segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Resiliência amigos...resiliência

Oi queridos, tudo bem com todos?
Eu acho que deveria ser um pouco mais paciente, mas não tenho muita paciência não. E quer me ver perder a paciência, é pedir que eu tenha paciência. Paciência e calma, duas coisas que eu até tenho, mas não são qualidade que se destacam na minha pessoa.
Paciência, segundo o dicionário é  a “ qualidade de quem sabe esperar”. Ou  “virtude que consiste em suportar dores, infortúnios,  com resignação”. Hmmm, e o que é resignação? Segundo o mesmo dicionário é ter paciência com os sofrimentos. Traduzindo, ter paciência e resignação é saber esperar. Esperar que as coisas passem. Esperar uma solução. Esperar não sei o que. Não sei esperar. Não sei ficar sentada esperando que as coisas funcionem. Paciência pra mim é um jogo de cartas de baralho.
Aí fiquei pensando: sou impaciente pra cara... mas eu passo bem por mudanças, sofrimentos, dores, decepções, etc.  Aí descobri o nome dado a isso: resiliência amigos, resiliência.
Vou pedir licença pro Ctrl+C, Ctrl+V, e colocar aqui um conceito que achei simples e bem elucidativo sobre o termo: a resiliência é um conceito da física, utilizado primeiramente pela engenharia que se refere a capacidade de um material sofrer tensão e recuperar seu estado normal, quando suspenso o "estado de risco". No campo das relações humanas, é compreendido como um processo que excede a simples superação de experiências, já que permite ao indivíduo sair fortalecido por elas, superar, o que necessariamente promoveria a saúde mental. O termo Resiliência, vem sendo utilizado como a capacidade humana para enfrentar, vencer e ser fortalecido ou transformado por experiências de adversidade. Tem sido utilizado em psicologia como a capacidade humana de enfrentar adversidades sucessivas ou acumuladas, com o mínimo de disfuncionalidade para o desenvolvimento, agindo com equilíbrio no pensar e no agir. A resiliência pode ser pensada como capacidade de adaptação ou faculdade de recuperação. Uma atitude resiliente significa ter uma conduta positiva apesar das adversidades, ou seja, soma-se à resiliência a capacidade de construção positiva, superação, re-significação dos problemas, flexibilidade cognitiva.
Então, a partir de agora desejo a todos não que sejam pacientes, nem resignados, mas resilientes meus amigos, resilientes. Claro, paciência e resignação são importantes em algumas situações, mas resiliência é importante sempre.
Tomou um pé na bunda? Descobriu que tem EM? Descobriu que além de EM tem outras perebas? Descobriu que vai ter que tomar injeções todos os dias ou 3 vezes por semana, ou uma vez por semana? Descobriu que não tem como fugir das situações que você não gosta? RESILIÊNCIA!!!!
É da resiliência que nasce meu otimismo, minha forma positiva de ver a vida. 
The show must go on...
Bom início de semana a todos!
Até mais!
Bjs

8 comentários:

  1. Oi Bruna,resiliência de hj em diante é a minha palavra de ordem...rsrs. Uma amiga me mandou essa reportagem que saiu hj no site da globo... bem interessante. Segue o link:
    http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2010/12/07/estudo-britanico-descobre-forma-de-reparo-da-esclerose-multipla-923213220.asp

    Bjo grande
    Dani

    ResponderExcluir
  2. RESILIÊNCIA taí, gostei, vou aderir.
    Sou uma pessoa extremamente paciente, mas resiliência me parece bem mais adequado.

    Beijos linda e uma ótima semana prá ti também.

    ResponderExcluir
  3. À propósito Bruna, parabéns pela tua sesibilidade na escolha da foto para ilustrar o texto.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Aih amei as indagações!Me vi na parte de tomou umpé na bunda?Descobriu que tem EM?Toma injeções 3x por semana...kkkkk nuss minha vidinha!
    Adoreeiii...!!
    Mostrei p td mundo aki em casa hehe!
    Ahh hj não tomei Rebif pq to sem receita pra pegar a medicação...só daki 3 meses!Torçam para não ter surto kkkkk!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Bruna, adorei este assuno tbém sou uma pessoa com pouca(ou quase nada) paciÊncia...em relação ao termo Resiliência não o conhecia nem seu conceito(eh claroo, hehehe)...agora percebo como eh importante, sempre acreditei e pensava tenho q ser uma pessoa resignada(rsrrs)...mas agora vou adotar a palavra RESILIêNCIA..pq necessito para enterder situações as quais convivo diariamente, hehehehe
    Bjãooo amiga(virtual)blogueira e guerreiraaa.

    ResponderExcluir
  6. Sabia que vocês gostariam do termo assim como eu gostei.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Bruna...legal utilizar o termo resiliência...eu tinha me esquecido desse termo. Só havia utilizado ele na faculdade. E vc está certa...precisamos ser resilientes...o mundo precisa ser resiliente porque faz com que as pessoas não fiquem na estaticidade da paciência. Faz com que a pessoa retome sempre sua forma de viver e viva! Participe da vida.
    Bjoss para a minha amiga virtual.

    ResponderExcluir
  8. ;) muito bom!
    Já conhecia o termo!
    Parece que ganhas-te mais um seguidor :)
    JJ

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.