, estou brava. Brava comigo mesma, porque sei que magoei minha mãe ao não escutá-la. E agora sofrem nós duas.
Brava porque me sinto uma bocó quando as pessoas pelas quais eu trabalhei horas e horas e tentei ajudar me fizeram de boba e agora, quem descasca o abacaxi sou eu e elas deitam suas cabeças tranquilas no travesseiro.
E triste, porque algumas pessoas das quais eu esperava compreensão, me cobraram antes de saber o que estava se passando comigo.
Sim, eu sei que respeito é algo difícil de conseguir hoje em dia. Mas, ainda assim, é triste.
#momentodesabafo
Ao mesmo tempo que fico puta com essa situação, acho que eu precisava desse tapa na cara.
Precisava pra focar naquilo que importa mais: minha família e meus amigos. E, claro, pra eu focar mais no que me dá prazer: meu doutorado, meu blog, encontros leves para amenidades, decidir os detalhes da minha casa, planejar meu casamento... sei lá.
Parece um pouco de egoísmo, eu sei. Mas, como sabiamente disse minha mãe, eu só poderei ajudar os outros se eu estiver bem. Então, bóra voltar a ter a minha agenda do jeitinho que eu gosto dela: um compromisso por dia, leituras e escrita da tese, muitos encontros alegres, horas de lazer, horas de descanso, textos no blog, (vocês não imaginam quantos posts estão fervilhando na minha mente esperando por serem escritos...), guia do viajante esclerosado (esse projeto logo logo vocês conhecerão...está ficando lindíssimo e me dando muita satisfação)...


Bom, veremos o que minha médica responde. Mas tenho quase certeza que vou pra pulso.
Mas juro, juro mesmo, pela minha saúde, que continuarei a escrever com mais frequência. Esse contato me faz bem. Vocês fazem-me falta!
Até mais!
Bjs

19 comentários:

  1. Primeira pulso ao seu lado... vai ser diferente vc vai ver. Agora você vai ter alguém para ver filme abraçadinha e divisir o gosto de cabo de guarda chuva na boca. Te amo!

    ResponderExcluir
  2. Não fique triste, às vezes é preciso dar uma paradinha, ir mais devagar,
    pois no final é você quem sofre as consequências. Se tem uma coisa que aprendi com muito custo depois que descobri que tenho esclerose a quase 02 anos é dizer NÂO.E sem querer bancar a chata, mas já dando uma de mãe, escuta ela um pouco mais, porque na maioria das vezes elas tem razão.Espero que fique boa logo...bjs, fique com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Como assim Bruna??? Tu também ??? Acho que é essa falta de chuva, temperaturas extremas, muita ansiedade sei lá mas a temporada de surtos está solta..... Hehehe
    Bom se tem que ser assim, que a gente não desanime nunca e continue com essa garra toda( essa é você ) !!!! Melhore logo!!!!
    Bjao

    ResponderExcluir
  4. Tomara que NÃO seja surto! Sério mesmo, uma crise de fadiga pode dar sinais estranhos no corpo e espero que seja só isso: fadiga. Beijos e que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Em primeiro lugar, pensar em você, no seu bem estar, na sua saúde, nem de longe é ou parece ser egoísmo. Você é uma guerreira, uma mulher de fibra, sabe que é bem uma mulher maravilha mesmo.
    Sua mamis e o Jota tem rrazão. Pise no freio, se cuide e vá fazer o que te dá prazer Bruninha.
    Melhoras pra você. Estamos todos torcendo para sua rápida recuperação. Bjos lindona!

    ResponderExcluir
  6. Eu só tive um surto, mas acho que se tiver outro eu vou saber como é...rs
    Eu ignoro ao máximo a em, as vezes eu to vendo que já passei do limite e que está na hora de deitar e descansar mas não é fácil fazer isso não. Por enquanto a minha está quietinha e continue assim.
    Melhoras para você!
    Mah

    ResponderExcluir
  7. Melhoras pra vc Bruna, vou rezar pra q fike bem.

