quinta-feira, 16 de junho de 2011

Consciente sem medo

Oi queridos, tudo bem?
Dia de efervescência intelectual... estou participando de um congresso que já me fez ter muitas ideias legais pra pesquisa e pra vida.
Falando em ideias pra vida, há alguns dias tô com uma ideia na cachola: que temos que encarar a realidade.
Deixando a discussão filosófica sobre o que é realidade de lado, acredito que as pessoas não estão querendo encarar a realidade em que vivem.
Poucos são os amigos, conhecidos, etc., que tem consciência sobre o que está acontecendo em suas vidas. Mesmo que as reações sejam inconscientes e emocionais, é necessário olhar nos olhos da realidade e ter consciência de que ela está ali.
Não adianta negar.
Se os meteorologistas preveem uma tsunami na minha cidade e eu fechar os olhos para essa realidade, além de perder minha casa, posso perder minha vida. Às vezes a realidade é difícil, precisa de ações de emergência e outras a longo prazo, mas sempre é melhor estar preparado para quando a água chegar.
Na vida é assim. Não adianta negar, dizer que não tem EM, depois do diagnóstico. Negar, só vai causar mais sofrimento na hora que um surto chegar e as "medidas mais drásticas" (pulsoterapia) tenham de ser tomadas. Certo, você pode ficar triste, mas terá consciência sobre o que está acontecendo, ou do que aconteceria.
Talvez a realidade não seja muito bonita em todos os momentos. Mas não podemos negá-la. Porque uma hora ela vai bater à nossa porta. E ela pode ser linda também. Você só não enxerga porque está de olhos fechados pra ela.
Eu vejo que as pessoas estão com tanto medo da realidade e, principalmente de novas realidades, de mudanças, que às vezes, acabam por perder momentos ótimos, grandes alegrias e felizes relacionamentos.

E é por medo que as pessoas adiam as coisas, adiam tratamentos, adiam viagens, adiam o grande amor... Adiam pelo medo do fracasso, da dor e da  rejeição. Mas a verdade é que, com o tempo, a dor de nãoter feito nada, fica pior do que o medo de agir.
A escolha é sua: você pode passar a vida construindo barreiras e fronteiras, ou pode viver ultrapassando essas mesmas barreiras. Há algumas mais perigosas para serem cruzadas. Mas, se você estiver disposto a se arriscar, a vista do outro lado pode ser espetacular.
Resumindo: as coisas acontecem nas nossas vidas não por acaso, e depende de nós como vamos encarar essa realidade. A forma como encararmos (e isso vale pra doença, namoro, amizade, vida) essa realidade vai ter um resultado logo ali à frente. Se não fizermos nada, é possível encontrarmos nada também. Se montarmos um caminho com consciência do que estamos fazendo (mesmo sem ter a certeza absoluta sobre o que sentimos), é possível que nos deparemos com um outro lado espetacular.
Mas sem se arriscar um pouco, ficamos parados no mesmo lugar de conforto duma vidinha que não anda.
Sinto falta de mais pessoas querendo arriscar. Mesmo que esse "me arriscar" me quebre a cara. Acho que as pessoas estão muito cômodas em seus mundinhos fechados. Não querendo tornar esses mundos acessíveis à outros mundinhos acessíveis por aí.
Algo me diz que sem o medo, as coisas se resolveriam melhor. Sair dos formatos que nos foram dados. Sair das proibições que nós mesmos nos impomo-nos. Sair da resposta ensaiada. Fugir do "é assim porque todo mundo faz".
Já cheguei a uma fase da vida que me permite dizer sobre a minha realidade ("meu eu interior dentro de mim comigo mesmo"). Sei o que eu tenho à oferecer aqui do meu lado. Agora quero me arriscar e ver o outro lado espetacular que me espera!
Atá mais!
Bjs

14 comentários:

  1. Valeus, Bruna!
    São oportunidades de evolução que não podemos desperdiçar!
    Não há mais espaço para receios e medos. Vamos pegar essa oportunidade e aproveitá-la!

