terça-feira, 21 de julho de 2009

Utilidade pública: gripe suína

Oi amigos, blz?
Por aqui as coisas estão preocupantes com essa nova gripe.
Como vocês devem ter visto nos jornais, grande parte das mortes no Brasil pela nova gripe foi no Rio Grande do Sul, pior, 4 foram em Passo Fundo, há algumas quadras da minha casa.
Não estamos (eu pelo menos não estou) em pânico ou desesperados. Mas mudamos um pouco os hábitos. Cancelei a ida no cinema e o Harry Potter vai ficar pra ser visto em DVD, não vou mais no mercado mais perto da minha casa, porque fica na frente do hospital e o povo que sai do hospital vai exatamente nesse mercado. E agora, vou "cancelar" minha aula da pós graduação nesse findi. Parece mentira, mas a UPF cancelou 26 formaturas que aconteceriam nos próximos dias, para evitar aglomeração.
Provavelmente, se eu não tivesse EM, não faria nada disso. Mas, infelizmente, pertenço ao grupo que vira estatística: estatística de morte por gripe. Acho que sou muito nova pra ir embora e morrer por gripe parece até piada.
Vale lembrar quem pertence ao grupo de risco: idosos, crianças, gestantes, portadores de doenças crônicas e imunodeprimidas. Como a Esclerose Múltipla é uma doença crônica degenerativa do sistema nervoso central e, por causa dos tratamentos, tenho imunodepressão, estou suuuper no grupo de risco.
Por isso amigos, cuidem-se e cuidem de quem vocês amam. Leiam bem a tabela abaixo e espalhem essas informações.
Até amanhã!
Bjs

3 comentários:

  1. Oi! Estou um pouco preocupada pois não encontramos nada sobre a relação entre a EM e a Gripe suína...esta semana em uma consulta com meu médico ele me disse que, como tu mencionou, estamos "super" no grupo de risco e entrou em contato com a minha empresa pedindo que adotem comigo a mesma medida adotada com as grávidas, que foram afastadas até segunda ordem....Fiquei assustada e não que eu não confie no meu médico, mas não fiquei sabendo de outras pessoas com EM que tenham se afastado....Sabes de algum caso? Chegaste a mudar isto na tua rotina também?

    ResponderExcluir
  2. Oi Kelly, não sei de ninguém que tenha mudado sua rotina de trabalho. Como eu estudo em casa, não alterei nada no meu dia-a-dia. Mas se eu trabalhasse em um ambiente fechado com muitas pessoas, também pensaria duas vezes antes de sair de casa. Entretanto, se você trabalha em um local bem arejado e pode lavar as mãos seguidas vezes, é só ter os mesmos cuidados que o resto da população. Ah, e comer bem, também ajuda o sistema imunológico.
    Se cuida aí minina! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ah, e quase me esqueci. Você tem que levar em consideração a medicação que você toma. Porque alguns remédios podem baixar a imunidade. Aí sim, o melhor é ficar em casa.
    Bjs

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.