segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Punção lombar

Oi gentes, blz?
Já recebi muitos emails me perguntando sobre punção lombar e hoje percebi que nunca escrevi sobre esse exame. Deve ser porque não o fiz nos últimos anos.
Pois bem, todo mundo que eu conheço fica tremendo de medo antes de fazer esse exame. Comigo não foi diferente da primeira vez. Mas o exame foi tão rápido, mas tão rápido que eu não tive tempo de sentir dor ou agulha.
Pra quem não conhece, esse é um dos exames que os neurologistas pedem quando estão estudando se a criatura tem EM ou não. O exame é feito a partir da coleta de líquido cefalorraquidiano. Simplificando, eles enfiam uma agulha nas suas costas e tiram o líquido que fica dentro da medula. Segundo os médicos, alguns pacientes com EM podem apresentar quantidades anormais de leucócitos e proteínas no líquido cefalorraquidiano. Entretanto, todavia, contudo, pode não apresentar nada de diferente e ainda assim você ter EM. Ou seja, não é um exame conclusivo, mas é importante.
Eu tenho pós-graduação em punção lombar. Fiz 5 desde que tive o diagnóstico. E, por isso, posso falar algumas coisas que podem te ajudar a fazer seu primeiro exame:
1. Não olhe pra agulha. De jeito algum. Nunca olhe a agulha antes do exame. Ah, e nunca olhe o episódio de House em que ele mostra o exame sendo feito. É sério, não olhe.
2. Quando o médico pedir pra você ficar na posição fetal, com as costas arqueadas, peça a ajuda de algum auxiliar de enfermagem, amigo, etc, para segurar você para que você não se "estique" na hora por conta do nervosismo.
3. Fique pelo menos 24h deitado com a cabeça mais baixa que o resto do corpo. Travesseiro é um crime. Eu sei disso porque numa das vezes inventei que não queria fazer xixi na comadre e fui por 1 minuto no banheiro. Foi o suficiente para a maior dor de cabeça da história.
4. Ah, é bom ter algum amigo ou familiar junto, pra ficar conversando com você enquanto o exame é feito. Tranquiliza e o exame passa mais rápido.

Nas 5 vezes que eu fiz, não senti dor alguma nas costas ou no local em que o médico colocou a agulha. Mas eu sei que você só vai ficar mais tranquilo depois que fizer o exame.
Há alguns dias recebi um email duma moça que disse que todos os exames acusavam ela ter EM, mas ela esperava que a punção mostrasse que ela não tinha. Não esperem isso desse exame, principalmente se na Ressonância já acusar as lesões e se seu médico concluir pela clínica que o que você tem é EM. A punção é mais um exame pra saber a quantas anda a EM no seu corpinho.
Então, se você vai fazer uma punção, bom exame. Não vou dizer: fique calmo, fique tranquilo... porque eu sei que isso é quase impossível. Mas desejo um bom exame. Depois conte aqui como foi.
Até mais!
Bjs

65 comentários:

  1. Pra vc ver, Bruna, como as coisas são... a minha irmã nem dor de cabeça sentiu!

    Mas de fato, ela disse que a punçao não doi nada. Quem fica mais nervoso é quem acompanha ela no exame. rsrs

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruninha!!!

    Só fiz este exame uma vez, na época do diagnóstico, há uns 15 anos.
    Como sou obesa precisei fazer sentada. Me apoiei nos ombros de um auxiliar de enfermagem.
    Durante o exame senti dor nas pernas e só. No mais foi tudo bem. Não precisei ter nenhum cuidado depois do exame.
    O exame foi feito por um médico residente com a supervisão do professor. Tranquilo!

    Beijinhos
    da Neyra.

    ResponderExcluir
  3. Oi Bruna, quando fiz a Rm, o médico da Unimed me pediu esse exame,não tive coragem de fazer, pelos horrores que se falam dele na internet, mas no ano passado em outubro, fui encaminhada para o HC, ai não tive como falar nao vou fazer, e fui morrendo de medo, mas, não doeu nada, super rápido, só senti a agulha, mas tudo tranquilo...como a gente sofre por antecipação....rs.

