terça-feira, 28 de maio de 2013

Comprovado por pesquisa: 80% dos brasileiros desconhece a Esclerose Múltipla

Oi queridos, tudo bem? 
Amanhã é o Dia Mundial da EM. Não esqueçam! Amanhã é o dia de fazer o maior número de pessoas conhecer a Esclerose Múltipla. Pode ser conversando com as pessoas por perto, compartilhando na internet, mandando emails pra sua lista de contato, enfim, dê seu jeito que juntos a gente vai alcançar mais gente.
Deixei meu último lema pra amanhã, porque hoje o pessoal da Novartis me enviou um texto de uma pesquisa feita no Brasil pra saber se as pessoas sabem o que é a EM. Os números não me assustam, mas me desafiam a fazer mais e mais pela conscientização da EM no país e no mundo.
Ah, e antes que me perguntem, não, eu não tomo o fingolimode, não tenho pretensão de mudar de tratamento e a Novartis não tá me pagando pra colocar nada aqui. Eu digo isso porque tem gente que acha que os laboratórios são instituições demoníacas e tudo mais. Gente, a indústria farmacêutica é uma indústria, que é óbvio que visa lucro, mas o lucro só vem se eles desenvolverem produtos que nos proporcionem bem estar. Fora isso, muita gente super bacana trabalha nessas instituições e trabalham pra tentar responder dúvidas nossas.
Prova disso, é essa pesquisa.
Obrigada amigos da Novartis. 
Aproveitem a leitura!
Até mais!
Bjs

Pesquisa indica que mais de 80% dos brasileiros** desconhece a esclerose múltipla

·         47% dos brasileiros** admitem não saber o que é a doença e mesmo entre os que acreditam saber, 64%* erram ao associar a doença à “perda da memória, confusão e esquecimento”
·         Somente 6% da população** sabe que a doença é mais comum nas mulheres; e apenas 4% que ela se manifesta entre os 20 e 40 anos

 São Paulo, 27 de maio de 2013 - Uma pesquisa inédita, realizada pelo Ipsos Healthcare, avaliou o conhecimento da população** sobre a Esclerose Múltipla (EM) e revelou que, apesar de 47% dos brasileiros** admitirem não saber o que é a doença, o desconhecimento é muito maior. Entre os que acreditam saber, 64%* erram ao associar a doença à “perda de memória, confusão e esquecimento”*. No dicionário, o termo “esclerose” também aparece popularmente relacionado a “miolo mole”, quando, na realidade, a doença causa principalmente perda de sensibilidade e tato, alterações visuais, fraqueza e falta de coordenação motora.
Além disso, a EM ainda é considerada uma doença de idosos, mesmo após o diagnóstico de jovens famosos como Jack Osbourne, filho do astro do rock Ozzy, da atriz Cláudia Rodrigues e da ex-paquita Luise Wischermann1,2,3. Na pesquisa, apenas 4% dos brasileiros** acertaram a faixa etária de maior prevalência da doença, que é entre 20 e 40 anos4, quando são feitos 70% dos diagnósticos. E só 6% acertaram ao dizer que a doença atinge mais o sexo feminino5: a proporção real é de três mulheres para cada homem.
Dia 29 de maio marca o Dia Mundial da Esclerose Múltipla e, neste ano, a Federação Internacional de EM lançou uma campanha para inspirar os jovens que convivem com os desafios da EM. Entre eles, está o da adesão ao tratamento, que até pouco tempo era exclusivamente injetável e usualmente causava deformidades e dores nos locais da aplicação, além de febres e sintomas gripais. Por isso, a disponibilidade do primeiro tratamento oral para a EM no Brasil, o fingolimode, atende uma grande expectativa dos jovens afetados pela doença. Ainda na pesquisa, quase o dobro de brasileiros** disse preferir o tratamento oral diário em comparação às injeções, caso tivessem a doença. Entre os brasileiros** de 16 a 35 anos, a preferência pelo tratamento oral é ainda maior.
“Como têm uma vida muito ativa, é natural que os pacientes mais jovens que estudam ou trabalham prefiram um tipo de tratamento mais conveniente, através de um comprimido”, afirma o Dr. Otávio Soares, neurologista e gerente médico da Novartis. Além dos efeitos colaterais, viagens e tarefas simples do dia a dia tornam-se mais difíceis, já que as injeções precisam ficar armazenadas em ambiente refrigerado. “Por conta desses fatores, 59% dos pacientes acabam abandonando o tratamento injetável em até dois anos6”, revela o médico.
A esclerose múltipla atinge cerca de 2,5 milhões de pessoas no mundo. A doença é neurológica e autoimune – ou seja, se manifesta quando o organismo confunde células saudáveis do sistema nervoso central com intrusas, e as “ataca” provocando lesões no cérebro. Embora a causa da doença ainda seja desconhecida, a EM tem sido foco de muitos estudos, o que têm possibilitado uma constante e significativa evolução na qualidade de vida dos pacientes.

