sábado, 11 de maio de 2013

Te amo mãe!!!!

Oi queridos, tudo bem?
Pausa em tudo sobre EM porque amanhã é o dia da pessoa mais importante do universo: mamãe! E como eu pretendo passar o dia todo xaropiando a minha mãe, resolvi escrever hoje.
Eu tenho uma certa dificuldade de escrever pra minha mãe, porque o amor é uma coisa meio inexplicável, e quando eu penso em falar pra ela o quanto eu amo eu começo a falar ou escrever com a certeza de que eu nunca vou conseguir colocar em palavras todo meu amor, minha gratidão, minha admiração pela pessoa que ela é.
Sabe gente, essa jovem aqui que vocês conhecem só existe por conta da mãe dela. Não só porque foi ela que me colocou no mundo, porque isso não caracteriza exatamente o ser mãe. Mas porque foi ela que me ensinou a ser assim.
Foi ela que sempre acreditou em mim, me apoiou, me pegou pela mão quando eu precisava de ajuda pra seguir em frente e me mostrou que o que os outros dizem sobre as dificuldades da vida são apenas palavras e que eu sou muito maior que elas.
Foi ela que me ensinou que ser humano é ser humano e ponto final. Que não importa idade, cor, classe social a forma como anda, fala ou onde vive. Ser humano é ser humano e deve ser respeitado sempre. Foi ela que me ensinou a máxima da compaixão: não faça para os outros aquilo que tu não gostaria que te fizessem. E assim ela me ensinou a não julgar os outros, porque a gente não conhece a vida do outro nem os porquês da vida deles.
Foi ela que me ensinou que a melhor resposta que a gente pode dar a uma ofensa é o carinho, porque pessoas agressivas só são assim porque lhes falta amor.
E apesar de toda nossa tagarelice, foi ela que me ensinou que às vezes é melhor ficarmos em silêncio, porque quando a boca é mais rápida que o cérebro o resultado não pode ser bom.
Foi ela que me ensinou a perdoar quem nos faz mal, porque coitados, só fazem o mal porque não sabem agir de outra forma, quem só tem maldade dentro de si não pode oferecer nada melhor.
E uma das coisas mais importantes que ela me ensinou foi que eu posso fracassar e me frustrar. Porque o fracasso e a frustração fazem parte da vida e quem não aprende isso acaba sofrendo. Amor de mãe é assim, sempre preocupado em minimizar o sofrimento dos filhos.
Também foi ela que me ensinou a ter paciência e a arcar com as consequências dos meus atos, como ela mesma diz, não adianta plantar erva daninha que cresce rápido e esperar que ali nasça um girassol. Planta a semente certa e espera, é o que ela diz. E também diz "não vai levar casaquinho? depois não reclama se passar frio"...
Ah, e aprendi que colo de mãe cura todas as dores, independente da nossa idade.
Gente, já molhei todo o computador com lágrimas de alegria ao lembrar de tantas coisas que ela me ensinou. E vamos parar por aqui porque se for falar tudo mesmo que ela me ensinou nessa vida, não vai ter braço que aguente escrever. Mas é por tudo isso que sou muita grata e admiro muito essa mulher.
Admiro mais ainda porque um dia ela sonhou em ser mãe e quando Deus mandou suas meninas, achou que ela teria amor suficiente pra nós duas e pra enfrentar o mundo de dores e preconceitos que enfrentamos juntas. Há quem diga que para ser mãe de pessoas com doenças e deficiências é preciso muita força. Pois eu discordo e digo que é preciso muito amor. Amor pra não abandonar, não enlouquecer, não se desesperar e ainda achar que a vida não poderia ser feliz de outro jeito.
Eu sei que as mães não vivem nessa vida para sempre, mas não consigo imaginar minha vida sem minha mãe. Por isso que eu acho que ela é o amor da minha vida. E é por isso que eu não saio de perto dela e não me importo em dar satisfação de cada passo que dou. Pra mim isso não é controle ou super proteção, é cuidado de quem ama. Triste seria se eu fosse sozinha e não a tivesse pra dividir minha rotina, minhas vitórias, minhas derrotas, minhas alegrias e minhas tristezas. Na verdade eu não gosto de dividir as tristezas porque, sabe né, mãe sofre tanto com a nossa tristeza que dá até um dó. O que eu menos gosto na EM e que ela faz minha mãe sofrer...
Deve ser triste não ter mãe. E deve ser mais triste ainda ter mãe e não poder abraçá-la todos os dias (ou pelo menos toda semana).
E por isso, nesse dia das mães, eu só posso dizer pra minha mãe: mãe, eu te amo! Porque ela sabe que tudo o que eu faço e o que eu deixo de fazer tem o dedo dela e eu espero que minhas atitudes consigam suprir a falta de palavras pra expressar esse amor todo que eu sinto.
Amanhã eu estarei com a minha mãe e minhas outras mães: minha tia Solange e minha avó Vilma. Elas eu vou poder abraçar, beijar e incomodar bastante, como só um filho sabe.
Mas gostaria de deixar meu abraço também a todas as mamães que leem este blog. Mães esclerosadas, mães de esclerosadas, mães que tem como companheiros papais esclerosados. Até pensei em citar vocês, mas ia acabar esquecendo alguém e, sabe né, ciúme de mãe é coisa séria... hehehehe
Parabéns mulheres que escolheram ser mães! Que seus filhos possam lhes proporcionar muitas felicidades sempre!
Até mais!
Bjs