    Bjs.
    Mariana.

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruna,
    Antes do diagnostico, no parto do meu filho, eu tomei uma anestesia na lombar, tipo essa punção e como eu não sabia dessa história de dor de cabeça, eu levantei e usei travesseiro e depois quase morri de dor de cabeça. Foi uma coisa horrorosa que lembro até hoje. Quando estava fazendo exames para confirmar o diagnostico, eu tive que fazer a punçao lombar e fiquei meio apavorada. Não é uma coisa boa não. É bem desagradável... Tem um choque na perna, e eu fiquei tão imóvel com medo de dar errado... Era até engraçado! Nem os olhos eu mexia!!! Rsrsrs Desta vez eu abaixei a cabeceira da cama do hospital e fiquei igual a um morcego com o corpo mais alto que a cabeça... Rsrsrs A enfermeira até assusto quando viu. É bem desagradável, mas foi tranquilo...
    Bjs, Dri

    ResponderExcluir
  5. fiz a puncao lombar ontem, claro q eu vi o epsodio do house e fiquei com medo da dos e do medico nao conseguir o liquido logo de primeira.

    nao senti dor mas o cara so conseguiu o liquido na terceira tentativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voce nao olhou para a gulha ne porque aquilo sim e uma agulha grande

      Excluir
  6. Olá Bruna interessante se blog. Como foi toda sua recuperação após a punço? no me caso me permtiam levanantar para ir ao banheiro e comer. Ainda sinto umas dores de cabeça depois de duas semanas de ter feito o exame. Omédico disse que nao eh da punção pq a dor de cabeça da punção eh muito forte e a minha é pequena, e só aparece depois de umas 6horas de estar em pé. DAs vezes que vc fez as dores sóvinham imediatamente após vc se levantar? bjs!! Regina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!! Fiz ontem esse exame! Estou com muita dor no corpo todo! Uma pressão nos órgãos!! E muita dor de cabeça! Ontem tomei dois remédios Advil e logo pela manhã um Dorflex!! Até pra respirar dói!! Estou preocupada com esse nível de dor!

      Excluir
  7. Regina, todas as vezes que eu fiz o exame tive a mesma instrução: não levante a cabeça de forma alguma por pelo menos 24h. Provavelmente as tuas dores de cabeça são ainda da punção. A única vez que eu levantei (pra ir ao banheiro e comer), senti dor por 2 semanas. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá Bruna,

    eu fiz a punção há 4 dias e as dores de cabeça não passam... o que tomavam pra dor? é k só dói qd me levanto... o estranho é k no dia a seguir à punção fiz uma vida normal e nada me doía... acho k estou a pagar tudo agora :/

    Obrigada pelo blog, Beijinhos, Cat

    ResponderExcluir
  9. Cat, uma das coisas que ajuda é hidratar bastante o corpo, ou seja, tomar muita água, muito líquido.
    Eu tomava analgésica normal e não funcionava de nada tb.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. O problema na verdade, foi você não fazer repouso 24h depois da punção... como eu já fiz um dia... :-P

    ResponderExcluir
  11. oi eu fiz uma punção lombar a 18 dias, depois do exame comecei a sentir dor no local onde foi feita a punção, e agora sinto mais dor do que eu estava sentindo antes. Fui ao hospital e o medico nao sabe o porque, e me passou fisioterapia e antiflamatorio. gostaria de saber pq eu estou sentindo essa dor?

    ResponderExcluir
  12. Oi Dinha, realmente não sei o que te responder. A punção pode doer no local, normalmente quando pega alguma terminação nervosa. Mas passa.
    Eu não faria novamente com o mesmo médico... hehehe
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Ei bruna, pois é parece que atingiram um nervo na hora da punção, passei 10 dias tomando anti-inflamatório e agora estou fazendo fisioterapia. Fiquei muito preocupada, mas agora to melhor..Muito obrigado!!!!