Sobre a pesquisa
A pesquisa sobre o entendimento da população brasileira(**) sobre o que é Esclerose Múltipla foi encomendada pela Novartis ao Instituto Ipsos Healthcare. Foram entrevistados mil homens e mulheres com idade a partir de 16 anos, das classes A,B,C,D e E. Os dados foram coletados entre 13 de março e 15 de abril de 2013.

* % referente à 1ª menção (top of mind)
** A amostra é probabilística na primeira etapa: seleção dos 70 municípios para as quatro regiões, abrangendo municípios com população MAIOR QUE 1.000.000 habitantes; ENTRE 500.000 E 1.000.000 habitantes; ENTRE 100.000 E 500.000 habitantes; MENOR QUE 100.000 habitantes. Na segunda etapa, cotas com seleção aleatória das variáveis sexo, idade, Ocupação, NSE, nível de escolaridade.

Disclaimer
As informações contidas neste texto têm caráter informativo, não devendo ser usadas para incentivar a automedicação ou substituir as orientações médicas. O médico deve sempre ser consultado a fim de prescrever o tratamento adequado.

Sobre a Novartis (www.novartis.com.br)
A Novartis oferece soluções de saúde que atendem às necessidades em constante mudança de pacientes e da população. Focada exclusivamente em cuidados com a saúde, a empresa oferece um portfólio diversificado para melhor atender estas necessidades: medicamentos inovadores e genéricos, vacinas preventivas, ferramentas de diagnóstico e produtos de consumo em saúde. A Novartis é a única empresa com posição de liderança em todas essas áreas. Em 2010, o Grupo atingiu vendas líquidas de US$ 50,6 bilhões, enquanto cerca de US$ 9,1 bilhões (US$ 8,1 bilhões excluindo ajustes de deterioração do valor nominal dos ativos e amortizações) foram investidos em pesquisa & desenvolvimento em todo o Grupo. Sediada em Basiléia, Suíça, as empresas do Grupo Novartis empregam aproximadamente 119.000 pessoas (incluindo 16.700 da Alcon) e operam em cerca de 140 países ao redor do mundo.

Referências
2.     http://www.luisewischermann.com.br/. Último acesso em maio de 2013.
4.     European Multiple Sclerosis Plataform. MS – fact sheet. 2011. Último acesso em setembro de 2012.
5.     Green G et al. Biographical disruption associated with Multiple Sclerosis. SocSci Med 2007;65:524–35.
6.     Bruce JMLynch SG. Multiple sclerosis: MS treatment adherence--how to keep patients on medication? Nat Rev Neurol. 2011 Jul 5;7(8):421-2

15 comentários:

  1. Show de bola!!!!!!!!!!!!
    Estou ficando viciado neste blog... rss
    Parabéns!!!

    Pela primeira vez vou participar deste Dia Mundial da E.M... rss

    Forte abraço!!!
    (Rodrigo Andrade)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rodrigo!
      Bom, pelo menos é um vício que não faz mal... eu acho... hehehehe
      Bjs!