    ResponderExcluir
  8. Espero que melhore e não seja um surto. E de formigamento entendo bem, há um ano tenho formigamentos nas pernas, não é fácil. Mas dê noticias, pois te acompanho e torço muito por você.Descobri essa doença há um ano, estou tentando me adaptar. Fica com Deus. Bárbara

    ResponderExcluir
  9. Oi Bruna!
    Olha, esse negócio de abraçar o mundo com as pernas é coisa de esclerosado! rsrs
    Penso que a gente sempre quer mostrar para gente mesmo (e às vezes para os outros) que somos capazes de fazer tudo, muitas vezes melhor que os não-esclerosados.
    Depois que descobri a EM resolvi testar meus limites, principalmente físicos e tenho tido umas experiências legais (outras nem tanto).
    Outro dia comprei uma bicicleta e resolvi pedalar (mesmo com uma perna boba e fazendo mais de 10 anos em que não subia numa bicicleta). Andei como se não houvesse amanhã!!! Resultado: depois da pedalada não conseguia nem ficar em pé direito, com o corpo todo tremendo. No outro dia fiquei de cama de tanta fadiga!!!
    Sei que foi uma irresponsabilidade, mas pude ver até onde ou posso ir. Agora, ando menos e mais devagar, mas ando de bicicleta para espanto de muitos que me conhecem.
    Acho que a nossa vida é assim mesmo, de erros e acerto, vendo até onde podemos ir. Você já viu onde o “sapato aperta”. Dá um tempo, mulher!!! As coisa andam e se encaixam sem a nossa presença e/ou supervisão.
    Vai namorar, beijar na boca, preparar seu casório e sua casa nova!!! Cumpra seus compromissos dentro das suas possibilidades. É difícil, mas é possível.
    Espero sinceramente que você não esteja com um novo surto, que seja só resultado da correria da vida mesmo.
    Fica com Deus e se cuida!!!
    Vanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, tem uns 12 anos ou mais que não ando de bicicleta, embora a EM só tenha surgido há 2 anos.
      E ultimamente ando com uma vontade louca de pedalar, mas me falta coragem, só penso nos tombos kkkkkk.
      Adorei seu ato de "loucura".
      Bj

      Excluir
    2. Mel, a minha felicidade foi maior que a fadiga!!! Vou aproveitar enquanto tá tudo bem e enquanto posso fazer, sem exageros claro!!!
      Se vc der conta de pedalar ñ perca a oportunidade pq é bom demais!!! Começa devagar pra perder o medo do início (eu quase chorei!) e vai passeando.
      Me conta o resultado depois!!! (vms_380@hotmail.com)
      Bjs

      Excluir
    3. Mel,sempre andei muito de bike ainda mais que morava numa cidade do interior.Mas mesmo depois da EM consegui dar umas pedaladas mas no meu terraço tá, na rua fiquei sem coragem.Bjos querida,Zildelena.

      Excluir
  10. Mania de todo esclerosado né?!
    Se cuida....seja egoísta neste momento e foque em vc!
    Vai dar tudo certo......bjs!

    ResponderExcluir
  11. É sei como é isso! A cabeça funciona mas as pernas não acompanham, isso já têm 12 anos ai coitada elas vem se arrastando. Entao paro e penso para que tudo isso.Tudo passa ou vai passar."Um dia de cada vez"e assim Deus nos dá força para mais um dia! Agora vou ver minha neta linda bjs...

    ResponderExcluir
  12. Brunita, formigamento é comigo mesmo! Sequela irreversivel e pegajosa, não sai nem lavando!! Se tu for pulsionar semana que vem, me dá um toque que vou te ver, acho que segunda eu vou a POA. Imagina tu entrando na igreja, de vestido e noiva, buquê numa mão e na outra o soro?? KKK Vai dar tudo certo, noiva! Tu tira de letra, depois vcs vão lembrar e rir disso tudo! Sabe como vai ser a programação do dia 30/31? Não recebi nada ainda, mas tava a fim de ir. Se souber, me avisa, bjs!! kika

    ResponderExcluir
  13. Força minha linda, os surtos fazem parte do show !!! Você é nossa musa inspiradora !!!! Força, foco e Fé !!! Um grande beijo !!!

    ResponderExcluir
  14. Estou passando por algo parecido, e sei bem o que é essa história de descascar abacaxi alheio e ainda pagar por isso. Mas isso é bem coisa de esclerosado mesmo...não sei se somos dedicados ou workaholics rs
    Alias, uma sugestão de post: o stress e a esclerose (uma união feita no inferno rs).
    Bom, só acho que vale a pena dizer que você NÃO tem motivo pra se sentir mal consigo mesma, exagerou? Sim. Mas vai passar e você aprende mais sobre seus limites...agora, vê se se cuida e ouça as pessoas que te querem bem. Boa recuperação! ;-)

    ResponderExcluir
  15. Muito bem lindona puxa o freio de mão por favor, vc como ninguém sabe que a gente não pode abusar que o corpo vai reclamar. Bjo bjo, Zildinha!

    ResponderExcluir
  16. Obrigada a todos!!!! De coração, muito obrigada! Vocês não imaginam o quanto suas palavras me fortalecem, me encorajam, me acalmam!
    Um abraço bem apertado em quem deu um pouquinho do seu tempo a mim, com palavras de carinho!
    Bjsss

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.