terça-feira, 28 de junho de 2011

Pra que tanto frio????

Oi povo, blz?
Acharam que eu tava demorando pra falar mal do frio? Realmente, me segurei o máximo que deu. Mas o frio tá de doer. E não é doer no sentido figurado não, é no sentido literal.
Frio dói. Dói a musculatura, dói as articulações (as junta), dói lá no osso... 
E ainda mostram as pessoas achando o frio lindo. Sim, é lindo, pra quem tem casa, comida e conforto. E ainda assim, é uma droga, porque parece que não há roupa suficiente que aqueça.
E ir no banheiro então? Já não basta a bunda estar gelada, tem que sentar num vaso mais gelado ainda... assim não dá né?!
A grande maioria das pessoas com EM passa mal no verão, porque o calor costuma dar fadiga. Eu sou o contrário. Me sinto ótima em estações de calor e meia estação. Esse período de inverno, para mim, é o inferno. Existem tipos de dor que eu só sinto no inverno. Quando começa a esfriar, vou contando quantos dias ela demora pra vir. É uma dor que parece uma coceira, mas quando encosto pra coçar (braço, perna, barriga), dói como se fosse um hematoma. Vocês já sentiram disso?
Outro motivo pra eu não gostar do inverno é que, dos últimos 11 anos, apenas 3 deles eu passei a mudança do outono pro inverno sem surto de EM. Não sei o quanto a incidência de surtos tem a ver com a mudança da estação. Mas é fato, final de outono/início de inverno é o tempo em que mais temo ter surtos porque é exatamente o período que tenho mais surtos.
O desse ano já passou. Só falta passar esse frio.
Ontem, tava muito frio aqui. E o vento, tava tão forte, que quase me derrubou. Sério, o vento me tirou o pouco de equilíbrio que tenho. 
E alguém me explica porque as pessoas ficam passando frio de madrugada na rua pra olhar neve? Sabiam que neve molha? Pior, essas pessoas, são as mesmas que não gostam de tomar banho de chuva... vai entender o ser humano né.
Meu consolo, é que em Porto Alegre, faz bem menos frio que em Passo Fundo. Mas bem menos meeeeesmo. Olho as imagens da minha antiga cidade na TV e penso que ainda bem que não estou lá... certo que nem sairia de casa. Só sinto falta do meu chuveiro à gás que tinha lá. Porque tomar banho é outra operação de guerra no inverno gaúcho: liga estufa... espera esquentar o banheiro... liga o chuveiro... demora alguns minutos pra achar a temperatura certa... morre de frio pra tirar a roupa e, com aquele fio de água quente, toma banho. É dureza!
Tá bom, não vou ser tão murrinha e rabugenta. O inverno tem algumas coisas boas, como chocolate quente, muito vinho e sopas (coisas que eu consumo muito mais no inverno que no verão). 
Mas só de pensar que tem gente morando na rua, sem comida, sem roupa quentinha... me aperta o coração. Não me importa o que essas pessoas fizeram ou deixaram de fazer. Para mim, continuam sendo seres humanos que sentem frio e dor, como eu e você. 
Bom, vou me contentar com meu gato gordo esquentando meus pézinhos (sim gente, é verdade que gato esquenta) e uma (duas, três...) taça de vinho mais tarde. Falta alguém pra cantar Baby, it's cold outside (Ray Charles)...
Até mais!
Bjs! (Porque aperto de mão não dá... não há - eu acho que não - o que esquente minha mão no inverno).

Em tempo: antes que os amigos de Passo Fundo reclamem, é lógico que sinto falta de vocês (além do meu chuveiro à gás) pra tomar sopa e vinho no Boka, fazer um fondue, colocar camadas e mais camadas de roupas pra sair na night, se esquentar com uma garrafa de vodka, etc... Bjs

9 comentários:

  1. Oi Bruna,
    Também acredito que não dá para deixar nas pessoas que sentem frio e fome pela rua no inverno e realmente (concordo plenamente) que não importa o que elas fizeram, porque são seres humanos como nós e temos necessidades básicos que deveriam ser sempre satisfeitas.
    Eu até gosto do inverno (daqui de BH, porque é bem ameno). O que chateia os mineiros é carregar blusa de frio, porque o dia começa frio e depois esquenta prá caramba e de tardinha esfria de novo, e aí a gente tem que ficar carregando bluda prá tudo quanto é lado... Mas as temperaturas amenas são ótimas... Tô tão bem que dá até medo de quando chegar o verão... Rsrsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Bruna,
    Esse frio está mesmo de matar.. Fico triste por vocês aí do Sul, estou aqui no interior de São Paulo e estou com uma preguiça enorme de sair para fora, faz muito frio aqui também.
    Bjo e abraço apertado :)
    Danielle Gonçalves

    P.S.: Bruna, adorei sua foto nova!

