segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Punção lombar

Oi gentes, blz?
Já recebi muitos emails me perguntando sobre punção lombar e hoje percebi que nunca escrevi sobre esse exame. Deve ser porque não o fiz nos últimos anos.
Pois bem, todo mundo que eu conheço fica tremendo de medo antes de fazer esse exame. Comigo não foi diferente da primeira vez. Mas o exame foi tão rápido, mas tão rápido que eu não tive tempo de sentir dor ou agulha.
Pra quem não conhece, esse é um dos exames que os neurologistas pedem quando estão estudando se a criatura tem EM ou não. O exame é feito a partir da coleta de líquido cefalorraquidiano. Simplificando, eles enfiam uma agulha nas suas costas e tiram o líquido que fica dentro da medula. Segundo os médicos, alguns pacientes com EM podem apresentar quantidades anormais de leucócitos e proteínas no líquido cefalorraquidiano. Entretanto, todavia, contudo, pode não apresentar nada de diferente e ainda assim você ter EM. Ou seja, não é um exame conclusivo, mas é importante.
Eu tenho pós-graduação em punção lombar. Fiz 5 desde que tive o diagnóstico. E, por isso, posso falar algumas coisas que podem te ajudar a fazer seu primeiro exame:
1. Não olhe pra agulha. De jeito algum. Nunca olhe a agulha antes do exame. Ah, e nunca olhe o episódio de House em que ele mostra o exame sendo feito. É sério, não olhe.
2. Quando o médico pedir pra você ficar na posição fetal, com as costas arqueadas, peça a ajuda de algum auxiliar de enfermagem, amigo, etc, para segurar você para que você não se "estique" na hora por conta do nervosismo.
3. Fique pelo menos 24h deitado com a cabeça mais baixa que o resto do corpo. Travesseiro é um crime. Eu sei disso porque numa das vezes inventei que não queria fazer xixi na comadre e fui por 1 minuto no banheiro. Foi o suficiente para a maior dor de cabeça da história.
4. Ah, é bom ter algum amigo ou familiar junto, pra ficar conversando com você enquanto o exame é feito. Tranquiliza e o exame passa mais rápido.

Nas 5 vezes que eu fiz, não senti dor alguma nas costas ou no local em que o médico colocou a agulha. Mas eu sei que você só vai ficar mais tranquilo depois que fizer o exame.
Há alguns dias recebi um email duma moça que disse que todos os exames acusavam ela ter EM, mas ela esperava que a punção mostrasse que ela não tinha. Não esperem isso desse exame, principalmente se na Ressonância já acusar as lesões e se seu médico concluir pela clínica que o que você tem é EM. A punção é mais um exame pra saber a quantas anda a EM no seu corpinho.
Então, se você vai fazer uma punção, bom exame. Não vou dizer: fique calmo, fique tranquilo... porque eu sei que isso é quase impossível. Mas desejo um bom exame. Depois conte aqui como foi.
Até mais!
Bjs

30 comentários:

  1. Pra vc ver, Bruna, como as coisas são... a minha irmã nem dor de cabeça sentiu!

    Mas de fato, ela disse que a punçao não doi nada. Quem fica mais nervoso é quem acompanha ela no exame. rsrs

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruninha!!!

    Só fiz este exame uma vez, na época do diagnóstico, há uns 15 anos.
    Como sou obesa precisei fazer sentada. Me apoiei nos ombros de um auxiliar de enfermagem.
    Durante o exame senti dor nas pernas e só. No mais foi tudo bem. Não precisei ter nenhum cuidado depois do exame.
    O exame foi feito por um médico residente com a supervisão do professor. Tranquilo!

    Beijinhos
    da Neyra.

    ResponderExcluir
  3. Oi Bruna, quando fiz a Rm, o médico da Unimed me pediu esse exame,não tive coragem de fazer, pelos horrores que se falam dele na internet, mas no ano passado em outubro, fui encaminhada para o HC, ai não tive como falar nao vou fazer, e fui morrendo de medo, mas, não doeu nada, super rápido, só senti a agulha, mas tudo tranquilo...como a gente sofre por antecipação....rs.

    Bjs.
    Mariana.

