quarta-feira, 22 de julho de 2009

Respire fundo

Oi amigos, blz?
Ando muito ansiosa ultimamente. Quanto mais os dias passam, mais eu acho que não vou conseguir estudar tudo que devia até o dia das provas. Conscientemente eu sei que está tudo bem, que eu estou fazendo tudo que é possível, mas insconscientemente não é a mesma coisa.
Sei que não posso ficar muito ansiosa, porque isso pode me prejudicar.
Pensando sobre isso, lembrei da ansiedade que eu tinha quando tomava interferon. Eu ficava ansiosa por causa da injeção. Como eu tenho dor ao toque (neuropática), doía muito tomar aquelas injeções.
Mas como eu não tinha a opção "não tomar injeção", tive que desenvolver uma forma de me acalmar. Lembro que, uns quinze minutos antes de tomar a bendita (ou seria maldita?), eu ia pro quarto, quietinha, sem ninguém perto e começava a respirar fundo.
Eu deitava, escolhia o lugar da injeção, me posicionava e começava a respiração profunda. A mãe ficava ali do lado, quietinha, segurando a injeção e esperando que eu falasse: pode dar agora. Às vezes, eu achava que podia dar, mas quando ela encostava a pistolinha da injeção em mim eu dizia: espera mais um pouquinho... e fazia mais umas 2 ou 3 respirações.
Quando acabava a injeção (é muito rápido o procedimento), eu só colocava o gelinho e ficava ali por mais uns minutos. Depois, era como se nada tivesse acontecido.
A injeção doía, talvez da mesma forma do que sem todo o ritual. Mas o ritual fazia eu me sentir mais forte, mais confiante e a ansiedade ia embora. Fazia com que no final eu saísse bem.
Agora, com toda essa ansiedade, lembrei da história de respirar fundo. Assim como não podia evitar as injeções, não posso fugir dos meus objetivos. Mas posso parar um pouco e respirar. Parar sem me sentir culpada por isso. Porque no final, tudo dá certo de alguma forma. E depois, é só mais uma história para se contar.
Respire fundo e viva!
Até amanhã!
Bjs

3 comentários:

  1. Verdade, se ainda não deu certo, é pq não é o final! bjsss

    ResponderExcluir
  2. Nossa, tomo Copaxone todos os dias, é especialmente agressiva,sempre dói muito! Respirar! Sempre bom lembrar!

    Adoro seu blog!

    :**

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.