quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Até tu Fátima? Que deselegante!


Oi queridos, tudo bem com vocês?
Comigo tudo bem. Sabe que hoje de manhã saí cedinho cedinho de casa, abaixo de muita chuva pra pegar um voo pra São Paulo. Mas como Porto Alegre estava alagada, cheguei as 6:30 no aeroporto e só consegui embarcar as 11h. É dose! Fora a dor nas costas que isso causou, me deu tempo pra ver o programa Encontro, da Fátima Bernardes, que foi ao ar ontem.
Fui alertada pra ver esse programa pela Camila, amiga aqui do blog e por mais duas pessoas que me enviaram emails, indignadérrimas com o comentário da apresentadora. Ao confundir o nome das convidadas do programa, Fátima fez o infeliz comentário: "acho que tô ficando ESCLEROSADA...hahaha".
Bom, eu já enviei, com certeza, mais de 50 emails pra Rede Globo a cada vez que eles falam a palavra ESCLEROSADO de forma indevida. Nunca recebi resposta alguma. Algumas vezes fiquei tão puta que escrevi aqui no blog. E hoje, é mais um dia desses...
Primeiro eu não entendo porque as pessoas não entendem que as palavras não são inocentes. Elas estão sempre carregadas de significados. Me parece que isso é ensinado nas faculdades de jornalismo, mas nossos jornalistas esquecem. Alguns dizem que é a correria do dia a dia pra fechar matéria. Desculpem colegas, pressa não é desculpa boa pra incompetência. Se eu vou falar sobre um assunto que eu não sei, eu pesquiso.
Mas, ok, ela não estava falando sobre esclerose... o que é pior ainda. Acho o fim utilizar uma doença como piada. Nunca vi ninguém fazer piadinhas como essa usando a diabetes, ou um câncer. Porque? Porque as pessoas sabem que essas doenças são sérias, graves e causam muito sofrimento. Porque não veem que a esclerose também é uma doença e não um piada? Falta de noção mesmo.
Primeiro Fátima demonstrou total desinformação sobre a palavra esclerose. Esclerose, segundo o pai dos burros, quer dizer endurecimento. No caso de doenças, é o endurecimento de tecidos. Dependendo do tecido que ela atinge vai resultar numa doença diferente. No caso da esclerose múltipla, ela atinge o sistema nervoso central, mais especificamente a mielina.
Um dos grandes problemas de se dizer que tem esclerose múltipla é a ignorância de pessoas como Fátima, que acha que esclerose tem a ver com demência, esquecimento e envelhecimento. É verdade que há a esclerose sênil? Sim, é. Mas existem muito mais pessoas com esclerose múltipla e esclerose lateral amiotrófica, por exemplo, do que gente com esclerose sênil.
É brabo quando as pessoas falam sem pensar, porque acabam mexendo com sentimentos de milhares de pessoas que lutam todos os dias para explicar que não são loucas. É complicado...
Fora isso, Fátima mostrou que não faz a mínima ideia do que é esclerose, porque se soubesse, saberia que ninguém vai ficando esclerosada, ou você tem esclerose ou não tem...não existe "estar em processo de adquirir a doença".
Fátima também mostrou que não conhece ninguém com esclerose. Porque se ela estivesse "ficando esclerosada" como alguém com lateral amiotrófica, ela saberia que um dos maiores gênios da física atualmente tem esclerose: Stephen Hawking. E, sinceramente, com todo respeito, não creio que ela consiga chegar a um quinto da inteligência dele. Não quero menosprezar a apresentadora, mas ninguém chegaria na verdade...
Também não conhece ninguém com esclerose múltipla. Se conhecesse, saberia que temos uma boa memória, estudamos, trabalhamos, namoramos, viajamos, fazemos tudo que todo ser humano faz. Já imaginou o espanto da Fátima se viesse a me conhecer? Uma esclerosada com mestrado, fazendo doutorado, que escreve um blog, faz trabalho voluntário, viaja pra caramba, curte a vida, é linda e feliz? Aposto que ela adoraria se tornar uma esclerosada desse jeito...
Eu lamento muito a ignorância alheia. E lamento mais ainda quando essa ignorância adquire proporções tão amplas, como essas divulgadas pela Rede Globo. Como eu disse, já cansei de enviar emails pra Globo reclamando dos textos ruins, discriminatórios e preconceituosos das telenovelas. Será que é tão difícil estudar um pouquinho mais? Será que é tão difícil pegar uma consultoria com quem entende do assunto?
Falando nisso, dia 03 de dezembro foi o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. E eu cansei de ver bobagens e textos péssimos sobre o assunto, que, como o programa da Fátima, só atrapalham nossas lutas. Textos falando em portador, em pessoa especial, em excepcional... me arrepio só de pensar. Querem aprender a falar/escrever sobre o assunto? Não custa nada ler o livro Mídia e Deficiência:
 http://www.andi.org.br/inclusao-e-sustentabilidade/publicacao/midia-e-deficiencia
Eu já deixei de ver Globo Repórter há muito tempo pelo desfavor que ele faz à sociedade com absurda desinformação. O programa da Fátima eu via de vez em quando, mas parei de ver há um tempinho por diversos motivos, um deles é que achei bem desinteressante esses encontros aí.
Eu adoro TV, mas prefiro ver programas declaradamente de ficção.
Aos fãs da Fátima, não tenho nada contra ela. Nem a conheço na verdade. E achava ela boa na bancada do Jornal Nacional. Mas parece que meus amigos jornalistas, quando ficam com um microfone ligado e liberdade pra falar o que vêm à cabeça, esquecem de passar as palavras por um filtro, esquecem que são formadores de opinião, esquecem que são pessoas públicas e sai essas asneiras. Como diria a colega dela, do Jornal Hoje, que deselegante hein Fátima!
Precisamos de mais encontros de qualidade...
Até mais!
Bjs

