quinta-feira, 19 de julho de 2012

Gripe suína... pode isso Arnaldo?

Oi queridos, sentiram minha falta?
Não, não fui viajar de férias... mas na semana passada, enquanto escrevia um post aqui pro blog, comecei a sentir dor de cabeça e resolvi parar. Isso era quinta-feira. Claro que eu culpei o Avonex pela febre.
Na sexta-feira estava com dor de garganta e febre. Bom, daí já não era do Avonex. Fui no pronto atendimento, esperei duas horas pra ser atendida e a médica (um pouco doida ela, na minha opinião), disse que era algum vírus, que eu deveria tomar paracetamol pra febre, limpar o nariz com um spray nasal que ela receitou e esperar passar, porque vírus tem ciclo, etc., etc., etc. Ah, e me deu um fitoterápico, pra "ajudar a colocar o vírus pra fora".
Até aí ok. Mas passei a noite toda tossindo e aí já tinha catarro (que coisa linda). Acordei malzona e voltei lá no pronto atendimento. Mais duas horas esperando e aí outra médica me atendeu e, dessa vez, deu um antibiótico, porque, segundo ela, eu tinha uma sinusite e faringite.
Ok. Fui pra casa, tomei o remédio, me enchi de paracetamol e dormi quase o dia inteiro, esperando melhorar um pouco. Ao invés disso, só piorei. E à noite a temperatura passou dos 39,5 graus. Aí, meus queridos, eu comecei a ficar preocupada.
No domingo fiquei 4 horas na sala de emergência do hospital Mãe de Deus. Fiz raio x, exame de sangue e o desagradável exame pra saber se a gripe era comum ou H1N1.
O resultado do exame só veio hoje, mas a médica me deu o Tamiflu no domingo. Ainda bem, porque foi confirmado: detectado vírus influenza H1N1. Tá escrito no exame que é "gripe suína". Eu sabia que meu espírito de porco ia me trazer problemas alguma hora dessas... hehehehehe.
Bom, no primeiro surto dessa gripe, que tinha uma cambada de gente morrendo na Argentina, eu fiz o que? Peguei um avião e passei uma semana em Buenos Aires...heheheeh. E nem sinal de gripe.
Há aaaaanos eu não tinha gripe. Nem da comum.
Claro que eu me cuido, lavo a mão trocentas vezes por dia, uso álcool gel quando não dá pra lavar as mãos, me agasalho bem, etc. Mas essas coisas acontecem.
Algumas pessoas me perguntaram: mas como que tu pegou isso?
Bom, eu tive o azar de sair respirando na rua... heheheheh. Fazer o que né. Viver numa cidade fria, que tem milhares de casos dessa gripe, pegar ônibus lotado em dia de chuva, pode dar nisso. C'est la vie!
E de tudo isso, ficam três coisas importantes pra se dizer:
1. Não pratique auto medicação em casa quando sentir qualquer sintoma de gripe, tratar a doença certa e cedo fazem com que seja de mais fácil recuperação e deixa menos estrago no corpo. A auto medicação pode mascarar sintomas, e aí meu filho, ao invés de Tamiflu, o negócio vai ser tamu fu...
2. Se você tiver gripe, faça o tratamento direitinho, porque com a medicação certa e repouso, sofre-se menos. Tenho visto uma galera aí que tá com gripe comum e fica saindo pra tudo que é lado... assim não há organismo que aguente né gente.
3. Tá, é ruim ter gripe, mas não é o fiiiiiiiiiim do mundo. Não sei se é porque eu já sinto dores quase diariamente, que eu nem senti a tal dor muscular e no corpo que a gripe dá. Não tem muita diferença não. Mas sono, fiquei com muito sono todos os dias. Mas deve ser coisa dos remédios...
Ah, e eu não precisei comprar a medicação. Parece que o Estado está achando melhor dar o Tamiflu do que a vacina...
Sobre a vacina, não, não tomei. Perguntei pra minha médica no mês passado e ela acha melhor eu não tomar vacina. Mas isso é opção de cada médico e cada paciente.
Gripe A, eu sobrevivi! Heheheheh
Até mais!
Bjs

8 comentários:

