terça-feira, 7 de maio de 2013

Tá na hora de dormir, não espere...

Oi gentes, blz?
Por aqui tudo bem. Deu uma esfriada federal, mas tá ok.
Acho um saco essa história do tempo mudar tão de repente, porque ou é manga curta e bermuda, ou é blusa de lã e quilos de cachecol pra suportar o vento gelado. As roupas de meia estação choram no guarda roupa, tadinhas.
E com esse clima a vontade de ficar debaixo das cobertas passa de grande à imensa. Como ultimamente eu tenho sido boa de cama, tô até com medo de hibernar no inverno de verdade...hehehehe.
Eu sei que uma das coisas que atrapalham mais a nação de esclerosados é o sono: ou é demais ou é de menos. Sono equilibrado é algo raro no nosso caso. Então, se você tem problemas com o sono, não se preocupe, é normal.
Mas não é porque é comum que podemos deixar isso passar assim e viver dormindo demais ou sem dormir né?
Eu sempre tive dificuldade pra dormir. Desde criança pequena. Lembro da casa toda dormindo e eu lá, acordada e com vontade de ir fazer xixi, mas não ia porque o corredor de noite era muito perigoso, habitado por seres invisíveis e desconhecidos. Depois fui crescendo e indo no banheiro no meio da noite (às vezes né, porque eu ainda tenho medo de topar com um ET na sala), vendo tv, lendo livros até o sono chegar.
Tive algumas crises de insônia. Numa delas eu virei um zumbi, na outra eu tratei com medicação e deu tudo certo e a última, que tive no ano passado, também passou com tratamento correto. O difícil é achar um tratamento que funcione. Mas sempre que você achar que o excesso ou falta de sono está atrapalhando seu dia a dia, fale com seu neurologista. Na minha última crise de insônia eu achei que tava ficando com falta de memória, mas era falta de horas dormidas mesmo :P
Tem algumas coisas que ajudam, do tipo: ambiente escuro e sem barulho, não estudar/trabalhar até a hora de deitar na cama, não ficar com o computador na cama ou a tv ligada, não comer comidas pesadas e logo ir deitar. Enfim, juntando tudo isso, ajuda a regular o sono.
Mas, por experiência própria, não adianta ir deitar cedo e ficar pensando no texto que tinha que acabar de ler ou escrever, porque daí o sono não vem. Quer dizer, não é o sono que não vem, é você que não deixa o corpo descansar porque fica atucanado com essas coisas.
Hoje em dia, que eu consigo me organizar melhor pra não precisar ficar trabalhando até de madrugada, meu sono está mais regulado. E também não me preocupo mais com coisas que eu sei que não adianta, eu não vou resolver de madrugada. E quando eu tô cansada ou com sono, eu ligo o foda-se (é um botão que todos nós temos, mas nem todos sabem controlar ainda). Porque eu sou uma pessoa muito melhor quando eu me sinto bem, durmo bem, como bem, etc.
Então, hoje em dia eu tenho desligado o computador cedo (cedo pra mim é 22h ou 23h), porque nada pode ser tão urgente que não possa esperar amanhã de manhã. Se alguém tem algo de urgente pra me falar, não vai ser por facebook. Tenho tomado na medida indicada o Rescue, um floral que diminui a ansiedade. E antes de ir deitar tenho o ritual do chá e da reza. Explico: achei uns chás gostosos (porque chá de erva, chá amargo e etc eu não gosto) e faço toda noite antes de dormir. Quando deito, leio meu Evangelho, pra diminuir o ritmo e ir dando aquele soninho gostoso. É aí que eu esqueço dos possíveis problemas a resolver e durmo. Uma beleza!
Acho que eu também perdi um pouco o saco pra sair de noite. Não que eu não goste. Mas meu corpo cansa tanto que eu não consigo aproveitar o outro dia. Tenho preferido programas de dia e de fim de tarde. Claro que, uma vez ou outra eu fico até sem dormir se necessário, se o papo tá bom, se o filme vale a pena, etc. Mas toda semana não. E não é chatice de gente que tá ficando velha não, é coisa de quem percebeu que os jardins são muito mais bonitos à luz do sol.
Pra mim, que sempre fui mais noturna que diurna, isso é uma novidade. Mas tem sido bom, porque acordar bem disposta e tomar café no solzinho da manhã é tudo de bom. O problema é que, com o frio, depois que eu durmo perco a vontade de acordar...hehehehe. E além da preguiça (porque as vezes eu tenho preguiça mesmo), tem dias que dói todas as juntas, até dos dedinhos das mãos, como se tivessem congelado. Aí a coisa fica feia...
Espero que todos encontrem seu ponto de equilíbrio pra dormir. E seu ponto de equilíbrio pra viver também... mas sobre isso eu falo amanhã ou depois ;)
Até mais
Bjs

