sábado, 26 de novembro de 2011

Reflexões de uma hora no ônibus


Oi gentes, tudo bem?
Não sei se é o final de ano, mas estou cansada.
Mas não só cansada fisicamente, já que meu corpo não colabora sempre. Mas cansada sei lá, emocionalmente.
Essa semana, cansei um pouco de mim sabe. Me vi olhando para mim e pensando sobre o que tenho feito e deixado de fazer. Me peguei pensando em fugir do meu cotidiano.
Não é que eu não goste da minha vida, nem que eu esteja infeliz. Pelo contrário, vejo um "saldo positivo" no ano, e estou feliz com meu trabalho, minha família, minhas atividades e, até mesmo, com a minha EM. Mas pensei em tirar férias de mim, um pouquinho.
Como isso não é possível, fiz uma coisa diferente. Resolvi pegar um ônibus (que eu sabia que ia parar aqui perto de casa), duma linha que eu nunca pego, que passa por lugares por onde eu nunca passo, com pessoas que eu não conheço e que não fazem ideia de quem eu sou e que ia demorar um tempinho até chegar aqui em casa.
Foi uma hora longe da Bruna que fez um bem danado. Mudar o cenário faz bem de vez em quando. Ser ninguém também. A verdade é que, dentro daquele ônibus, naquele caminho, ninguém esperava nada de mim, nem eu mesma. Eu não precisava fazer absolutamente nada além de ficar sentada, olhando a paisagem.
E ali eu consegui organizar meus pensamentos. E ali eu entendi porque precisamos de férias. Porque não é só o mundo que cobra coisas da gente. A gente também se cobra demais. E quando a gente não sai desse ciclo de fazer, fazer e fazer mais ainda, a gente cansa. Cansa fisicamente e emocionalmente também.
E é por isso que eu sentencio: estou cansada.
Além de férias, preciso de praia. Porque é na praia (qualquer praia) que eu consigo desacelerar e parar de pensar (pode parecer estranho, mas "parar de pensar" é necessário também, de vez em quando). Possivelmente, se eu morasse na praia, estaria "precisando" ira pro meio do mato. O negócio é mudar um pouco a paisagem. Como isso não será possível no momento, tenho tentado mudar o olhar sobre os cenários cotidianos. E sabe que funciona? Minha angústia tem diminuído depois dessa "decisão".
É, deve ser o clima nostálgico de final de ano. Pelo menos eu descobri um novo jeito de diminuir o estresse. Afinal, o cansaço e o estresse não resolverão meus problemas né.
Aproveitem o findi!
Até mais!
Bjs

15 comentários:

  1. boa tarde, espero que seja Ferias maravilhosas,tbm espero que mantenha sempre pensamentos bons. eu recebi a noticia este ano aos 41 anos, ainda meio perdido mas enfim, vou dar uma volta de onibus. Rubens gonçalves pinto email r-7p@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. oi, bruna. axo q tb to precisando pegar esse onibus. Minha vida anda tao monótona ultimamente. Não q eu tenha pouca coisa pra fazer. Pelo contrário, eu preciso me multiplicar pra fazer tudo o q tenho q fazer e ainda ter tempo pro q eu gosto. Msm assim, já falei aq em casa: PRECISO DE FÉRIAS!
    Acho q eu preciso msm é de férias de mim. Como vc disse,'parar de pensar'. Eu reconheço q eu sou mt chata comigo msma. Me exijo demais e sou mto perfeccionista com as minhas coisas. Resumindo: quando se trata de eu por eu mesma, eu sou um porre! rsrsrs
    Preciso de altoestima urgentemente! Alguém tem um pouquinho sobrando!?

    Gabi

    ResponderExcluir
  3. Seja bem vindo Rubens! Se precisares de algo: bruna.rochasilveira@gmail.com

    Ai Gabi, se autoestima fosse vendida no supermercado, eu comprava uma pra ti... hehehe
    Isso vem de dentro, e depende um pouco da gente, um pouco da situação, um pouco dos outros. Então, façamos a nossa parte!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Tive um dia péssimo. Seu texto casou direitinho com o que eu estava precisando ouvir hoje.
    Tenho 48 anos. Primeiro surto a 12 anos atrás e sem diagnóstico até 2 anos atrás.
    Não para de escrever seu blog tá. Faz bem para muita gente.
    Sergio

    ResponderExcluir
  5. Aí Bruna, como seria bom se pudessemos tirar férias de nós mesmos, se desligar de tudo e de todos, fazer coisas diferentes, sei lá...O único problema é que, não sei se é uma caracteristica predominante de que tem EM, nós nos cobramos demais, somos exigentes demais conosco mesmos.
    Mas blza, temos é que aprender a conviver com esta auto-exigência e achar subterfugios para conseguir equilibrar nossa vida
    Abraços
    Marcelo

    ResponderExcluir
  6. Bruna!