    ResponderExcluir
  14. Alguns anos atrás, devido à suspeita de meningite, meus dois filhos (por volta de 9 e 10 anos) fizeram essa punção no hospital. Minha filha não teve nada, ficou ótima logo após o exame, já meu filho (9 anos), teve dores fortíssimas na coluna poucos minutos depois e nem conseguia andar nem sentar. Precisou ficar na cadeira de rodas do hospital, que estava lotado e não tinha uma cama disponível pra ele deitar. Passou toda a madrugada com muita dor, deitado no banco do carro aguardando o resultado do exame. Foi para casa, dormiu e quando acordou não sentiu nada, mas de repente, logo que levantou da cadeira da cozinha, voltou a sentir dores fortíssimas, ele gritava, berrava nem uma posição que ficava melhorava,nem deitado na cama. Eu fiquei desesperada, não sabia o que fazer. Levei de volta ao hospital, lhe deram um remédio e ele não sentiu mais nada depois. Até hoje não consegui entender o que houve (ele não era um menino dengoso, muito pelo contrário)e minha filha não sentiu nadinha.Tenho muito medo de que ele precise fazer esse exame de novo e volte a sentir tudo isso, pois eu pensei que tinha ficado paraplégico, foi horrível!

    ResponderExcluir
  15. Anormal é a tua filha não ter sentido nada... não é dengo, é dor mesmo. E dor insuportável.
    Eu também não quero ter que fazer de novo, mas se tiver, paciência, vou lá e passo tudo de novo :-P
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há 3 dias fiz uma punção dessa...Só digo uma coisa : Prefiro a morte do q fazer isso uma outra vez...Eu quase morri de tanta dor na cabeça e enjoo...Vomitei tanto q quase me acabo...Isso é exame do cão. Pior é q ainda estou sentindo td isso.

      Excluir
  16. Oi gente!!
    estou mto preocupada! faz 15 hoje q fiz uma pulção lombar e não consigo ficar em pé de tanta dor de cabeça, no dia q fiz já sai do hospital com esta dor e eles me disseram q era normal, tampouco seguiram o procedimento de que deveria ficar deitada com a cabeça mais baixo e tomando agua!! só me deram agua pq eu fui até o enfermeiro e pedi!! sinceramente não sei o que fazer...esta dor não me permie ficar em pé!!

    ResponderExcluir
  17. Se faz tantos dias, acho que o melhor é procurar o médico. Bjs

    ResponderExcluir
  18. nossa...qdo fiz punção, me furaram 8 vezes p/ conseguir extrair o liquor, mas foi com anestesia, então nem senti dor. Só sentia algumas vezes minha perna mexendo sozinha qdo eles enfiavam a agulha. Infelizmente já tinha visto o episódio de House, fiquei mt desesperada, chorando mt e agarrada no pobre do enfermeiro. Ah, fiz sentada, e o engraçado, é que tenho uma tattoo na lombar, de um coração, e foi bem no meio do coração as furadas...Estranho, foi q logo depois do exame(tava internada), levantei p/ fazer xixi, daí saí do hospital depois de 2 dias, e só fui sentir os sintomas depois de uma semana...uma enxaqueca TERRÍVEL junto com as dores no corpo(por conta da pulsoterapia)!

    ResponderExcluir
  19. Oie, bom dia todos
    Tenho que realizar a punção lombar, ate então estou tranquilo , ja vi em videos o procedimento médico como é realizado... quero saber se alguém fez a punção lombar aqui no rio de janeiro e se pode me fornecer o endereço e telefone ( clínica/hospital ),pra que eu possa marcar minha punção ?!!!

    ResponderExcluir
  20. Bom dia, estou encontrando dificuldade de encontrar clínica no Rio de Janeiro para realizar esse exame! Alguém sabe alguma para me indicar? Desde já agradeço a atenção.

