sexta-feira, 13 de maio de 2011

Tristeza adoece

Olá queridos, tudo bem?
Pensei umas duzentas vezes antes de escrever esse post. Mas não dá pra segurar essa história só pra mim não.
Recebo quase todos os dias emails de pessoas falando que seus familiares não entendem a doença, não entendem que não dá pra fazer esforço físico, que não é preguiça, etc.
Sempre que leio penso em quão feliz eu sou por ter uma mãe que não só entende tudo isso como me ajuda. Que me acompanha por onde eu vou sabendo que eu preciso de ajuda em atividades simples do cotidiano.
Também recebo um ou outro e-mail perguntando se eu ainda tenho pai, já que nunca falo dele aqui.
Bom, chegou o dia.
Não falo nunca dele porque ele realmente não faz parte da minha vida.
Mas, quando morava na mesma casa que eu, também não acreditava na minha doença.
Engraçado, já que ele é fisioterapeuta e tem muitos pacientes com EM. A EM dos pacientes para ele é uma doença, para mim é qualquer outra coisa que não precisa de muitos cuidados não.
Entendem porque pensei muitas vezes antes de escrever? Porque apesar de tudo o que ele já fez, eu ainda tentava protegê-lo.
Não quero que vejam esse post como uma manifestação de raiva ou vingança. Mas como vejo que muitas pessoas passam por isso diariamente, quero dizer aqui que vocês não estão sozinhos. Infelizmente existem pessoas que só pensam em si.
Pois bem, só escrevo esse post hoje por mais um motivo, ainda mais triste. Meu pai foi à justiça pedir para não me pagar mais plano de saúde e não me dar nenhum auxílio financeiro. Na intimação que recebi está escrito que eu sou saudável e tenho plenas condições de exercer minha profissão.
Li a intimação e pensei: nossa, como eu queria que as coisas fossem assim. Até parece que alguma agência de publicidade vai contratar alguém pra meio turno, porque o corpinho da publicitária não aguenta dois turnos completos mais horas extras. E saudável, bom, se ter EM é ter saúde, estou esbanjando saúde mesmo.
Auxílio financeiro eu até dispenso, até porque, não recebo nenhum mesmo. Mas me tirar o plano de saúde é puxar meu tapete. Vocês sabem o quão difícil e caro é fazer um plano de saúde para doente crônico. Eu não teria condições de pagar. E, como o plano que está no nome dele foi feito antes de eu ter a doença, é muito mais fácil de manter.
Para provar que preciso do plano, porque ao contrário do que ele disse ao juiz, eu não sou saudável e eu tenho EM, pesquisei os preços de todos os exames que tenho que fazer anualmente. Me apavorei. Só a ressonância custa quase 2 mil reais. Apavorei total! Fora os outros exames, o preço das consultas, etc...
Pois é gente. Tô triste. Triste mesmo. E muito nervosa, no sentido de ansiosa. Nunca fiquei na frente dum juiz. Só vejo isso em Law&Order. E, como vocês também sabem, esclerosado não deve se estressar, porque pode causar surto.
Rezo a cada minuto pra não ter surto. Mas estou me sentindo mais doente. Minha musculatura está mais fraca e minhas dores aumentaram nos últimos dias. Tristeza adoece.
Mas tudo bem, tudo passa. E isso também vai passar. Lógico que cicatrizes ficarão. Porque eu sabia que meu pai usava máscaras, mas não sabia que eram tantas e que escondiam tanta maldade.
Eu sei que muitos leitores aqui do blog o conhecem como profissional, e talvez seja uma decepção saber disso. Para aqueles que acreditarem em mim, acreditem, também é uma decepção para mim.
E para aqueles que tem familiares que não acreditam na sua EM ou fazem pouco caso, vejam só, acontece com muita gente. É triste, dói, mas passa. E eu acredito que quem perde com isso não é a gente não.
Me desculpem pelo desabafo. Mas o momento está pesado e o blog funciona melhor que uma terapia.
Até o dia do julgamento, vai ser difícil pensar em outra coisa. Mas tenho certeza que terei boas histórias pra contar nos próximos dias.
Até mais!
Bjs