p.s.1: post sobre ser mãe de uma pessoa com deficiência: http://esclerosemultiplaeeu.blogspot.com.br/2011/05/feliz-dia-das-maes.html
p.s.2: posts sobre ser mãe com EM: http://esclerosemultiplaeeu.blogspot.com.br/2012/05/oi-queridos-tudo-bem-estamos-entrando.html / http://esclerosemultiplaeeu.blogspot.com.br/2012/05/mamaes-esclerosadas-2.html
p.s.3: post com histórinha fofa sobre ser mãe: http://esclerosemultiplaeeu.blogspot.com.br/2009/05/feliz-dia-das-maes.html
p.s.4: sim eu comprei presentes pra minha mãe. Os gatos aqui de casa juraram que os presentes eram pra eles: um acha que a fonte é um bebedouro e o outro acha que a almofada pra notebook é do tamanho dele.


21 comentários:

  1. Parabéns pra todas as mamães.Que Jesus continue abençoando todas nós(pq eu tb sou mamãe), e que coloque muito amor e paz em nossos corações.
    Feliz dia das mães!!!!

    ResponderExcluir
  2. Exagerada essa minha filha!!!! Mas verdade seja dita, tem presente melhor???? Permito até que algumas mães me invejem, porque sei o valor e o privilégio de ter filhas como a Bruna e a Renata. Que Deus abençoem todas as mães.... e amem seus filhos pois a resposta é essa.... mto. mais amor. Bjs. Te amo mto mais. E essa briga é antiga né filha? heeheheh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, enchi ozóio d'água agora! E sem briga sobre quem ama mais, porque amor nunca é demais!

      Excluir
  3. Imagina se tu ficasses sem palavras para falar o quanto tu ama a tua mãe, hein Bruna? Eu que não sou uma mãe, ou será que sou, estou aqui em lágrimas, imagina quem é mãe mesmo! Resumiu o que os filhos sentem pelas mães. Vou mandar emoldurar e dar pra minha mãe!
    Bjs,
    Tiago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ih, mas não falei nem um terço do que gostaria. Acho que pais podem ser um pouquinho mães também Tiago ;)
      Um bjaum pra tua mãe, que certamente merece o título de melhor mãe do mundo, como a minha!
      Bjs