P.S.1: aqui nesse post você pode entender porque eu chamo quem tem esclerose de esclerosado: http://esclerosemultiplaeeu.blogspot.com.br/2009/11/que-palavra-usar.html
P.S.2: se Fátima soubesse o que é esclerose, saberia que jamais andaria com aqueles sapatos de salto altíssimos sendo uma esclerosada.
P.S.3: adoro os vestidos que ela usa no programa ;)

7 comentários:

  1. ai, Bruna, vc me deu vergonha - hehe. Sou uma esclerosada recém diagnosticada e, sempre que esqueço alguma coisa - óbvio que não é pela esclerose, sempre fui desmemoriada - eu falo: "também, sou uma esclerosada..." e dou risada. É lógico que só para as pessoas que já gastei minha saliva explicando que raios é a EM, então eu sei que eles entendem e até podem acompanhar a minha risada. Esse é um pouco do meu jeito de levar a coisa no bom humor... Mas entendo o seu ponto de vista, queremos que o mal (já que não é doença, só ficamos doentes nos surtos) seja conhecido pelo que realmente é, e que quando formos contar o que temos não venha esse rótulo de gagazinha. Mas enfim, minha vergonha declarada aí em cima é por pensar nisso meio egoisticamente. Não me importa que me achem gagá(zona), assim como não me importei como os outros me viam quando fiquei verde e careca na época da químio: o que está na cabeça dos outros é só delas, a gente não tem controle mesmo e nunca terá. E, para quem me interessa o que pensa, eu não poupo explicações. Egoísta, né??? vai ver que é porque sou nova nisso... ou proque estou ficando esclerosada - hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fulvia, sabe que eu também faço essa piadinha de vez em quando com as pessoas que vivem comigo diariamente e já sabem exatamente o que é EM? Então, nessa situação não vejo problema... mas em televisão, rede nacional, ficar falando o que não se sabe, isso eu acho perigoso.
      Eu me importo que não entendam a EM porque é justamente por isso que não conseguimos emprego, não temos o devido respeito e não somos levados à sério, por acharem que somos todos doidinhos, e isso é complicado. Em família até dá, mas em rede nacional, nem pensar!

      Excluir
  2. NOSSA, mais uma bola fora!! Desta vez em forma de comentário, mas ela já cometeu erros grotescos em outras abordagens.
    Quando comecei a ler o post pensei imediatamente nos saltos, rs...ahh se ela soubesse que este item não faz parte do universo de uma esclerosada.
    Mas é como a Fulvia comentou acima, até nós tínhamos uma ideia errada sobre o que é exatamente a EM...só que no caso dela, por ser uma pessoa pública (jornalista) e que está à frente de milhões de brasileiros preocupa mais!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem isso Mel, o que me preocupa é pelo tanto de gente que reproduz o comportamento dela.
      Bjs

      Excluir
  3. Já pensou se organizássemos um encontro com o grupo que foi pra Dinamarca mais o Gustavo San Martin? Surpreenderíamos muuuuita gente!!!
    Né mesmo Bruna? Beijo grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ó aí uma ideia doida mas boa... fica a dica Novartis ;)
      Heheheheheh
      Bjaaaum!

      Excluir
  4. Nossa que infeliz ela foi né? Mas a falta de informação faz exatamente isso com as pessoas, infelizmente! Beijo

    http://muitossonhosadois.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.