21 comentários:

  1. Querida Bruna, comentei aqui só uma vez, mas não pude deixar de comentar agora... O q vc escreveu me deu também tristeza. Eu sei que é muito difícil lidar com o descaso e total incompreensão de alguém que deveria cuidar e proteger, também já passei por isso e foi muito doloroso. O que posso dizer é que apesar dessas coisas tão tristes, vc tem uma mãe preciosa, que te apoia e compreende com tanto amor, tem essa postura positiva com relação à vida e eu te mando as minhas melhores e mais fortes energias pra que essa causa seja ganha.
    Um beijo grande de muito carinho e força.

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna...
    Olha, é difícil não tomar partido, mas vou tentar ser respeitosa em relação ao seu pai.
    Já pensou em contestar e apresentar pedido contraposto? Assim: não só você não concorda com o pedido dele como você ainda pede alguma coisa...
    Se ele está tão tranquilo fazendo isso com a própria filha, fique tranquila também. Não se deixe abalar.
    Já tive muitas decepções com as pessoas e sofri muitos surtos por isso. Aprendi a me anestesiar... Sério mesmo, fico até pensando o que vai conseguir mexer comigo agora, depos de tudo.
    Coloque sua cabeça no travesseiro assim como ele está colocando a dele, tranquila. Acredite em Deus, lute pelos seus direitos e não se abale.
    Fique com Deus.
    Abraços,
    Rebeca

    ResponderExcluir
  3. hoje eu não quis ler mais nada, acompanho seu blog diariamente, sou tímida para me manifestar mas hj pirei com esta história, sou uma esclerosada em uma fase difícil, não consigo mais enfrentar a barra sabe poor quê? Porque minha família não merece este fardo que é meu. Bom ao ler teu texto penso no seguinte: esquece, eu sei que é barra mas existe uma coisa que não falha nunca, é a providência divina, e olha, não sou religiosa fervorosa pra te dizer isso não, digo isso com firmeza de quem já passou provações,agora percebi que problema parece pior sabe, um dia quem sabe a gente conversa sobre isso, mas o importante é que eu estou forte e nada, nenhuma novidade me abala. busque esta força infinita que há dentro de vc, eu joguei e jogo meus sacos de areia fora, meu balão voa alto, o universo conspira a nosso favor, receba isso.Abra o seu coração, nada é definitivo(Monge Cohen).bjs.

    ResponderExcluir
  4. este comenta rio que foi em nome de mih e alex é da minha filha o comentário foi meu, moro em Mairiporã-SP, sou gaúcha tb de Porto Alegre, moro aqui há alguns anos, e aqui a internet as vezes é fogo, mas meu nome é Roselle, já comentei no seu blog uma vez, desculpa hj meu endereço não vai não sei pq? mas é isso lindona, estamos juntas.bjs.

    ResponderExcluir
  5. Bruna...é sempre bom poder "Gritar". Você é uma pessoa especial. Situações como estas são sempre difíceis. Eu acredito muito que as coisas acontecem sempre para nos fortalecer. E também acredito que toda esta situação também de trará, além da tristeza, muita força. Que Deus te abeçoe sempre. E nunca esqueça, se precisar, "GRITA", estaremos por aqui. Abraço e uma boa noite.

    ResponderExcluir
  6. Pôxa Bruninha estou chocada!!! Nem sei o que dizer...
    Pegue um atestado com tua médica, anexe os exames que tens, faça uma planilha com os gastos com exames, consultas, procedimentos e tudo o mais que a EM exige e, se possível, peça a tua médica para ser testemunha, seria bom né?!! E vai para este julgamento tranquila, com a certeza de que sairás vencedora. Não tem como ser diferente.
    Fazem quase dois anos que perdi meu plano de saúde, que tinha há mais de 15 anos, porque não pude mais pagar. Desde então me sinto perdida. Órfã de médicos, já que a EM é multidissiplinar.
    Ainda bem que sempre tratei a EM, desde o diagnóstico, pelo SUSto (kkkkkkk...) e o professor que orienta o meu tratamento desde o início é um neuro maravilhoso. Meu Anjo da Guarda.
    Entendo tua tristeza, mas não deixe que isto te faça mal. Tu és maior que tudo isso!!!
    Vai dar tudo certo!!!
    Beijos com carinho
    da Neyra.
    PAZ e LUZ.

