sexta-feira, 31 de julho de 2009

Só se vê bem com o coração

Oi amigos, blz?

Vocês já sabem da minha paixão por livros, não é? Bom, um dos livros que eu mais gosto é O Pequeno Príncipe, de Antoine de Sain-Exupéry.
Hoje fazem 65 anos do desaparecimento de Saint-Exupéry. Sim, desaparecimento e não morte. Ele foi um grande aviador francês e seu avião sumiu durante uma missão de reconhecimento sobre Grenoble e Annecy. Hoje os céus de Marselha estarão cheios de aviões homenageando esse brilhante aviador e escritor.
Mas porque gostar tanto desse livro?
Sim, eu sei que sua história já foi banalizada, principalmente ao se tornar o único livro lido pelas candidatas a Miss Qualquer Coisa. Pelo menos elas leram algo bom uma vez na vida.
O livro conta a história de um pequeno príncipe que vivia solitário em seu planeta e saiu pelo espaço, parando na Terra. Durante seu trajeto e aqui na Terra ele tem grandes lições sobre o amor, a morte, as relações humanas, a infância e a vida adulta.
O romance fala sobre o amor, as paixões e o modo como vamos esquecendo das coisas essenciais, do carinho, e de conforme vamos envelhecendo e "matando" a criança que existe em cada um de nós.
Existem algumas passagens célebres do livro, como a conversa com a raposa, daonde sai a frase:
"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas". Então, se você fere, magoa aquele que você cativou, isso se torna um problema seu também.
Outra conversa muito lembrada é a com o aviador, sobre o que é essencial ao homem, daonde sai a frase: "Só se vê bem com o coração. O essencial é invísivel aos olhos". Ou por acaso você enxerga o amor, o carinho, o ar que respira?
Mas a frase que eu mais gosto é:
"É preciso que eu suporte duas ou três lagartas se quiser conhecer as borboletas".
No início desse ano ganhei um caderno do Pequeno Príncipe, com uma cartela de adesivos com essas frases. A primeira coisa que fiz foi colar essa frase das borboletas na capa da minha agenda desse ano. Afinal, nada na vida vem sem esforço. E quando eu penso: porque passar por tudo isso?, a frase está ali, na minha frente, pra me lembrar que no final do ciclo há borboletas me esperando. Que tudo vai ficar bem. Sempre!
Viva Saint-Exupéry!
E, parafraseando o autor: se vocês vem me ler às 4 da tarde, desde as 3 estarei feliz!

Até amanhã!
Bjs

6 comentários:

  1. É bem isso mesmo... Diariamente, quando chega a tarde, sei que terei uma leitura boa de fazer, um alento pra dar um respiro até o fim do dia! Obrigada, Pequena Princesa!! Beijosss

    ResponderExcluir
  2. Eu amoooooo esse livro. Tenho (e li) em portugues, francês e espanhol. Falta só em inglês, que ai me sinto completa. Em cada idioma, a cada vez que leio, descubro um pouco mais dessa história maravilhosa!! Amo amo amo!
    Bela escolha de tema pra esse finzinho de agosto.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Você é uma das minhas lagartinhas que virou essa linda borboleta... Amo te amar... bjs

    ResponderExcluir
  4. Assim vou começar a me achar mininas: princesa, borboleta...hehehe
    Amo vcs!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Já ouvi falar muito nesse livro e nessas citações que vc mencionou... Depois desse relato, despertou em mim uma vontade de ler essa história!! bjss

    ResponderExcluir
  6. Vale a pena ler.
    Se você quiser baixar no pc, entra nesse link:
    http://livros-gratuitos.blogspot.com/search?q=pequeno+pr%C3%ADncipe
    Bjs

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.