quarta-feira, 6 de abril de 2011

E se...

Oi queridos, tudo bem?
Há alguns dias minha amiga Neyra me enviou o convite para a reunião da AGAPEM de abril. Como sempre tenho compromisso no sábado à tarde, fica difícil de participar. Mas, nesse dia 9 já avisei que não vou ao meu compromisso semanal e vou à reunião, conhecer o pessoal (se preparem... hehehe). 
Bom, no email uma coisa me chamou a atenção. O tema da reunião é: "E se..."
Achei curioso, porque em agosto de 2009 escrevi um post sobre isso (aqui ). Eu prefiro deixar os “ses” de lado.  Porque a maioria dos “ses” são pessimistas. Do tipo: E se eu não tivesse EM? E se eu andasse normalmente? E se eu não precisasse de remédios? E se...
Ou, tem pessoas que colocam a vida num “se”: Se acharem a cura pra EM vou ser feliz. Vou ser legal com os outros se forem legais comigo. Se...se...se...
Esse tipo de atitude depende muito dos outros. Na verdade é uma condição. Só faço isso se... Não gosto muito de condições também. Como eu acho que a vida é feita de nossas escolhas (aqui), não acho certo depender da atitude dos outros ou de condições para definir as minhas ações, pensamentos e sentimentos.
Os únicos “ses” que eu tenho na vida são: se fizer frio, vou colocar uma blusa mais quente. Se me der fome, vou comer o que me der vontade. Se alguém for ríspido comigo, vou ser duas vezes mais delicada. Se eu ganhar na mega sena, vou ser mais rica. Se não ganhar, não vou ser mais pobre. E se descobrirem a cura da EM, eu vou ficar feliz. Mas e se não descobrirem enquanto eu estiver viva nessa terrinha, vou ser feliz da mesma forma. 
Como eu disse, o “e se...” nos força a uma relação de condição. E se isso... eu aquilo. 
Veremos sábado qual será o encaminhamento da discussão do “e se...”.
Depois eu conto aqui pra vocês.
De qualquer forma, proponho um exercício à todos. Um exercício de imaginação: e se eu fosse mais tolerante... e se eu aceitasse as fragilidades do meu corpo... e se eu entendesse que na vida a gente precisa se adaptar...
Há alguns dias, um amigo esclerosado me disse: ah, mas eu fico com medo... e se eu acordo mal amanhã.
Desculpem queridos, mas deixemos a prepotência de lado. Não é porque somos esclerosados que temos o super poder de prever o futuro. Porque, sinceramente, ninguém sabe como vai acordar amanhã. Não acham?
A gente até pode (e até acho que deve) planejar o futuro, mas quem vive olhando só ao longe, perde de ver as belas coisas que estão por perto.


Espero ver todos os esclerosados portoalegrenses nesse sábado.
Quando? 09/04
Que horas? 15h30
Onde? Atenção! Este mês a reunião será novamente no salão na Av. Independência, 352, bloco B, salão de festas, Porto Alegre (perto do colégio Rosário)
Para quem? Todos! Sintam-se à vontade para convidar novos portadores e amigos.
tema dessa reunião será: "E se...?"
Pedimos também que quem puder colabore com algum prato e bebida para confraternizarmos ao final. (Já adianto que eu vou levar pão de queijo, ok?!)


Até mais!
Bjs

6 comentários:

  1. Bruna, Olá! Sou recém diagnosticada com EM e me sinto mais perdida do que achada....Vou começar a tomar injeções dia 28 de abril e torço muito para que esse dia demore a chegar porque me apavora tudo isso. Leio tanta coisa feia na internet que confesso, quando achei seu blog, senti meu coração acalmar, pela sinceridade e doçura com que escreve sobre o assunto. Sou novata na era blog, mas vou me informar para ser uma de suas seguidoras. Gostaria muito de poder conversar com você um dia através de email talvez. Obrigada. Até!

    ResponderExcluir
  2. Pati, pode me mandar email quando quiser: bruna.rochasilveira@gmail.com
    Ter EM não é a melhor coisa do mundo, mas também não é a pior!
    Seja bem vinda ao blog!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Bruna, tudo bem? Admiro muito tua postura bem humorada e positiva diante da EM e procuro seguir teu exemplo. Mas meu temperamento é mais depressivo e agressivo então nem sempre dou conta.
    Leu meu post de hoje? Seria importante pra mim tua opinião sobre o assunto, principalmente pelo teu ponto de vista mais positivo...
    http://bit.ly/hncZi9
    abraços

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruna!
    Um grande prazer te conhecer. Bem vinda a AGAPEM.
    Nossas reuniões são sempre no segundo sábado de cada mês.
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Oi Bruna, também comecei um blog. Não é sempre que eu o atualizo, mas gostei da ideía. Talvez siga seu exemplo.
    http://www.nairolague.blogspot.com/

    Abraço

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.