    ResponderExcluir
  3. OI Bruninha, minha linda!!!

    Me corta o coração ver moradores de rua passando tanto frio, isto quando não morrem de frio. É triste demais... e aqueles que tem casas, mas estas têm frestas, não têm roupas quentes... e as crianças... Não precisava ser assim...

    Passo muito mal no verão, estação na qual ocorreram a maioria dos meus surtos, mas mesmo assim não gosto do inverno.
    É uma estação charmosa... as roupas, o vinho, a lareira... mas também é muito cruel. Como tu bem dissestes: "o frio dói".

    Beijos querida!!!
    Neyra.

    ResponderExcluir
  4. Atualizando informações sobre o frio no RS:
    Inverno rigoroso exige que pinguins sejam aquecidos com ar condicionado em zoológico
    Não é mentira:
    http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a3370274.xml

    ResponderExcluir
  5. você me deixou saudosa, quando eu morava em uma cidade chamada Portão-RS, acordava pela manhã e esperava até às 10:00 hs,para ligar a torneira, a água congelava nos canos, ia para a escola de manhã com pijama por baixo da roupa, meias de lã até os joelhos, muitas camadas de roupas, jaqueta, gorro, cachecol, luvas e acredite se quiser:as vezes era necessário enrolar jornal nos pés antes de calçar as botas, chega na escola,tirava as luvas para escrever, e as mãos estavam roxas e duras de frio.
    Chimarrão quente pela manhã aliviava, meus avós faziam o dia inteiro no fogão a lenha.
    Hoje aqui em São Paulo, já me adaptei ao clima, também sinto frio, mas logo que vim, ria muito dos paulistanos tremendo com qualquer friozinho.
    Mesmo assim sinto falta daquela época com frio e tudo, foram os melhores momentos da minha vida.
    Obrigada Bruna, por me remeter a lembrança tudo isso com teu texto. bjs.

    ResponderExcluir
  6. Por ser uma manteiga derretida e tb como trabalho com a área de Direitos Humanos, fico com um trilhão de reflexõs sócio-culturais agonizantes nessa época de inverno, vou nem começar a falar!

    Valhei-nos Divina Luz, aqueça tod@s que precisem para além de nosso poder e entendimento! <3

    ***

    Sobre a MS, pois é Bruna, aqui faz no máximo 9 graus, o que pra nós já tá bem frio e agonia!
    tb sinto MUITA dor e passo mal no frio mais intenso...
    Aumentam nevralgias, espasticidade, repuxos, rigidez articular, loucura esfincteriana, etc... músculos, tecidos, ossos, nervos periféricos, tudo embrutece e DÓI!

    O calor sim piora a fadiga e TODOS os N sintomas de mim, pq tem aquilo invitável de que calor bloqueia a condução nervosa e aumenta edemas, tudo que alguém que tem um SNC inflamado não precisa...

    Mas nem por isso o frio é mesmo bom... recentemente um médico que explicou que choque brusco de temperatura ENLOUQUECE o sistema imunológico e que por isso frio exagerado também me faz mal pra um SNC auto-imune atacado...

    Enfim, pra mim E.M. é um labirinto, cada mergulho é um flash e vai sempre mais longe do que eu imaginava... vou acabar fazendo Medicina!


    boa estada nesse inverno!

    namastê! ;)

    ResponderExcluir
  7. Roselle, sugestão de leitura pra quem sente falta do frio gaúcho: A estética do frio - http://www.vitorramil.com.br/estetica.htm
    Ainda viro um picolé nesse gelo todo...

    ResponderExcluir
  8. Realmente o frio aqui no sul está de doer as articulações. Diagnostico após cirurgia de lesão de tunel do carpo, nos membros superiores D/E E radiculopatia C6. E meu 1° inverno que senti mta dor e precisei utilizar a bolsa de água quente e prednisona estou detestando o inferno.Perguntei a reumatologista e o fisioterapeuta se as dores ficam mais insuportaveis no inferno, o que eles confirmaram que sim estava pensando ser imaginação minha. Você leu corretamente inferno, porque inverno e em cidades com o clima seco que não e o caso da cidade aqui.Contando os dias para este frio ir embora.

    ResponderExcluir
  9. Também estou contando os dias para a primavera... ou pelo menos, que o termômetro marque mais que 10 graus... assim não dá mais!

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.