      Excluir
  4. Ah minha mãe,o que seria da minha vida sem ela?É ela quem pega na minha mão para atravessar a rua,tem paciencia comigo em tudo,porque sou lenta em tudo que faço e confesso é só ela que tem a boa vontade de ouvir minhas reclamações quando não estou muito legal.Minha mãe,minha vida,meu ponto de apoio,minha confidente,minha amiga meu tudo.Um feliz dia das mães a todas mães que sofrem e ajudam seus filhos com EM.Bjos,Zildelena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo isso Zildelena! Só elas conseguem nos entender, até mesmo quando a gente não se entende. E um abraço de mãe não conserta aqueles dias ruins? Sempre!
      Bjaum pra tua mami!
      Bjs

      Excluir
  5. Bem, como falei anteriormente sobre tratamento....estou no salao rsrsrs e aguardando a minha vez....resolvi passar por aqui e como sempre adorei ler seu post e os comentarios. Quero parabenizar a comunidade que se enquadra em todos os sentidos para a palavra mae. E para as maes de pessoas com deficiencia ou com diversas doencas degenerativas e incapacitantes...um grande..... Enorme: OBRIGADO! Vcs sao fonte de amor inesgotavel... Porto seguro... Referencia... Anjos... Amigas.... Mãe....de sangue...de coraçao...de opçao.... De adoçao... De amizade ou de amor...grande beijo .... Vcs tem uma jornada heroica!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo e assino embaixo Bia!
      Feliz Dia das mães... ah, e quero foto dessa produção toda hein!
      Bjs

      Excluir
  6. Nossa Bruna!
    Tô aqui me lavando de chorar. Eu não posso ver minha mãe sempre e sei quanta falta ela me faz, mas amanhã vou ficar com ela.
    Vamos lembrar de agradecer a Deus por termos a oportunidade de tê-las conosco e que seja por muito tempo ainda.
    Beijos, Beti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu imagino o quanto deve fazer falta não ter mãe pertinho no dia a dia. Abração aí na mãe Beti! Realmente, temos que ser muito gratos! Bjs

      Excluir
  7. "às vezes é melhor ficarmos em silêncio, porque quando a boca é mais rápida que o cérebro o resultado não pode ser bom"

    Lindo, quase Divino! É pena que muitas vezes as pessoas (inclusive eu, hehehe) acabam falando demais e só alguns dias de silêncio para silenciar as palavras que não precisavam ser ditas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... tem coisa que mesmo sabendo a gente faz errado de vez em quando. Mas ter isso em mente já é um passo ;)
      Bjs

      Excluir
  8. Felicidades a todas as mães que frequentam este blog tão querido, especialmente para a mamãe Sônia!

    Lindo post amiga! Traduzistes os nossos corações de filhas e filhos.

    Beijinhos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apertou bastante a mãe ontem? Dá um abração meu nela!
      Bjs

      Excluir
    2. Obrigada querida, vou transmitir teu abraço a ela!
      Meu irmão e eu abraçamos, beijamos, afofamos muito a nossa véia amada.
      Só ficamos chateados por não podermos dar nenhum presentinho pra ela, nem mesmo uma flor. Sei que não é o mais importante, mas...
      Ela disse que o presente dela somos nós!
      Minha mãe e meu irmão são a minha vida!
      Beijos com carinho.

      Excluir
  9. Que linda declaração de amor, me emocionei. Queria poder estar perto da minha mãe, mas não deu...ela está a 1.100km de distância. Mas, p/ vc que pode contar com sua mãe sempre ao seu lado, paparica mesmo rs.
    Bjs e obrigada!! Com certeza a melhor escolha q já fiz na vida, me tornar mãe! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu paparico e encho o saco mesmo! Heheheheh
      Parabéns pela tua escolha Mel e por ser essa mãe lindona e coruja! Acho tua filha linda demais!
      Bjs

      Excluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.