    ResponderExcluir
  7. Bruna, não sofra , LUTE !
    Tenho pena dessa pessoa que está te magoando.
    Acredite , existe a lei do retorno.
    Tenha força, não desista NUNCA.
    um beijo com muito carinho e luz para voce.

    ResponderExcluir
  8. FALOU E DISSE CRISTINA!!!

    BRUNA, "NÃO CONCEDA A NINGUÉM O DIREITO DE TE ENTRISTECER."

    Beijinhos,
    Neyra
    Paz e Luz.

    ResponderExcluir
  9. Sabe Bruna como já disseram acima a justiça divina sempre vem.meu filho teve CA ficou acamado e durante toda a doença o pai dele não deu a minima, não se preocupou com nada, foi preso 1 mes antes de meu filho falecer, e logo que saiu da cadeia descobriu que esta com CA e já esta bem avançado, tb ficou acamado, esta fazendo quimio..enfim passando por tudo que meu pequeno passou..ou seja a justiça esta sendo feita, agora ele esta aprendendo com seus proprios erros..com seu pai nao vai ser diferente..tenho pena dele e não de vc, pois percebo o quanto vc é forte...continue sendo forte Bruna..tudo vai ficar bem..
    Não deixe pequenas pessoas te entristecer..
    Beijosss

    ResponderExcluir
  10. Oi Bruna,
    Nossa... fiquei chocada e indignada com essa situação. É dificil entender as pessoas....mas as vezes acontecem coisas que nos fazem descobrir quem elas realmente são, fazem "cair as máscaras" como vc bem disse. Mas é melhor que seja assim, pelo menos sabemos com quem estamos lidando. Fique firme. Muita força e serenidade para você. Estarei orando para que aconteça o melhor para você e as pessoas realmente queridas que lhe cercam.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Bruna, não poderia deixar de postar um recadinho. Imagino sua dor em especial porque se trata de uma pessoa do qual se espera o contrário, ou seja, que proteja, ame e apoie. Mas ninguém é bom só porque é pai, ninguém tem o dom da maternagem só porque é mãe. Somos o que somos porque buscamos o que há de melhor ou pior dentro de nós. Busque o que há de bom no seu coração, acredite no melhor e vá confiante ao tribunal. O resultado será muito melhor do que imagina. Busque a força que há dentro de você e confie. Bjs
    Salete

    ResponderExcluir
  12. Bom Dia Bruna!
    Lamento muito que seus dias já tão difíceis se tornem tão desgostosos por ter um doador de esperma como este (pois pai, de longe não é), porém mantenha-se cercada das coisas boas, das alegrias e energias positivas.
    Também sou portadora de EM e me afastar do que me põem para baixo ou me faz mal, é para mim uma das coisas mais importantes.

    Bruna, você já tentou algum tratamento alternativo como a fitoterapia? Pergunto, pois há mais ou menos um ano, por indicação de um hoje amigo meu, o Felipe (também portador de EM que conheci pela net), conheci um Fitoterapeuta em Sampa com o qual o Felipe já vem se tratando há uns três anos e eu agora há um ano.
    O Felipe praticamente não andava mais e não tinha força muscular nenhuma e eu estava quase no mesmo patamar dele.
    Ambos conseguimos excelentes resultados com o nosso Maguinho (gentilmente falando, pois o cara é grande pacas, rsrsrs).
    O Felipe melhorou sua fala em 80%, voltou a caminhar, fazer pilates, academia, natação, inclusive a dirigir. Eu, ainda não evoluí tanto, mas não tive mais surtos e consegui voltar a dirigir e trabalhar. Estou fazendo natação e hidroginástica!