    Obrigada. Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, entra em contato com a Apemerj que eles devem saber.
      https://www.facebook.com/apemerj?fref=ts
      Bjs

      Excluir
  21. Olá Pessoal!
    Eu preciso fazer esse exame "sinistro", só que ninguém me falou em internação, falaram que eu faria a coleta do liquor e " um abraço" ! teria que voltar pra casa e ficar deitada por 24hs, é isso? e tem mais! vou fazer em Sp, e moro em Campinas, 100km de distancia e disseram que não tem importância será????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nãããããão faz isso Monica! Hehehehehe
      Sério, vais ficar com uma dor de cabeça te-ne-bro-sa por uns 15 dias se erguer a cabeça e, ainda por cima, viajar. O negócio é arrumar um local pra passares as 24h deitadinha antes de viajar. Aí em Campinas não tem nenhum lugar que faça não?
      Bjs

      Excluir
  22. VOU FAZER ESSE EXAME,E CERTO O EMATOLOGISTA FAZER ESSE EXAME ME MIM?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ele for um médico que tem prática nesse procedimento, sim.
      Abs.

      Excluir
  23. É parece que tudo indica que também sou uma "esclerosada" como você Bruna, vou ter que realizar uma punção também e tenho um pouco de receio, mas estou muito confiante que vai dar tudo certo, o que me dá medo são as dores de cabeça, já sofro com enxaquecas imagino sentir durante dias.

    ResponderExcluir
  24. Brunaaaaaa

    Me ajuda pelo amor de qualquer coisa, ja tem três dias q a dor d cabeça nao passa, nao posso ficar em pé q ela vem tao forte q quero fazer xixi, da pul, as vezes vômito...o remedio q o medico passou as vezes nao dao efeito so passa se eu deitar, existe algo mais p aliviar a dor...´´senhooor me ajude``

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vixi Max, não sei nem o que te dizer. Porque, infelizmente, eu ainda não descobri nada que melhore essa dor não. O negócio é não ficar de pé 24h depois do exame. Se você chegou a levantar, sentar, aí, só esperando os dias passarem mesmo.
      Bjs

      Excluir
  25. Oi,eu fiz o exame de punção na segunda feira dia 9,ate ai tudo bemna fiquei com tontura depois que fiz o exame fiquei uns minuto sentada pra não sentir tontura ou dor e quando terminei a medica não disse se precisava ficar de repouso,mas depois que fiz o exame comecei a sentir dor na quarta feira e ainda está doendo muito,tanto que não consigo ficar com a coluna reta que DOI,tenho que fica curvada,e eh bem na rwgioa lombar,não sei se tem a ver com exame. O que devo fazer pra dor passar?

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Oi,eu fiz o exame de punção na segunda feira dia 9,ate ai tudo bemna fiquei com tontura depois que fiz o exame fiquei uns minuto sentada pra não sentir tontura ou dor e quando terminei a medica não disse se precisava ficar de repouso,mas depois que fiz o exame comecei a sentir dor na quarta feira e ainda está doendo muito,tanto que não consigo ficar com a coluna reta que DOI,tenho que fica curvada,e eh bem na rwgioa lombar,não sei se tem a ver com exame. O que devo fazer pra dor passar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi, pode ter a ver com o exame sim, mas tu vai ter que falar com a médica que fez o exame pra ver o que aconteceu. Eu, particularmente, não sei o que fazer não. E também nunca senti dor no local do exame em nenhum dos 5 que fiz. Corre lá na médica e pede uma solução pra ela!
      Bjs

      Excluir
  28. Olá, meu nome é Karina. Vou ter que fazer este exame para confirmar o diagnóstico de esclerose múltipla. Vou a um laboratório indicado pela médica. Minha dúvida é a seguinte: como vou retornar para casa se é necessário o repouso após o exame? Mesmo com o banco do carro reclinado, não é a mesma coisa que fazer internada. E pra comer? Ir ao banheiro depois em casa? Vc teria alguma indicação de medico que possa me internar para fazer o exame internada para fazer as 24 horas de repouso depois? Sou de SP e estou com mais medo do "depois" do exame do que do exame em si. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karina, tudo bem contigo? Depois da primeira vez, que eu levantei a cabeça e me arrependi horrores, as outras 4 vezes eu fiz internada e fiquei deitada até sem travesseiro por 24h. Comia deitada, fazia xixi na comadre e tomava muito líquido.
      Se você não vai fazer internada, toma muito líquido e fica o máximo que der deitada.
      Aí em SP eu não conheço ninguém. Mas e se tu tentar falar com o médico que te pediu o exame pra fazer internada? Será que não consegue?
      Manda um email: bruna.rochasilveira@gmail.com
      Bjs