    ResponderExcluir
  2. Bela frase, mas não é de Meredith Grey?
    Frases de Meredith:
    http://pensador.uol.com.br/autor/meredith_grey/

    ResponderExcluir
  3. Arrasou como sempre Bruninha!!!
    Post espetacular. É verdade mesmo que não podemos desperdiçar as oportunidades que a vida nos dá.
    E em tempo, PARABÉNS minha amiga!
    Seja muito feliz, sempre!!!
    Continue sendo essa pessoa linda, ILUMINADA por Deus.
    Adoramos vc, muito mesmo!!!!
    Bjos!!!
    Rê e Maria Clara!!!

    ResponderExcluir
  4. Não sei exatamente a que frases te referes Lorena, faz muito tempo que não vejo Grey, mas acho que não é muito difícil de chegar a nenhuma dessas conclusões, seja aqui ou em qq lugar...hehehe
    Não sabia que tinha frases só da Grey na net... qq hora tiro um tempo pra ler.
    E obrigada Regina e Clarinha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. este texto me fez um bem, estava eu na minha eterna zona de conforto e dai....após ler atentamente, já pensei em arriscar mais, apesar da fadiga dos esclerosados que me consome, estou querendo mudar,um pouco de esforço vale a pena, então tentarei, te conto se der certo. mil bjs.

    ResponderExcluir
  6. Bom demaisss! Parabéns pelo texto...seriedade... simplicidade... Falou td.
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  7. Em tempo: as frases são:

    "Eu não tenho idéia porque a gente fica adiando as coisas, mas se eu tivesse que chutar, diria que tem muito a ver com o medo. Medo do fracasso. Medo da dor. Medo da rejeição. Seja lá do que a gente tenha medo, uma coisa é sempre verdade: com o tempo, a dor de não ter tomado uma atitude fica pior do que o medo de agir.
    Meredith Grey"

    "Você pode desperdiçar sua vida construindo barreiras e fronteiras, ou então você pode viver ultrapassando-as. Mas há algumas que são perigosas demais para serem cruzadas. E aí vai o que eu sei: se você estiver disposto a se arriscar, a vista do outro lado é espetacular.

                                     . Meredith Grey ."

    ResponderExcluir
  8. Bruna, sabe o que eu mais gosto nos eu blog? é que muitas vezes vc adivinha nosso sentimento. Muitas vezes eu estou me sentindo de uma determinada forma e quando abro seu blog e leio suas palavras elas se encaixam perfeitamente com o que eu estava precisando ler/ouvir! parabéns pelo blog! contiua sempre assim, com essa sensibilidade que inspira a todos. bjao p vc!!

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pela contribuição Lorena... é possível que eu tenha "internalizado" essas frases de algum episódio de Grey... afinal, somos a união de nossas experiências, vivências e programas de TV... hehehe
    Obrigado pelas palavras Ivna!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Bem, Bruna, principalmente em se tratando da experiencia de convivermos com a EM como não arriscar. Não quero dizer que a vida é um risco só para os esclerosados , mas a EM nos ensina de perto que estamos o tempo todo no fio da navalha e perde aquele que quer manter sua vida sob controle... coitado está perdendo tempo e o melhor da festa. Viver é risco , viver é desejar, é aprofundar-se naquilo que é mais nosso, é sair da escravidão , da captura que forças externas tentam nos imprimir (moral, verdades absolutas,consumismo, normalidade, grande midia, capital...),tarefa dificil , mas impossível sem se arriscar.
    Fiquei muito satisfeito com suas noticias de melhoras,
    bjs,
    Paulo.

    ResponderExcluir
  11. É capaz de eu internalizar também algumas frases, mas não tenho certeza. Mas dá uma impressão de deja vú, hehe. Acho engraçado quando acontece isso, alguém diz algo igual ou semelhante a outrem. Eu digo "vai passar" por causa da minha avó...

    ResponderExcluir
  12. Oi, Bruna. Você sabe se nós, portadores, podemos doar sangue??

    ResponderExcluir
  13. Até onde eu sei, só podemos doar amor ao mundo... hehehehe
    Não, não podemos doar sangue. Mas, vou buscar a informação científica direitinho e posto aqui no blog nos próximos dias.
    Obrigado pela sugestão de post.

    ResponderExcluir
  14. Olá, Bruna. Como você está se sentindo hoje? Parabéns pelo blog.
    abração

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.