    Sabe, mesmo com algumas limitações tenho conseguido, na medida do possível, continuar vivendo normalmente. Sempreme lembro do que vc escreveu num e-mail esses tempos. Tenho tentado ao máximo fazer o que posso, agora tenho vivido o presente e sabe está sendo bem mais "leve" não esperar todo dia que eu caminhe super bem, acho que a relidade da vida, do momento, está começando a cair a ficha agora. Mas falando em férias de si própria, sabe, tb estou precisando tirar umas de mim mesma... Todos os dias são as mesmas coisas, mesmos horários p tudo, tudo meticulosamente programado, mas já tomei uma decisão: agora em janeiro pretendo tirar o mês de férias e ir p intarior, mesmo que parar com as fisios por 4 semanas (pelo menos de ir até a clinica, já sei fazer uma porção de coisas sozinha heeh), mas tenho certeza que vai fazer mto bem p mim, ver pessoas diferentes, ver os parentes, enfim me permitir algo que quase sempre me maltrata - o compromisso com o relógio hehe
    Tomara que tuas férias sejam to boas!!!
    Beijão

    Ketty

    ResponderExcluir
  7. Olá Bruna,
    Estava procurando um texto para colocar na minha prova de ciências e me deparei com seu blog. Adorei lê-lo. Férias... momento em que entramos em contato com nossa luz interior e temos tempo para respirar e viver tranquilamente. Realmente parar de pensar é o mais complicado. Parabéns pelo blog, paz, saúde e alegria.

    ResponderExcluir
  8. A todos acima, não se cobrem... somos perfeitos à nossa maneira. Todos tem limitações em alguma coisa, seja física, fisiologica, emocional... o segredo é não desanimar. Sempre faço a oração da serenidade nesses momentos:
    Concede-me, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar;
    Coragem para modificar as que posso e sabedoria para distinguir a diferença. Vivendo um dia de cada vez;
    Desfrutando um momento de cada vez;
    Aceitando as dificuldades como um caminho para alcançar a paz;
    Aceitando, como Ele fez, o mundo pecador tal como é, e não como gostaria que fosse; Confiando que Deus fará bem todas as coisas se eu me render à Sua vontade;
    Para que eu possa ser moderadamente feliz nesta vida e supremamente feliz com Ele para sempre na próxima. Amém.
    Mil beijos a todos com muita paz, saúde, força e serenidade.

    ResponderExcluir
  9. Dias melhores virão... e mais fresquinhos também... esse calor tá de matar!
    É isso aí Izabel, só posso dizer "amém"!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Ah, e acho que auto cobrança não é característica de quem tem EM. Talvez seja de quem tem consciência ou qq coisa do gênero...eheheh