      Excluir
  29. ola! Eu fiz o exame há 3 dias e ainda sinto muitas dores na nuca, só deitado é que estou bem. Eu passei as 24h no hospital só que tive com o travesseiro, quanto tempo levará a passar estas dores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu tive dor depois da punção, durou umas 2 semanas... dava vontade de ficar dopada de tanta dor. Toma muito líquido e fica em repouso que ajuda. Mas, infelizmente, pode demorar uns diazinhos...
      Bjs

      Excluir
    2. Hoje senti-me muito melhor, mas só ao fim de 7dias. Esta foi a segunda vez que fiz a punção mas desta vez usei almofada e quase de certeza que foi isso que me fez ter estas dores de cabeça..
      Bjs

      Excluir
  30. Fiz o procedimento dia 17.09 quinta-feira, ás 07:30 da manhã, e desde então passei a sentir uma dor de cabeça forte e muito perturbadora, passei a sexta e o sábado durante a manhã em repouso, porem a dor persistia, resolvi caminhar para ver se me sentia melhor e não aguentei mais que 20 minutos caminhando, tive fortes tonturas e vomito, voltei e passei o restante do sábado de cama, hoje já é domingo, a dor no corpo (pescoço, lombar, tórax e coluna) melhoraram um pouco, entretanto a dor de cabeça segue forte. Amanha volto a trabalhar e está dor só tranquiliza quando estou imóvel e deitado. Estou muito preocupado, ás vezes acho que vou ficar eternamente assim. Tomei Dorflex, Lisador, entre outros relaxantes muscular, mas a dor de cabeça não passa.

    Nunca mais quero fazer este exame, a técnica em si não dói absolutamente nada, mas o pós é muito doloroso e traumático.

    Demora quantos dias para passar isso? Meu Deus!

    ResponderExcluir
  31. Fiz ontem e foi horrível. O residente me perfurou mais de 6x, tirei até foto como não foi mentira. Só depois o médico responsável fez o procedimento com apenas uma tentativa. Fiquei com as pernas dormentes e uma dor terrível nas costas. Espero não precisar mais. O médico tem quase certeza que é EM, pediu esse exame e RM do crânio (já fiz 4), tórax e coluna. Tenho esperança que não seja.

    ResponderExcluir
  32. Oi, pessoal! Colhi o liquor ontem e mantive o repouso em casa. Não senti dor de cabeça, mas muita, muita aflição durante o exame. Ainda bem que estava acompanhada da minha tia, que é enfermeira. Me aliviou bastante. Imprescindível ir acompanhado fazer esse exame. Fiz o exame pra investigar EM. Mas o único sintoma que eu tinha ( pq nem sinto mais no.momento) é o formigamento nas pernas. O problema é que na ressonância apareceu um sinalzinho que a minha médica disse que pode ser desmielinizante. Pode ser. Não tem certeza. Se o liquor não é conclusivo, como vou saber se tenho ou não?
    Ah, e desde que estou convivendo com a incerteza do diagnóstico, tenho ficado bastante tensa. Mas todo mundo com quem eu converso diz que o tratamento é bastante efetivo. Gostaria de saber como é conviver com EM? Tenho medo pq me casei há pouco e gostaria muito de ser mãe. Obrigada!