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruna,
    Antes do diagnostico, no parto do meu filho, eu tomei uma anestesia na lombar, tipo essa punção e como eu não sabia dessa história de dor de cabeça, eu levantei e usei travesseiro e depois quase morri de dor de cabeça. Foi uma coisa horrorosa que lembro até hoje. Quando estava fazendo exames para confirmar o diagnostico, eu tive que fazer a punçao lombar e fiquei meio apavorada. Não é uma coisa boa não. É bem desagradável... Tem um choque na perna, e eu fiquei tão imóvel com medo de dar errado... Era até engraçado! Nem os olhos eu mexia!!! Rsrsrs Desta vez eu abaixei a cabeceira da cama do hospital e fiquei igual a um morcego com o corpo mais alto que a cabeça... Rsrsrs A enfermeira até assusto quando viu. É bem desagradável, mas foi tranquilo...
    Bjs, Dri

    ResponderExcluir
  5. fiz a puncao lombar ontem, claro q eu vi o epsodio do house e fiquei com medo da dos e do medico nao conseguir o liquido logo de primeira.

    nao senti dor mas o cara so conseguiu o liquido na terceira tentativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voce nao olhou para a gulha ne porque aquilo sim e uma agulha grande

      Excluir
  6. Olá Bruna interessante se blog. Como foi toda sua recuperação após a punço? no me caso me permtiam levanantar para ir ao banheiro e comer. Ainda sinto umas dores de cabeça depois de duas semanas de ter feito o exame. Omédico disse que nao eh da punção pq a dor de cabeça da punção eh muito forte e a minha é pequena, e só aparece depois de umas 6horas de estar em pé. DAs vezes que vc fez as dores sóvinham imediatamente após vc se levantar? bjs!! Regina

    ResponderExcluir
  7. Regina, todas as vezes que eu fiz o exame tive a mesma instrução: não levante a cabeça de forma alguma por pelo menos 24h. Provavelmente as tuas dores de cabeça são ainda da punção. A única vez que eu levantei (pra ir ao banheiro e comer), senti dor por 2 semanas. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá Bruna,

    eu fiz a punção há 4 dias e as dores de cabeça não passam... o que tomavam pra dor? é k só dói qd me levanto... o estranho é k no dia a seguir à punção fiz uma vida normal e nada me doía... acho k estou a pagar tudo agora :/

    Obrigada pelo blog, Beijinhos, Cat

    ResponderExcluir
  9. Cat, uma das coisas que ajuda é hidratar bastante o corpo, ou seja, tomar muita água, muito líquido.
    Eu tomava analgésica normal e não funcionava de nada tb.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. O problema na verdade, foi você não fazer repouso 24h depois da punção... como eu já fiz um dia... :-P

    ResponderExcluir
  11. oi eu fiz uma punção lombar a 18 dias, depois do exame comecei a sentir dor no local onde foi feita a punção, e agora sinto mais dor do que eu estava sentindo antes. Fui ao hospital e o medico nao sabe o porque, e me passou fisioterapia e antiflamatorio. gostaria de saber pq eu estou sentindo essa dor?

    ResponderExcluir
  12. Oi Dinha, realmente não sei o que te responder. A punção pode doer no local, normalmente quando pega alguma terminação nervosa. Mas passa.
    Eu não faria novamente com o mesmo médico... hehehe
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Ei bruna, pois é parece que atingiram um nervo na hora da punção, passei 10 dias tomando anti-inflamatório e agora estou fazendo fisioterapia. Fiquei muito preocupada, mas agora to melhor..Muito obrigado!!!!

    ResponderExcluir
  14. Alguns anos atrás, devido à suspeita de meningite, meus dois filhos (por volta de 9 e 10 anos) fizeram essa punção no hospital. Minha filha não teve nada, ficou ótima logo após o exame, já meu filho (9 anos), teve dores fortíssimas na coluna poucos minutos depois e nem conseguia andar nem sentar. Precisou ficar na cadeira de rodas do hospital, que estava lotado e não tinha uma cama disponível pra ele deitar. Passou toda a madrugada com muita dor, deitado no banco do carro aguardando o resultado do exame. Foi para casa, dormiu e quando acordou não sentiu nada, mas de repente, logo que levantou da cadeira da cozinha, voltou a sentir dores fortíssimas, ele gritava, berrava nem uma posição que ficava melhorava,nem deitado na cama. Eu fiquei desesperada, não sabia o que fazer. Levei de volta ao hospital, lhe deram um remédio e ele não sentiu mais nada depois. Até hoje não consegui entender o que houve (ele não era um menino dengoso, muito pelo contrário)e minha filha não sentiu nadinha.Tenho muito medo de que ele precise fazer esse exame de novo e volte a sentir tudo isso, pois eu pensei que tinha ficado paraplégico, foi horrível!

