quinta-feira, 6 de maio de 2010

Motricidade

Oi amigos, blz?
Apesar do mundo ser digital, de podermos fazer tudo pelo computador, eu ainda sou fã do lápis e do papel. Talvez seja porque fui alfabetizada assim.
Só sei que as idéias vem melhor quando escrevo no papel. E tem que ser de lápis, pra poder apagar e reescrever quantas vezes quiser. Talvez seja até mais fácil escrever e reescrever no computador, mas escrevo melhor com meus garranchos no caderno.
Em um dos meus surtos, fiquei com os braços molinhos molinhos. Era como ter um peso pendurado no corpo, não um braço. Aliás, dois. Foi difícil (leia mais aqui), mas aos poucos consegui mexer de novo os braços e mãos. Logo que voltei às aulas no colégio (quase um mês de faltas), só escutava a aula.
Aí foram testes e mais testes com trocentos tipos de lápis, lapiseira e canetas, pra ver qual era o melhor. Até que achamos uma borrachinha que era colocada no lápis, engrossando ele, pra que eu conseguisse segurá-lo. A mãe disse que se não desse, ia colocar o lápis dentro de um sabugo de milho... não seria bonito, mais funcionaria. Felizmente não foi preciso.
Lembrei dessa história porque demorei pra achar um bom lápis novamente. Mês passado fui numa papelaria, que tinha uma prateleira cheinha de lápis dos mais variados tipos. E eu fiquei testando pra ver qual era mais fácil de segurar. Achei um que é todo oitavadinho e mais grosso que os demais. Lápis de criança...hehehe
Eu sei, existem lapiseiras grossas com borracha em volta... mas a animalzinha aqui quebra ponta de lapiseira. Deve ser algum problema no jeito de segurar. Mas enfim, até pra escrever esclerosado tem que penar. E é claro, vou escrevendo à prestação. Porque a cada dois parágrafos dói a mão e o braço.
O nome dessa capacidade de executar movimentos finos com controle e destreza é Motricidade fina. Uma boa motricidade fina permite que possamos fazer coisas simples, como escrever, usar tesoura, amarrar os tênis, desenhar, etc.
Na época em que fiquei pior, fiz exercícios pra desenvolver a motricidade fina. Exercícios que você pode fazer sozinho em casa como catar feijão, desenhar bolinha, risquinho, morrinho, molinha, ligar os pontinhos, etc. É só pegar um caderno da pré-escola que você vai lembrar desses exercícios. Brincar com argila também pode ajudar.
Parece tudo muito bobinho, mas foi isso que me ajudou a voltar a escrever. Eu sei, existe a facilidade do computador pra escrever. Mas o teclado do computador não amarra meus tênis nem passa rímel nos meus lindos olhos...hehehe.
Até mais!
Bjs

Em tempo: os profissionais que podem ajudar no desenvolvimento da motricidade fina são os Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas e Psicopedagogos.

Banner do Dia Mundial da EM em árabe

Um comentário:

  1. Gostaria de conversar com você sobre uma campanha sobre o dia mundial da Esclerose Multipla chamada Dia da auto estima, você poderia me mandar um email ? producao2@orangemediadesign.com.br

    Aguardo !!!

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.