    ResponderExcluir
  33. Fis a coleta do licor dia 21 hoje e dia 25 já voltei duas vezes PR a unimed no primeiro dia foram dor no local e coluna depois dores horríveis na cabeça e nuca e o médico disse que poderá seguir mas 10 dias pela frente não consigo ficar em pé estando deitada fico bem que pós exame horrível

    ResponderExcluir
  34. Fis a coleta do licor dia 21 hoje e dia 25 já voltei duas vezes PR a unimed no primeiro dia foram dor no local e coluna depois dores horríveis na cabeça e nuca e o médico disse que poderá seguir mas 10 dias pela frente não consigo ficar em pé estando deitada fico bem que pós exame horrível

    ResponderExcluir
  35. Fis a coleta do licor dia 21 hoje e dia 25 já voltei duas vezes PR a unimed no primeiro dia foram dor no local e coluna depois dores horríveis na cabeça e nuca e o médico disse que poderá seguir mas 10 dias pela frente não consigo ficar em pé estando deitada fico bem que pós exame horrível

    ResponderExcluir
  36. Fis a coleta do licor dia 21 hoje e dia 25 já voltei duas vezes PR a unimed no primeiro dia foram dor no local e coluna depois dores horríveis na cabeça e nuca e o médico disse que poderá seguir mas 10 dias pela frente não consigo ficar em pé estando deitada fico bem que pós exame horrível

    ResponderExcluir
  37. Olá o meu nome é Matilde, sou portuguesa e tenho 13 anos!Fiz punção Lombar à cerca de 3 semanas, n fiz por causa de nenhum diagnóstico mas sim por causa de uma lesão, é estranho mas neste caso foi necessário eu fiz uma lesão na coluna a jogar futebol e dps de várias radios e esses exames tds n sabiam o que se passava, eu tava cheia de dores mal conseguia andar! Foi então que a médica me disse que a única solução era fazer punção lombar, eu aceitei, nnc tinha feito e tava um pouco nervosa, eu tava com 2 amigos(rapazes), começei a conversar com eles e passou-me o nervosismo. Quando o Enfermeiro me chamou senti uma ansiedade mas foi super calma e com os meus amigos que entraram cmg, eu conhecia bem o Enfermeiro e ele tb me conhecia bem, ele foi mt sincero e disse-me "olha princesa n te vou mentir, isto dói um bocado" e eu fiquei "ah,obrigado por seres sincero", e ele "de nd pequena,mas eu conheço-te e sei que és mt forte" e dps eu agradeço e chegou a hora do exame, eu fiquei na posição fetal com um dos meus amigos à minha frente a dar-me as mãos e o outro a trás caso fosse necessário segurar-me o que n precisou de acontecer, Meu foi uma dor horrível, foi o único "exame" que envolve agulhas em que chorei! N gritei n nd dessas cenas pk n sou dessas que fazem escândalos aliás odeio isso, e n chorei alto só me escorriam lágrimas mas eu tava calada! Mas doeu-me imenso e fiquei uma semana e tal com a zona dorida! Embora dps do exame n tive de ficar deitada nem nada dessas cenas, a única indicação foi n fazer esforços pesados e beber mt água

    ResponderExcluir
  38. Olá! Irei fazer o exame numa clínica no Rio de Janeiro e moro em MG. Vou ficar num Hotel mas terei que levantar após o exame, ir para o carro e me deitar somente no Hotel. Esse tempinho me causará dor? Eu sofro com exaquecas desde os 6 anos de idade e não estou disposta a sentir dor.. Acontece que meu médico só aceita essa clínica :( O que fazer nesse caso? :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz dessa forma uma vez e correu tudo bem.
      Foi uma hora de carro até eu chegar em casa.

      Excluir
  39. Oi! Fiz a pulsão lombar na quarta feira, e estou de repouso desde então, mas a dor de cabeça ao levantar é terrível.Tive o diagnóstico de EM no final do ano passado,mas convivo com esta doença a muito tempo, pois perdi minha mãe a 3 anos com EM, e meu irmão mais velho tb foi diagnosticado ano passado. Deus sabe o que faz.