      Excluir
  2. É, essa desinformação realmente magoa a gente quando tenta falar com alguém sobre EM.
    Já ouvi a seguinte pérola: Fica calma, o mercado está cheio de remédios para a memória!
    Contei até dez e pensei em quando eu também não conhecia a doença.
    Tá certo que eu não iria dar uma resposta imbecil como aquela, mas que eu não conhecia... não conhecia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, a gente não pode exigir que as pessoas conheçam e saibam detalhes, mas perguntas idiotas mereciam ficar guardadas na caxola de cada um né...ehehhehe
      O negócio é fazer o maior número de pessoas saberem o que é a EM. Temos muito trabalho pela frente!
      Bjs

      Excluir
  3. Bruna adoro seu Blog , continue nós informando prefiro pegar as informações daqui são mais diretas e objetivas e sem termos técnicos ,rsrrsrsr afinal não sou médica,rsrrrsrsr Bjos!!!JÚ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ju! Pode deixar, sempre que vem algum texto nesse "mediquês", eu tento traduzir porque a gente não tem obrigação de saber medicina né ;)
      Bjs

      Excluir
  4. Ahhh Bruna, olha q tento divulgar mais, mas não é fácil.
    A exemplo dos meus sogros, falei, detalhei, e nisso minha sogra já estava chorando e meu sogro pedindo misericórdia a Deus!!
    Acham q vou morrer jovem :(
    Evito usar o nome, conto sobre a doença e só depois menciono E.M, mas acho q no fim leva um certo tempo até a pessoa realmente ENTENDER.
    Mas fiz minha parte hj :)
    Bjus!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fácil não é mesmo! Heheheheh
      E tem gente que não quer entender também. Mas eu acho que aquele ditado "água mole em pedra dura..." funciona.
      Nem que seja por insistência, vai entrar na cabeça das pessoas um pouco de informação.
      Parabéns por fazer tua parte!
      Bjs

      Excluir
  5. Olá Bruna !
    Comecei a usar o medicamento Rebif 44 essa semana e pensei que fosse morrer de tanta febre, tremor e mal estar, mal conseguia ficar em pé. O medicamento que você utiliza também te deixa assim ?
    Tem alguma dica para amenizar isso ? :(
    muito obrigada !!
    Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite.... Realmente é complicado entenderem a EM...mas, Aline eu uso a mesma medicacao q vc há uns 5 meses e nao tive nenhum desses sintomas. Usei o 22 e quando passei para o 44 a enfermeira achou melhor na primeiraq dose nao utilizar toda a medicacao e fiz isso e pronto. Mas, por outro lado, sinto meu cabelo cair bastante...ta fininho...fraquinho...A medica q faz meu acompanhamento disse q se preciso fosse poderia tomar paracetamol meia hora antes....experimente se achar necessario...abracos.

      Excluir
  6. Pela primeira vez entro em teu blog, e fiquei mt feliz por saber que pessoas como você tentam facilitar nossas vidas com as informações.... Sempre procuro divulgar sobre a EM no meu facebook e muitos dos meus amigos já estão entendendo do que realmente se trata a doença.. procuro promover matérias em revistas locais para a melhor divulgação também! Com certeza serei uma leitora assídua do teu blog! Parabéns! Aline da Silva Pinto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vinda Aline! E muito obrigada! ;)
      E quando achares alguma matéria interessante, podes me enviar por email que eu publico aqui pro povo todo ler também!
      Bjs

      Excluir
    2. Sem dúvida... estou sempre em busca de novidades, afinal tive o diagnóstico há apenas 2 anos e ainda não sei nem a metade do que gostaria de saber. Mas sempre busco novas informações afim de eu entender e poder divulgar também, mas sempre procuro informações de fontes confiáveis e com a maior veracidade possível. Afinal, no mundo de hoje todo mundo pode postar o que quer, e acabamos encontrando informações inválidas e errôneas. Neste momento estou escrevendo pra você no meio de um novo surto, e como este é o segundo em menos de 7 meses fui indicada a iniciar o tratamento com o Fingolimode da Novartis. Segunda-feira começa minhas correrias de idas a Porto Alegre para fazer a pulsoterapia novamente... Vida de esclerosada não é fácil! heheeh Mas depois do diagnóstico posso dizer que estou vivendo de uma forma mais plena, dando valor às coisas mínimas que antes passavam desapercebidas na minha vida, e realizando todas as minha vontades e loucuras que sempre tive medo! hehehe Uma ótima noite e um bom início de amizade para nós! Grande beijo Aline da Silva Pinto

      Excluir
  7. Adorei o site garota!
    Resumidamente: moro em Curitiba e aqui as pessoas insistem em supor cultura, mas lancam abobrinhas homericas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abobrinhas homéricas parecem ser especialidade de boa parte da humanidade, infelizmente :P
      Bjs

      Excluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.