segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Não ter...

Oi queridos, tudo bem?
Mais uma segunda-feira. Mas não uma segunda-feira como outra qualquer. É segunda-feira que abre a semana do Natal.
No Natal costumamos pedir muitas coisas: presentes, amor, união, saúde, a paz mundial... Mas ainda acho que agradecemos pouco.
Tudo bem, ter EM é ruim, ter alguma deficiência também é péssimo. Mas vocês já imaginaram o que é não ter? Quando eu digo não ter é não ter nada mesmo: não ter casa, não ter família, não ter alimento...
No último sábado à noite fui ao jantar de natal do albergue do Instituto Espírita Dias da Cruz (que é onde eu evangelizo). Não fui só filar a bóia, é claro. Fui com o grupo da evangelização para cantarmos a música que é o "hino" da nossa casa espírita. Enquanto estava lá na frente no palco com meus colegas, olhei nas mesas o rosto de cada um daqueles homens, mulheres e crianças que estavam ali. Naquela hora estavam todos de banho tomado, roupas limpas e nos olhavam cantar como se aquela canção fosse (e é) uma oração.
Juro gente, me doeu na hora que me dei por conta de que aquelas pessoas teriam naquele sábado uma roupa limpa pra vestir, uma comida quente pra comer e uma cama pra dormir. Mas amanhã, e depois e depois não era uma certeza.
Todos nós temos a grande felicidade de ter uma casa pra voltar, comida a hora que quiser, o conforto de um lar, a companhia de amigos e familiares. E aquelas pessoas? As crianças tem suas mães que as acompanham. Pobres mães que não têm como prover o básico pros seus filhos. A grande maioria vive a lei do cada um por si.
Tudo bem, eu sei que cada um passa pela provação que precisa. Que muitos estão ali porque entraram no caminho das drogas. Mas ainda assim, são seres humanos, iguais a eu e a você.
E sabe do que mais? Eles têm as mesmas doenças que nós, muitos lá eram pessoas com deficiências como muitos que "frequentam" aqui o blog. Ser cadeirante, muletante, surdo, mudo, cego já é difícil nesse mundo, mesmo quando temos condições de nos tratar e procurar ajuda. Ter uma deficiência e ainda por cima não ter casa, comida e família, acredito que seja mais difícil ainda.
Por isso hoje eu agradeço por tudo o que tenho. Até pela EM. Que apesar de ser mega ruim de ter, me ensinou a ver a vida de uma forma diferente.
Ah, quem quiser colaborar com as atividades do Dias da Cruz de Porto Alegre, que mantém o albergue com capacidade para 100 pessoas por dia, sem fechar nenhum dia, é só entrar aqui no site: http://www.ie-diasdacruz.org.br
Aceitamos doações de materiais, dinheiro e tempo. Sim, de tempo. Trabalho voluntário ajuda quem faz e quem recebe. Mas isso é assunto pra outro post.
Até mais!
Bjs

5 comentários:

  1. Poxa Bruna, me emocionei e fiquei sem saber o que escrever... Fiquei feliz! Felicidade também "engasga", né? Valeu pela força menina, especialmente por esta Casa e causa, que vc bem sabe, amo de coração. Vc tem toda razão, a pior doença é a falta de amor... Deus te abençoe sempre! Beijos da Diretora do DEIJ e Vice-presidente do Instituto Espírita Dias da Cruz.

    ResponderExcluir
  2. "A Vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a Graça de Deus não possa protegê-lo".
    (Chico Xavier)

    Bruninha minha querida,
    um beijo nesta tua alma grandioza.
    Com o carinho
    da Neyra.
    Paz e Luz.

    ResponderExcluir
  3. oi bruna, gostaria de falar c vc sou Michelle Adriana tenho EM, tenho 23 anos me add no msn mi_apuc@hotmail.com como vc eu amo escrever, esta mensagem me fez pensar que linda espero resposta bjus

    ResponderExcluir
  4. Querida Bruna, é muita felicidade misturada com emoção ao receber tuas palavras promovendo a união desta causa nobre que abraçamos no Instituto Espírita Dias da Cruz que também amo de coração. Obrigada pela lembrança e carinho é com amor que trocamos laços de esperança num novo amanhecer,trabalhando para o bem sem olhar a quem todos os dias de nossa vida. Que Deus na sua infinita bondade te abençoe.Beijos da Diretora de Promoção e Assistência Social do Instituto Espírita Dias da Cruz.

    ResponderExcluir
  5. Eu é que tenho que agradecer o IEDC por me acolher com tanto carinho desde os meus 2 anos de idade!
    Bjs

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.