    ResponderExcluir
  11. Ois, acho que é possível sim que haja um padrão psicológico ou emocional em quem tem EM, intuo seriamente que é algo ligado à reação emocional que as pessoas têm diante de dificuldades mais árduas.
    Conversei com as enfermeiras do Avonex sobre isso na semana passada quando vieram aqui em casa.
    Lembro que justamente na época em que o médico e eu acreditamos que começou minha EM, havia um gerente que fazia absurdos, ao qual eu era subordinada.
    As maiores prejudicadas eram minha colega e eu.
    Ela com frequência me reportava "vontade de explodir"; conheço essa vontade, já tive ela em alguns momentos na vida, como por exemplo em discussões com o provedor de internet.
    Mas lá naquela incomodação com o gerente, que era mais profunda e atingia o nível de abuso moral, a coisa ultrapassava, e eu não me sentia explodindo, eu me sentia literalmente implodindo. Eu sentia fisicamente essa implosão, como às vezes numa discussão mais acalorada sentimos fisicamente que ou gritamos ou vamos explodir. Parece que as células estão correndo pra sair do corpo, parece que o corpo aumenta de tamanho numa discussão.
    Pois eu em todas as vezes, todas, todinhas que senti que tive "surto de EM", em outras palavras, todas as vezes que tive dias de sintomas mais intensos e depois dos quais eu senti algum tipo de piora, todas eu tive uma sensação de implosão antes, dias ou semanas de maneira marcante, que relaciono claramente com os "surtos".
    Foram situações de mágoas mais intensas diante das quais me senti literalmente, mas literalmente mesmo desabando.
    Não gosto muito de falar sobre isso, pois é sensação de abuso e sinto que falar publicamente sobre isso pode alimentar o que há de pior em quem curte despertar isso nos outros.
    Essa sensação de implosão não consigo explicar bem, mas imagino que quem sabe o que é a sensação física quando se sente que se está prestes a explodir, consegue imaginar, pois parece o contrário.
    Mas também daria pra chamar de anti-.o.r.g.a.s.m.o.
    É uma sensação muito mas muito ruim que de repente flui pra dentro da gente, caindo e escorregando, parece que tem um buraco negro no centro do corpo e toda a energia de repente vai para ali e some.
    Me lembra muito o frisson também, é meio na mesma "linguagem" do frisson que é aquele gelado quente que escorrega redondinho entre o peito e abdomen e acho que só quem já foi apaixonado sabe do que estou falando.
    Minha intuição, que muitas vezes falha, mas na maior parte das vezes faz por merecer a grande confiança que tenho por ela, minha intuição me diz que isso tem relação sim com a EM.
    Com meus parcos conhecimentos em biologia eu diria que intuo um lance tipo uma adrenalina que normalmente faz correr ou avançar. Algumas pessoas parecem ser mais ou menos impulsivas e terem um mesmo tipo de reação na maior parte das vezes. Muitas vezes avançam ou muitas vezes recuam.
    Pois eu acho que há algo parecido que leva a pessoa entre explodir e implodir, e os "esclerosados" apresentariam a reação de implodir como a primeira opção, ainda que não na maior parte das vezes, mas nas mais profundas e significativas das vezes.

    Muitas vezes lendo as pessoas aqui, tenho a intuição que temos em comum maneiras de digerir situações ou sentimentos, ou de sermos impactados por eles; penso que essas maneiras podem estar relacionadas com EM sim, sejam como causas ou consequências.

    Pura intuição, viagens minhas, por favor não julguem ninguém a partir dessas minhas divagações.

    Quanto a tirar férias de mim mesma, eu tenho essa necessidade diária, que sacio com orações.
    Preciso me afastar do meu ego e descansar no olhar de Deus sobre tudo, preciso sempre.
    Sem isso minha alma asfixia e fico com vontade de me largar num canto e ir embora.
    A oração ventila minha alma, me aproxima da perspectiva de Deus sobre as coisas.

    Loucurinhas de Maria Regina? Talvez. O tempo clareará tudo, sempre clareia.

    Beijos a todos e todas.
    Maria Regina CEB
    28NOV11

    ResponderExcluir
  12. Oi Bruna!!!

    Funciona mesmo! Já fiz muitos desses passeios de ônibus pela cidade. Adoro ver casas, edifícios, pessoas, ruas e paisagens diferentes. É muito gostoso!!
    No teu texto, maravilhoso como sempre, percebi uma certa depre. Normal, já que todos, esclerosados ou não, temos momentos bons e ruins.
    Mas que bom que teu saldo do ano é positivo. O meu está no vermelho, embora eu seja gremista...kkkkkkkk... mas vou tocando meu barquinho... áhhh e por falar em barco, tenho um sonho: fazer um passeio no Cisne Branco pelo Guaíba, para ver suas ilhas e o pôr do sol mais lindo do mundo.
    O estresse e o cansaço aumentam no fim de ano devido a expectativa que a chegada de um novo ano nos traz.
    É muito importante mudar de ares, ir a uma praia... adoooooro praia. Acho que é por isso que continuo no vermelho, fico sempre aqui, tudo igual, nem parece que muda o ano.
    O jeito é improvisar... com alguma criatividade é possível descansar, desestressar e renovar as energias, pelo menos por um tempinho.

    Beijos com muito carinho prá ti Bruninha!
    E uma ótima semana prá ti, tua família e para os amigos, que assim como eu, adoram frequentar teu blog, o 'point' da EM.
    Paz e Luz!

    ResponderExcluir
  13. Neyra, então vamos combinar e ir juntas no barquinho? Hehehe
    Agora também quero fazer a travessia pra Guaíba. Altos programas pra quem fica no Forno verão Alegre.
    Hehehe
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Que blog maravilhoso!!! Parabéns!!! Quero visitá-la sempre que possível e aos poucos ler sua história... Lindo demais!!! Feliz Ano Novo... Ana Spadari ana_spadari@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Olá Ana, seja bem vinda e feliz 2012!
    Bjs

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.