segunda-feira, 2 de maio de 2011

Avanços científicos

Oi queridos, tudo bem?
Há alguns dias li uma pesquisa num blog amigo que achei bem interessante. Uma equipe de cientistas em Zurique, publicou um artigo onde falam de um proteína que pode vir a causar EM, a GM-CSF
Como não entendo sobre ciência médica, copio o que li no blog do Gang da EM (Portugal):
"As Th 17 pertencem a uma classe de células do sistema imunitário chamadas de linfócitos T. O factor IL-23 produzido por outras células imunitárias, que causa uma inflamação auto-imune no cérebro, e induz a produção de GM-CSF nos linfócitos Th 17. A equipe de cientistas descobriu que os ratinhos que produziam este químico a partir das células T, rapidamente desenvolviam um problema auto-imune parecido com a esclerose múltipla.
A equipe de cientistas descobriu também que utilizando o factor IL-27 era capaz de bloquear os sintomas da doença em ratinhos. “Esta foi a primeira vez que tivemos provas directas que ao dar activamente o IL-27 como uma droga, conseguíamos suprimir a doença em ratinhos”, disse Rostami.
“Não era possível induzir esclerose múltipla nos ratinhos sem o GM-CSF”, disse em comunicado Becher. “Mas, a doença podia até ser curada nos ratinhos se o [químico] fosse neutralizado.”
Doentes que sofrem de artrite reumatóide estão a ser tratados num ensaio clínico através do bloqueio desta substância. Um ensaio com o mesmo princípio vai ser iniciado no final de 2011 para doentes com esclerose múltipla."
Viram só...quando eu digo que as pesquisas avançam mais e mais a cada dia, não é brincadeira ou excesso de esperança, é verdade mesmo.
Até mais!
Bjs

8 comentários:

  1. Provavelmente esta proteína é codificada por algum gene, que por algum motivou se ativou em nossas células imunitárias e não é ativo nas demais pessoas, com tudo que já li a respeito percebo que ainda há uma certa resistência de relacionar a EM com fatores genéticos,mas tudo caminha para este lado mesmo. No meu caso precisei me esforçar demais para lembrar que num passado longínquo tive uma tia avó que do nada perdeu movimentos, fala e por fim faleceu. Então posso considerar uma tendência, provavelmente uma predisposição a desenvolver ou não EM. Sabemos que fatores ambientais como calor e stress provocam os surtos. Poisé mas a esperança prevalece.Vamos acreditar. bjs.

    ResponderExcluir
  2. Que ótima notícia, Bruna! Fico feliz em saber que a ciência está evoluindo e como um neurologista me disse uma vez: se eu tratasse somente EM, chegaria o dia em que eu seria como os médicos que eram especialistas em Tuberculose. Com a cura da doença, tais especialistas perderam o campo de atuação e, no dizer do neuro, esse seria o destino dele se não tivesse outras doenças do sistema nervoso.
    Roselle, pelo que sei o calor não provoca surtos, apenas exacerba os sintomas já existentes ou faz perceber um sintoma novo que já tinha início, mas que era ainda pouco percebido.

    ResponderExcluir
  3. Oi Roselle, até onde eu sei, os médicos já falaram sobre a relação entre genética e EM, o que se diz é que ela não é hereditária, ou seja, não se passa de geração em geração. Mas, por poder ser uma modificação genética, tem maior probabilidade em pessoas da mesma família. Entende a diferença?
    E realmente, o calor não causa EM, pode exacerbar sintomas. Eu, por exemplo, me sinto muito bem no calor e muito mal no frio. :-P
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Acredito na teoria de que existe uma prédisposição genética (não hereditariedade)em quem desemvolve EM. Pesquisei exaustivamente e não encontrei nada parecido na minha família. Só atualmente estamos avançando nas pesquisas genéticas, o que leva a crer que a causa da EM esteja aí. Se não já teriam descoberto a causa antes.
    Eu sofro muito no calor: As fadigas ficam mais frequêntes e fortes; minhas forças diminuem, entre outras coisas.
    O Calor extremo exacerba as sequélas já existentes. Mas pelo que eu sei, um forte aquecimento interno do corpo pode sim desencadear um surto da nossa amiguinha EM.

    É muito difícil entender o texto da pesquisa, mas é ótimo saber que as pesquisas estão avançando.

    Bruninha, obrigada pela importante informação!!!
    Beijos com carinho
    da Neyra.

    ResponderExcluir
  5. Bruna, estou postando pela primeira vez. Minha irmã é portadora de EM há dez anos. Nos últimos dois é que a doença realmente tem comprometido sua qualidade de vida. Estou tentando envolver toda a família, marido e filhas, na busca por informações e ajuda para que possam conviver melhor com a doença. Há algum tempo leio seu blog e recentemente ela também tem demonstrado muito intersse. Na semana passada, ela até tentou postar algum comentário, mas não conseguiu. Estou fazendo isso até como teste para poder ajudá-la a postar. Seus posts são muito importante para todos, pacientes e familiares, que se depararam com a EM. Obrigada por sua disponibilidade. Esse último post é realmente um alento para todos. Afinal, a esperança não só de cura, mas de dias melhores, com mais qualidade de vida é que nos move. Bjs
    Salete

    ResponderExcluir
  6. No meu caso o calor é um fato relevante, infelizmente já percebi por duas vezes nestes anos de EM que o calor desencadeou dois surtos, um foi por febre alta.Creio que a doença tenha manifestações que ainda devem ser mais pesquisadas, por exemplo: neuralgia, parestesia, fadiga e muitos outros sintomas relacionados à EM.Bjs à Neyra, Bruna e Tiago e obrigada pela oportunidade maravilhosa de trocarmos idéias por aqui, se tiverem curiosidade visitem meu Bolg: WWW.mensuracões.blogspot.com, fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Roselle, adorei receber um beijo. Beijinhos prá ti também!!!
    Prazer Salete, adorei teu post.
    Realmente este espaço que a Bruninha criou é maravilhoso e muito importante para todos nós esclerosados e simpatizantes. kkkkkkk...
    Beijos para todos.
    Carinho,
    Neyra.

    ResponderExcluir
  8. Bruna, é a primeira vez que venho ao seu blog e achei muito legal a sua iniciativa de escrever sobre a EM na sua vida. Essa troca de experiência é super importante.
    Há uns meses atrás tive duas convulsões, seguidas de problemas na fala, devido ao uso do medicamento Ritalina (pois aos 15 anos fui diagnosticada com Déficit de Atenção), logo fui ao médico e fiz vários exames, foi quando descobri que tinha Esclerose Múltipla. Segundo o médico, a convulsão não teve nada a ver com a EM e sim com o medicamento que eu fazia uso e a descoberta foi por um acaso. Então, por ter pouco tempo, tudo é muito novo, me sinto insegura e estou naquela fase de aprender a lidar com este fato. Muito legal pegar informações aqui.
    Parabéns pelo blog.

    voltarei sempre
    um abraço

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.