    Vale a pena tentar! O site do Maguinho é www.fitoterapiaesaude.com.br, e o nome dele é Paul.
    Sei que ele tem muitos outros portadores de EM, bem como portadores de outras doenças.

    Bruna, sempre erga a cabeça e lute pela tua saúde e felicidade! Rir e ser feliz e o nosso melhor remédio!
    Caso queira entrar em contato comigo, meu email é gabriella_major@terra.com.br,

    Beijos e Sucesso sempre!!!

    Gabi

    ResponderExcluir
  13. Bruna, sempre leio seu blog, mas nunca faço comentarios, mas me sinto presente na sua vida... estou triste, triste por ele, por ser essa pessoa insensível e sem coraçao... espero que ele nunca precise da sensibilidade de alguém, pq quem planta colhe... mas como a justiça está aí para ser usada (lhe falo como profissional da área) vá fundo... as chances são ótimas, a sua vida está acima de tudo, ou melhor, de qualquer capricho pessoal... ele como seu genitor tem obrigaçao de cuidar dos filhos, prove que nao tem condiçoes de manter um plano de saúde e que ele na qualidade de pai e com condiçoes para isso deve fazer... diga a verdade leve laudo médico, contabilize todas as despesas, sensibilize o juiz, essa é a questao, pois por mais que digam que a justiça é imparcial, aquela pessoa vestida de "roupa preta" - toga(juiz) - é um ser humano e dentro dele bate um coraçao. Bjos boa sorte e se cuida!!!!

    Karla Rosas

    ResponderExcluir
  14. Ah, esqueci de te dizer que tbem sou portadora de EM descobri em outubro de 2010. Bjos

    karla rosas

    ResponderExcluir
  15. Bruna depois de ler seu post, fiquei pensando bastante em muitas coisas e não quero piorar seu estado, mas estou torcendo muito por você e para que o Juiz (veja-o como um homem que leu um pouco mais sobre as leis do que nós) dê ganho de causa a você. Um abraço apertado ! ! Fabiana

    ResponderExcluir
  16. Bruna, não se preocupe com o juiz tanto assim... Você tem seus laudos, exames, peça um relatório do seu médico sobre a possível evolução da doença. Deixe acontecer. E quanto ao seu pai: perdoe, sei que você tem a sua religiosidade e o rancor também leva a surtos, não é? Acredito que as pessoas reproduzem o que elas sofrem, e se ele está tendo essa atitude, deixe ele ficar nervoso e estressado, não você... É difícil dizer, mas ignore essas ações dele.
    Abraços, Cássia

    ResponderExcluir
  17. amiga...sinto muito pelo que vc esta passando....
    acredito que o juiz não vai tirar seu plano...pois seria ridículo.....
    e seu pai....bobo, sem noção!
    nem ligue.....não se deixe abalar....
    tudo vai dar certo...torço muito por vc...
    bjxx

    Jacque

    ResponderExcluir
  18. Eu tb não sei o que dizer! Até sei... Mas iria usar muitos palavrões de baixo nível. E nessa história já tem protagonista para baixo nível....querida vai dar tudo certo na sua vida. Qto mais gente te puxar pra baixo, maior e mais forte a mão que vai te puxar pra cima. Fica com Deus!!!! milhões de bjssss

    ResponderExcluir
  19. Olá Bruna,
    Também sou fisioterapeuta e te digo, fiquei muito chocada com este post, na verdade sem ação!!!
    É difícil até de compreender, como isso está acontecendo afinal, os maiores exemplos vem de dentro de nossas casas, e pelo fato de ser um colega profissional... Sinto muito por isso que vc está passado, mas LUTE, seja FORTE, GUERREIRA... não desista, e a justiça será feita.
    FORÇA guria!!! estamos contigo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá, Bruna. Gostaria de participar e saber mais do blog. Não entendo muito disso. Não consegui mandar um email para você. Se puder me responda (cleber.ras@gmail.com). Abraço, Cleber

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.