sábado, 26 de junho de 2010

Cara de sofrimento

Oi amigos, blz?
Resolvi ter uns minutos de final de semana padrão: sentar no sofá, ver tv e escrever no blog...hehehe
Pois bem, trocando os canais da tv caí num programa que falava da morte do Michael Jackson, que fez um ano ontem. O povo do programa comentava que, vendo o filme This Is It (imperdível por sinal), parece que o home nem sentia dor nenhuma. Como ele poderia ter morrido tomando remédio pra dor?
Bom, eu é que não vou responder isso. Até porque se ele era viciado no remédinho, não precisava necessariamente estar sentindo dor pra tomar o dito cujo. Mas, todavia, entretanto, contudo, suponhamos que ele sentia dor mesmo. Porque é que as pessoas acham que a dor tem que estar estampada na cara das pessoas? Porque uma pessoa com dor crônica ou qualquer outro tipo de dor não pode subir num palco, fazer um espetáculo e sair sorrindo?
E eu não digo isso por ser doida ou qualquer coisa do gênero. Digo isso porque sinto dor todos os dias. E como diz minha mãe: tá doendo a perna? Quem bom, sinal que tu tem perna.
Ok, o melhor seria não doer nada. Mas é melhor doer do que não ter né?
Agora há pouco abri um email duma leitora do blog e ela disse tudo: as pessoas nos condenam ao sofrimento.
É bem isso mesmo. Pra grande maioria das pessoas, se você tem uma doença, deficiência, dificuldades, dor, etc., você tem que sofrer. Ah, e não basta sofrer, tem que sofrer e mostrar o sofrimento no rosto.
Mas, pensando bem pensado, acho que sei porque uma boa parte das pessoas pensa assim. Imagina só, você ser perfeita, ter uma saúde fantástica e ser infeliz. Aí, você olha lá pra criatura que é toda esgualepada da vida e tá sorrindo, feliz da vida. Deve doer na alma né?
Acredito que, para as pessoas que pensam que felicidade é incompatível com a EM, é porque a felicidade é, na verdade, incompatível com elas mesmas.
É só uma hipótese. Mas acho que ela procede em alguns casos.
Cara de sofrimento? Só quando der uma dor de barriga forte e não tiver banheiro por perto... hehehe
Bom findi a todos!
Até mais!
Bjs

6 comentários:

  1. A-m-o o que vc escreve!
    Bjs, Bruna!!
    Excelente semana!

    ResponderExcluir
  2. Bruna, mas uma vez você foi assertiva no que escreve!!!!
    As vezes acho que a maior dor nossa, esclerosados, é contar, uma,duas, tantas vezes que hoje eu não estou bem,ou hoje estou sentindo dores...
    As perguntas ou propostas para minha vida não alinham as afirmações ou negativas que recebo.
    Quanto ao Michel, ele não estava sozinho, precisava saber disso e crer.
    Aliás, quando fiquei cego da vista esquerda, comecei a enxergar.Ironia não?
    Ao olhar com a minha vista direita aos olhos dos outros, podia ver a cegueira de vida, daqueles que enxergam.
    Valeu!!

    ResponderExcluir
  3. E eu amo o que vcs escrevem aqui pra mim!
    Adorei o depoimento Jen. Obrigado!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Minha terapeuta me disse que quando por ter depressão, não consigo não demonstrar toda tristeza e sofrimento, as pessoas próximas incomodam-se pelo fato de verem estampada em meu rosto, a tristeza que teimam em esconder. A tristeza dos outros, quando representa nossa própria tristeza e fragilidade, é ruim de se encarar. É duro de se ver, mesmo. rsrrs... Se quiser demonstrar dor e tristeza demonstre. Esconder nossas fragilidades? Por que? Somos frágeis!!! Mas se quiser mostrar alegria na dor, é sinal de que você é forte prá daná.. rs...Amo vc. querida. Abração materno. Lourdes Dias.

    ResponderExcluir
  5. Demonstrar sentimento é uma coisa, viver com cara de sofrimento é outra. Mas acho que sou forte pra daná mesmo Lourdes, hheeheh. Sempre vejo um pingo de alegria no meio da dor. Acredito que sempre há um ensinamento e algo de bom pra se tirar até das coisas ruins. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Sou bem mais velha do que a autora deste blog e sofro de disautonomias do sistema nervoso vegetativo que foi o ultimo diagnostico entre outros mais antigos como a esclerose multipla, fibromilagia,doença psicossomatica bipolar.As minhas fragilidades não estão deduzidas à minha aparencia apenas as minhas queixas;isso contrasta de facto com o sofrimento que tenho diariamente.Visitarei este blog no sentido de encontrar testemunhos sobre estas doenças aqui referidas. Um abraço

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.