  1. Boa tarde Bruna, finalmente criei coragem p dizer que você é minha fonte de inspiração, meu exemplo de vida há dois anos.Fui diagnostica em julho de 2010, mas em maio comecei a sentir os primeiros sintomas da em, após tomar a vacina contra a H1N1.Foi sinistro ver e sentir o que acontecia comigo sem ter a certeza do que poderia ser. Após o diagnostico, uma "nova" vida surgiu, com limitações, incertezas e também com o sentimento de que poderia ser pior.Mas, tendo vc como minha heroína e o stephen hawking como herói, tudo se tornou mais facil! Muito obrigada pelo blog,pois não enfoca a em como um drama, um fardo, mas de como pode se viver com ela "forever". Sinto-me feliz e creio que estou mais madura, mais zen, talvez melhor enquanto pessoa, gosto de pensar que na vida até nas piores experiencias podemos ter liçoes positivas.
    ps.: nao sou muito boa com tecnologia.
    Meu nome è Beatriz, ou melhor, Bia. Moro no Estado do Pará, na cidade de Bragança e faço tratamento com rebif 22.Estou casada e tenho uma filha de dez anos. e-mail:beatriz1409@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna

    Confesso que senti a tua falta e estava preocupada.
    Gripe A quem poderia imaginar, sustão!!!
    Sabe que eu trabalho na área de saude e bem ingenua fiz a minha vacina, bem depois conversei com meu neuro e ele quiz me matar, com a EM o nosso sistema imunologico é doido e ele é contra. Bem, já tinha feito em não posso ficar encucada, deus que me ajude!!!

    Bjo
    Magali

    ResponderExcluir
  3. Que bom que está melhor, ficamos felizes!
    Em 2010 tomei a vacina e 3 meses depois tive meu primeiro surto. Não sei se tem algo haver, mas nem pensei em tomar agora que já estou com a EM confirmada.
    Vamos seguir nos cuidando e torcendo pra nada acontecer, a vida não pode parar porque tá frio e tem surto de gripe, né?! hehehe
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Nossa Bru! Que zica heim??? Bom saber que está melhor, afinal essa gripe valeu por todas as que não teve né? Eu tomava a vacina todos os anos sem saber que tinha EM. Se me fez mal, nem percebi. Este ano com o diagnóstico meu neuro achou melhor não tomar, mas confesso que fiquei tentada a desobedecer...começo meu tratamento segunda com Avonex e estou super insegura, morrendo de medo dos efeitos colaterais! Ah! Descobri que a caneta chega ao SUS em agosto e o médico precisa incluir na receita. O SUS entrega conforme a disponibilidade...bjs e melhoras! Bia de SP.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que loucura! Mas já está melhor, não é? isso que importa. Aqui no paraná os casos estão aumentando cada vez mais, mas não está tendo muita disponibilização da vacina. De acordo com o governo, 200.000 doses serão enviadas ao estado, mas quem sabe né? rs Bom, recupere-se logo menina.Uma gripe não será suficiente pra te derrubar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Obrigado gente, já estou bem sim!
    Sobre a vacina, o grande problema é justamente que a maioria das pessoas com EM acabam tendo surto logo após tomar a vacina. Não é sempre, mas a vacina atua no sentido de fazer o sistema imunológico trabalhar contra o vírus da gripe, mas como o nosso sistema imunológico é meio pancada das ideias, acaba atacando o próprio corpo.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber Bruna eu trabalha em um hospital no meio do ano passado, fui obrigada a tomar e sem saber que era esclerosada bom ja sabe o super surto que tive caia muito tonturas, formigamentos até no rosto, eu não sou a favor de vacina mas me obrigarão e perdi o emprego estava em experiencia e meus sintomas é forte de mais quando da o surto e era inevitavel não perceber!! Mas é bom saber nunca mais tomo essa droga...

      Excluir
  7. Gente, sobre o tratamento com vitamina D, por favor, não coloquem um link para o vídeo nos comentários de todos os posts. Isso é tão chato quanto spam e já tem um post onde o uso da vitamina D está sendo discutido. Educação, respeito e bom senso, por favor. Obrigado!
    Bjs

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.