sexta-feira, 22 de abril de 2011

Reações adversas

Oi queridos, tudo bem?
Sim, eu sei, fiquei dias sem passar por aqui. Eu admito que deixei o blog meio de lado nos últimos dias. Mas eu tenho uma boa desculpa, que na verdade é bem ruim: Avonex.
Esse remédinho tem me deixado mal das pernas. Aliás, da cabeça também.
Além de me sentir 10 vezes mais cansada que o normal, sentir dores de cabeça frequente e febre nas 24h após tomar o remédio, tenho tido esquecimentos e confusão mental.
Ok, eu sou meio esquecida, mas eu me conheço muito bem e sei que meu pensamento é muito rápido. De uma hora pra outra fiquei lerda. Há alguns dias sentei pra estudar e nada do que eu lia fazia sentido. Não conseguia concatenar as ideias.
Ontem sentei pra escrever um pedaço da minha dissertação e quando li o que havia escrito, parecia que tinha escrito numa língua desconhecida, de tão difícil que estava entender aquelas letrinhas enfileiradas numa frase.
Lógico que bateu um pânico. Mas eu engano bem, principalmente porque meus avós estão aqui e eu prefiro que eles pensem que eu estou muito bem. Não tem porque deixá-los preocupados nos poucos dias que eles ficam comigo.
Como eu mais ou menos me conheço, sabia que isso não era normal. Li e reli a bula do Avonex e está lá escrito na lista de efeitos colaterais possíveis: disfunção psiquiátrica: ideação suicida, depressão, ansiedade, confusão, labilidade emocional, psicose e insônia.
De todas essas coisas, não tenho ideação suicida e psicose. O resto estou sentindo. Já destaquei a bula com canetinha marca texto pra levar pra médica na semana que vem.
Se esses sintomas passarem nas próximas aplicações, ótimo. Senão, vou ter que repensar o tratamento.
Tudo que eu não preciso agora são esses distúrbios psiquiátricos absurdos.
Resumindo: estou bastante preocupada, porque minha vida não é a EM, mas a medicação tá tomando conta da minha vida.
Mas, coisas boas também aconteceram nos últimos dias. Dentre elas, o show do Roxette, que estava muuuuuuuuuuuuuito legal. Se você tem menos que 20 anos, provavelmente não faz ideia do que é Roxette, mas quem é da minha geração sabe que estou falando do show dos maiores hit makers da década de 1990.
Me diverti horrores. Chorei, pulei, gritei e cantei até ficar sem voz.
Eu, Raquel e Vini, antes do show começar.
Só dou nota zero pra área PNE que montaram no Pepsi on Stage: minúscula (não caberia 3 cadeiras de rodas), e sem cadeiras para quem precisasse, como eu e as muitas grávidas que foram no show.
Até mais!
Bjs

12 comentários:

  1. E voce está sintindo algum efeito do medicamento sobre a "tua" EM?

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna, saudades!!!
    Eu tenho sequélas cognitivas da Em. Não tem jeito. Mas, por causa do remédio, não dá né?!!Tens que falar com tua médica. Existe aquela questão chata do risco-benefício que tem que ser muito bem avaliada por ti e pela doutora.
    Mas não se preocupe, ela é ótima e vocês vão chegar a um denominador comum.
    Vai ficar tudo bem!!! Se a EM não é páreo para ti, um remédio é que não vai ser,. Mais uma que vais tirar de letra.
    Beijos querida.
    Paz e Luz.
    FELIZ PÁSCOA!!!

    ResponderExcluir
  3. Respondendo o Luis, minha EM não estava me incomodando em praticamente nada, e por isso que me incomoda mais ainda os sintomas do remédio.
    Neyra querida, obrigado pelas palavras. Dias 29 vou lá na dra. trocar uma ideia sobre isso.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Bruna, tudo bem?

    Estava fazendo uma pesquisa de imagens para um seminário sobre punção lombar e acabei no eu blog...logo começei a ler e fiquei encantada com a maneira que voc~e lida com a doença!
    Sou acadêmica de medicina do último ano e fiz um blog para falar sobre medicina de uma forma bem simples. Você, do seu jeito claro, faz a mesma coisa, mas mostrando o lado do paciente, suas dúvidas e angústias. Parabéns! Já estou seguindo e vou ler sempre!
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  5. Oi Bruna, fiquei preocupada ao ler tuas palavras. Eu tenho estes sintomas como sequelas da minha EM, mas não dá pra aceitar isso como efeito colateral! Rezo para que esse efeitos diminuam e desapareçam nas próximas aplicações, mas caso isso não aconteça, repense. Pra mim, o que mais me incomoda na EM são justamente estes sintomas, pois são eles que me impedem de trabalhar e levar uma vida normal.
    Não deixe de nos dar notícias.

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Corujinha, também adorei teu blog. Vou colocar um link ali na lista de links pro pessoal conhecer também.
    Obrigado pelo prestígio e seja bem vinda!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Bruna, fiquei com racíocinio lento por causa da EM, quando tomo AVONEX minhas sequelas ficam todas exarcebadas, mas por menos de 24hs, depois volto ao normal, o meu atual normal né, mas de efeito colateral mesmo são as dores generalizadas no mais tiro de boa. Espero que a conversa com tua neuro consiga resolver este problema. Beijos e boa sorte, amanhã é minha vez de sofrer heheh

    ResponderExcluir
  8. Oi Bruna! Fiquei chateado com a notícia das tuas reações adversas. Já passei por isso. Mas cada um sente de modo diferente. Uma vez escrevi o que sentia sobre minhas dúvidas. E foi bom. Como vc comentou na reunião da AGAPEM... e se....É sempre uma negação, ou algo que nos deixa um pouco para baixo. Olha, esses sintomas não são permanentes. Descobri coisas muito bacanas depois da EM. Estou aprendendo a lidar com coisas que antes não lidava. Sei lá, por medos, por preguiça, por falta de vontade. Mas a cada dia me sinto melhor e mais fortalecido. Qualquer coisa, estamos aqui... é só dar uma GRITO, ok?
    Abraço e uma FELIZ PÁSCOA

    ResponderExcluir
  9. Pois é Nairo...lidar com a EM pra mim já é bolinho... mas com efeito colateral de remédio eu fico puta mesmo...hehehehe
    Principalmente porque meu trabalho é 100% intelectual...ou seja, se as ideias não se organizarem, fica impossível.
    Obrigado pelo apoio...e olha que eu grito mesmo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Bruna!!! Eu sei bem o que é isso. Passei por faze bem difícil. Mas acredito que ele esteja no fim. Também trabalho com a "cabeça"; "raciocínio"; "lógica". E eu tuve momentos bem difíceis. Agora parece estar melhor.
    Mas fique a vontade, ok? Grite sempre!!!!

    ResponderExcluir
  11. Nairo e Bruninha, meus queridos!!!

    É isso aí!!! Subir numa mesa, se der né, kkkkkkk... e gritar com todas as forças:
    EU QUERO COLO... é muito mais importante do que podemos imaginar.

    Beijinhos
    da Neyra.

    ResponderExcluir
  12. me sentia sozinha com tantas sensações que não gostava de dividir, já preocupo demais meus familiares, e ao me deparar com teu blog senti uma estranha sensação de amparo. Alguém no mundo além de mim sabe o que é isto... na verdade não senti um alívio, senti possibilidades, senti esperança.
    Um beijo desta desconhecida aqui e tb portadora de EM.

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.