    ResponderExcluir
  40. Bom... estava com suspeita de meningite e a doutora que estava de plantão falou que eu teria que fazer a tal de "punção lombar" e eu nuncaaa tinha ouvido falar desse exame. Meu pai apenas falou que tirariam um liquido da minha medula e fiquei bem tranquila. Fui lá e nem fiquei nervosa porque não fazia ideiaaa de como funcionava (graças a deus kkk).
    Enfim... a doutora foi fazer em mim e teve que enfiar e tirar a agulha algumas,muitas, vezes e duas delas acho que tocou em algum nervo e me deu um choque muito forte no pé e perna. Sem sucesso a doutora chamou outra para tentar tirar o liquido e me furou mais algumas vezes e não conseguiu dizendo que eu estava desidratada... ja se passaram 7 dias e ainda sinto dor no local e nas costas inteira. No final a neuro me fez alguns testes e não estava com meningite graças a deus!! Porém continuo com muita dor e esses remedios não estão adiantando muito...

    ResponderExcluir
  41. Fiquei 15 dias com dor...levantei a cabeça e deu problema. O jeito é repouso e hidratar muito. E analgesico com cafeina ajudou a tornar suportavel, alem de tramal e relaxante muscular.

    ResponderExcluir
  42. Eu sofri um AVC EM 2006, aos trinta anos de idade. Agora em inicio de 2015 sofri mais um AVC, endo que havia sofrido diversos AVCs transitorios. Tive desmaios e muitas quedas da propria altura. Hoje em dia convivo ainda com as sequelas do ultimo AVC, tais como, dor no lado direito do corpo, no braco e na perna, formigamento dos mesmos e muita dor de cabeca, de tempos em tempos. Tomo todos medicamentos contra hipertensao. Realizei um ciruria cardiaca para correcao de um Forame Oval Patente em 2016. Desde entao tomo AAS e o remedio receitado de maneira continua. O meu neurologista indicou a puncao lombar para verificar a pressao intracraniana. Sera que ele pode estar desconfiado que posso ser portador de Esclerose Multipla???? Pode enviar sua resposta para meu e-mailpor gentileza?? jpschmidt41@bol.com.br
    Muito obrigado pela tua atencao e desprendimento. Te admiro pela tua forca de vontade e pelo teu prazer em viver. Anderson Luis Schmidt Sao Leopoldo/RS.

    ResponderExcluir
  43. Olá, tem duas horas que fiz minha punção lombar, meu caso aparentemente e diferente, sinto dores de cabeça constantes q nem com morfina passa. Bom. Em relação a punção foi super tranquila. Com uma hora já estava de pé comendo e caminhando. Tudo "normal"
    Abraços Paloma

    ResponderExcluir
  44. Eu fiz uma pulsão na coluna e o doutor perdeu o líquido e logo em 20 minutos em seguida veio fazer o exame denovo ai não conseguiu mas cravou a agulha num dos meus nervos e fiquei quase sem andar isso ja tem uns 45dias e eu não consigo andar normal e sinto dormência em todo o lado direito comoeu fiquei assimdepois de uma punsão que todas as vezes que eu fiz nunca fiquei assim e quando entrei no hospital eu estava normal e agora alguém pode me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente desculpe mas não foi eu quem fiz más sim minha esposa Paula Suelen

      Excluir
  45. Também passei por esse exame e pela experiência que tive buscando em vários lugares como era, acabei fazendo um vídeo e relatando o caso no meu blogger. https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2593757584555565709#editor/target=post;postID=3634900535679437916;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=0;src=postname

    ResponderExcluir
  46. Fiz ontem, não doeu nada, mas agora estou com muita dor na região lombar.

    ResponderExcluir
  47. eu já fiz 4 pulsão lombar em 3 delas não senti dor alguma mas na última senti choque no pe, e muita dor, levou 40 minutos, e reclamei, depois descobri que não foi usado anestesia. EntÃO UMA DICA EXIJA ANESTESIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz uma outra ha duashoras, até agora está tudo certo.

      Excluir
  48. A três dias fiz esse exame e estou com muita dor na coluna e na cabeça ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na primeira vez que fiz, a dor lombar durou uns quatro dias e a dor de cabeça umas três semanas.

      Excluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.