p.s.1: e quem falar que não dá pra fazer isso quando se tem prazos pra entrega de trabalhos eu digo: dá sim! É só saber escolher quais trabalhos aceitar, pra quais trabalhos dizer não e organizar seu tempo pra não ficar correndo atrás do relógio ;) É difícil, mas não impossível!
p.s.2: para os insones, um texto que o Celso Gutfreind publicou há alguns meses na ZH e que me chamou a atenção justamente por eu ser uma insone em alguns períodos da vida: http://entrelacos.blogspot.com.br/2013/02/23de-fevereiro-de-2013-n-17352_23.html
p.s.3: se você leu o título cantarolando a música dos cobertores parahyba, parabéns, sua mãe te colocou pra dormir com uma pérola da publicidade brasileira ;)

7 comentários:

  1. Bruna sempre dormi mto mas por causa da EM essa vontade aumentou mais ainda,não gosto do frio pq além de doer tds os ossos do corpo tenho asma e bronquite,aí já viu.Tomos uns remédinhos controlados um no café da manhã e outro antes de dormir,tds claro receitados pelo médico senão acho que piro de vez.Bjos querida,Zildelena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bronquite e frio são duas coisas que não combinam de jeito nenhum!
      Que bom que achasse uns remédinhos que funcionam pra ti! Não dá pra ficar pirando sozinha né...ehhehe
      Bjs

      Excluir
  2. eu me lembro de "Tá na hora de Nanar" é não dormir... e minha irmã tinha o sr. Parayba, um bonequinho de feltro, acho. eu achava uma gostozura e morria de inveja, só ela tinha - hahaha
    sempre fui boa de cama, e me lembro de brigar sempre com a família (antes de marido, tive que mudar, pq ele não aguenta) porque alguém falava alto ou batia a porta e me acordava. sair da cama literalmente me tirava o humor- rsrsrs. Hoje, acho que não preciso taaaanto de sono assim, mas se tenho de acordar muito cedo ainda é difícil... Mas não senti a EM mudar meu sono, não. ainda bem - hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é nanar não, é dormir... fui conferir ó: https://www.youtube.com/watch?v=5iikAEeOio8
      hehehehe
      Acordar cedo pra mim é um suplício... o sono que eu não tenho de noite é o que me perturba de manhã.
      Ainda bem que a EM não atrapalha teu sono. Que continue assim!
      Bjs

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Meu marido brinca comigo porque costumo dizer que 'durmo com as galinhas' e acordo com elas. De fato eu já me conscientizei que se não durmo uma boa noite de sono no outro dia 'não sou gente'. Também não emendo compromissos sociais tipo sexta e sábado, ou é num dia ou no outro. A gente vai se adaptando às limitações, nunca levo trabalho para casa, se precisar começo mais cedo no outro dia ou fico uma horinha a mais depois das seis no escritório. E só, depois casinha, janta, chazinho e CAMA, rsrsrsrsrs! Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que, mesmo que eu vá dormir com as galinhas, eu continuo acordando com o urso, que hiberna? heheheeheh
      Eu também não sou gente sem dormir, faço o mesmo que você, planejo as coisas pra não enlouquecer.
      Como eu trabalho em casa e minha cama fica ao lado da escrivaninha, tive que me disciplinar à força. E está sendo ótimo!
      Bjs

      Excluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.