    ResponderExcluir
  15. Anormal é a tua filha não ter sentido nada... não é dengo, é dor mesmo. E dor insuportável.
    Eu também não quero ter que fazer de novo, mas se tiver, paciência, vou lá e passo tudo de novo :-P
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi gente!!
    estou mto preocupada! faz 15 hoje q fiz uma pulção lombar e não consigo ficar em pé de tanta dor de cabeça, no dia q fiz já sai do hospital com esta dor e eles me disseram q era normal, tampouco seguiram o procedimento de que deveria ficar deitada com a cabeça mais baixo e tomando agua!! só me deram agua pq eu fui até o enfermeiro e pedi!! sinceramente não sei o que fazer...esta dor não me permie ficar em pé!!

    ResponderExcluir
  17. Se faz tantos dias, acho que o melhor é procurar o médico. Bjs

    ResponderExcluir
  18. nossa...qdo fiz punção, me furaram 8 vezes p/ conseguir extrair o liquor, mas foi com anestesia, então nem senti dor. Só sentia algumas vezes minha perna mexendo sozinha qdo eles enfiavam a agulha. Infelizmente já tinha visto o episódio de House, fiquei mt desesperada, chorando mt e agarrada no pobre do enfermeiro. Ah, fiz sentada, e o engraçado, é que tenho uma tattoo na lombar, de um coração, e foi bem no meio do coração as furadas...Estranho, foi q logo depois do exame(tava internada), levantei p/ fazer xixi, daí saí do hospital depois de 2 dias, e só fui sentir os sintomas depois de uma semana...uma enxaqueca TERRÍVEL junto com as dores no corpo(por conta da pulsoterapia)!

    ResponderExcluir
  19. Oie, bom dia todos
    Tenho que realizar a punção lombar, ate então estou tranquilo , ja vi em videos o procedimento médico como é realizado... quero saber se alguém fez a punção lombar aqui no rio de janeiro e se pode me fornecer o endereço e telefone ( clínica/hospital ),pra que eu possa marcar minha punção ?!!!

    ResponderExcluir
  20. Bom dia, estou encontrando dificuldade de encontrar clínica no Rio de Janeiro para realizar esse exame! Alguém sabe alguma para me indicar? Desde já agradeço a atenção.

    Obrigada. Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, entra em contato com a Apemerj que eles devem saber.
      https://www.facebook.com/apemerj?fref=ts
      Bjs

      Excluir
  21. Olá Pessoal!
    Eu preciso fazer esse exame "sinistro", só que ninguém me falou em internação, falaram que eu faria a coleta do liquor e " um abraço" ! teria que voltar pra casa e ficar deitada por 24hs, é isso? e tem mais! vou fazer em Sp, e moro em Campinas, 100km de distancia e disseram que não tem importância será????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nãããããão faz isso Monica! Hehehehehe
      Sério, vais ficar com uma dor de cabeça te-ne-bro-sa por uns 15 dias se erguer a cabeça e, ainda por cima, viajar. O negócio é arrumar um local pra passares as 24h deitadinha antes de viajar. Aí em Campinas não tem nenhum lugar que faça não?
      Bjs

      Excluir
  22. VOU FAZER ESSE EXAME,E CERTO O EMATOLOGISTA FAZER ESSE EXAME ME MIM?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ele for um médico que tem prática nesse procedimento, sim.
      Abs.

      Excluir
  23. É parece que tudo indica que também sou uma "esclerosada" como você Bruna, vou ter que realizar uma punção também e tenho um pouco de receio, mas estou muito confiante que vai dar tudo certo, o que me dá medo são as dores de cabeça, já sofro com enxaquecas imagino sentir durante dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai dar tudo certo sim! Torcendo por vc!
      Bjs

      Excluir
  24. Brunaaaaaa

    Me ajuda pelo amor de qualquer coisa, ja tem três dias q a dor d cabeça nao passa, nao posso ficar em pé q ela vem tao forte q quero fazer xixi, da pul, as vezes vômito...o remedio q o medico passou as vezes nao dao efeito so passa se eu deitar, existe algo mais p aliviar a dor...´´senhooor me ajude``

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vixi Max, não sei nem o que te dizer. Porque, infelizmente, eu ainda não descobri nada que melhore essa dor não. O negócio é não ficar de pé 24h depois do exame. Se você chegou a levantar, sentar, aí, só esperando os dias passarem mesmo.
      Bjs

      Excluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.