segunda-feira, 12 de abril de 2010

Dia Mundial da Doença de Parkinson

Oi amigos, blz?
Eu ainda estou respirando mal, com nariz entupido. Já gastei um rolo inteiro de Neve assoando o nariz. Mas estou cada dia melhor.
Ontem de manhã me acordei mais disposta e fui passear na redenção, tomar um solzinho e ver o que tinha de interessante.
Lá descobri que ontem, dia 11 de abril, era o Dia Mundial da Doença de Parkinson.
O Parkinson não é uma doença fatal, nem contagiosa, não afeta a memória ou a capacidade intelectual do parkinsoniano.É uma doença neurológica, que afeta os movimentos da pessoa. Causa tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio, e alterações na fala e na escrita.
Essa descrição foi tirada do site da Associação Brasileira de Parkinson. Lendo a última frase parece que estamos lendo os sintomas de EM, não parece?
O Parkinson é diferente da EM, entretanto, as doenças neurológicas são meio parentes. Por mais diferentes que sejam, sempre se parecem em algum ponto.
E é por isso que acho importante sabermos o que é o Parkinson (leia mais em http://www.parkinson.org.br/ ) e estarmos juntos com os parkinsonianos na luta contra a doença e, principalmente, contra o preconceito.
Um forte abraço aos amigos que tem Parkinson e a seus familiares, que com muita paciência e compreensão os ajudam a passar por esse desafio.
Até mais!
Bjs

P.S.: a imagem de hoje é da capa do livro escrito por Michael J. Fox, ator (ele foi o Marty McFly de De volta para o futuro, lembram?) que revelou ter a doença de Parkinson em 1998 e escreveu o livro Um otimista incorrigível - como a doença de Parkinson fez o astro de Hollywood reinventar sua vida.

2 comentários:

  1. Bacana vc divulgar sites de informação de doenças similares. Informação é a solução pra ignorância humana, não é?
    Pena que não soluciona tb a estupidez hehehe
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Pois é...mas um dia a gente descobre um antídoto até pra isso...espero eu.
    Bjs

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.