quinta-feira, 30 de julho de 2009

Lave bem as mãos

Oi amigos, blz?
Aqui em Passo Fundo nós esperamos para ver o jornal e saber quantas pessoas mais morreram aqui na cidade por conta da Gripe A H1N1.
Como já contei aqui pra vocês, eventos públicos e formaturas foram cancelados aqui na cidade.
Agora, as escolas só vão ter aulas a partir do dia 17 de agosto. Morreram mais de 11 pessoas aqui na minha cidade.
Uma loucura a bagunça que essa gripe está causando.
Eu super me preocupo em não pegar a gripe por ser do grupo de risco. Mas não deixei de viver.
Eu estava muito afim de ir ver Harry Potter. Aí, há alguns dias decidi ir. Tipo no meio da tarde durante a semana. Sabe quantas pessoas me "acompanharam" na sessão? 3. O cinema abriu para 3 pessoas.
Então, aí vai a dica: os cinemas estão completamente vazios.
Claro, não coloquei as mãos nos olhos ou boca e ao sair lavei as mãos bem lavadinhas.
Na segunda-feira também saí. Dessa vez pra ir ao médico. O consultório da doutora fica em frente ao maior hospital da cidade (há 2 quadras da minha casa). Aquela rua sempre ferve de gente. Nessa semana estava quase deserta.
E assim estão as lojas, restaurantes, etc.
O que eu acho mais engraçado nisso tudo, é que, cancelaram as aulas mas não cancelaram a Jornada Nacional de Literatura, evento que concentra mais de 100 mil pessoas dentro de uma lona de circo, durante uma semana. Detalhe: os banheiros do evento são aqueles banheiros químicos. Imagina só, lavar a mão naquilo lá. O evento é maravilhoso (estou inscrita), mas temos de admitir que a higiene não é o forte da Jornada. Aqui no Rio Grande do Sul não cancelaram nem a Expointer, maior feira do agronegócio aqui do Sul.
Incoerente, não acham?
Aqui em Passo Fundo também acabou o álcool gel, aquele utilizado para higiene das mãos quando não se tem uma torneira e sabão por perto. Aliás, o preço desse produto aumentou em mais de 200%. Por isso, vai aí a receita para uso do álcool comum para higiene das mãos: dilua 60% de álcool e 40% de água e passe nas mãos, esfregando uma na outra até que seque. Assim, o álcool não vai evaporar rapidamente, fica menos perigoso (álcool é inflamável, não esqueça), e você limpa sua mão temporariamente, até "lavar de verdade".
Nem o álcool líquido, nem o gel substituem a lavagem com água e sabão. E nem me venham com a desculpa de que a água é muito gelada e dá preguiça de lavar. Tem que lavar e ponto final.
Espero que o hábito de higiene adquirido por causa da gripe A perdure por muito tempo. É aquela história de "há males que vem para bem", afinal, milhares de pessoas morrem por ano nos hospitais por causa da falta de higiene dos profissionais de saúde (outra hora conto uma história dessas de "sujinhos" no hospital).
Então, sempre que possível, lave as mãos, se alimente bem, se agasalhe bem e evite lugares atulhados de gente.
Até amanhã!
Bjs

2 comentários:

  1. Aqui no meu trabalho, colocaram alcool em varios compartimentos da empresa. Esses que médicos usam pra higiene em hospitais...
    Pode até ser que não resolva a epidemia, mas fazer a nossa parte sempre ajuda. Um amigo médico disse que morre muito mais gente do que a imprensa divulga... Será?
    Beijinhos
    Lak

    ResponderExcluir
  2. Se é verdade, não sei. Mas aqui em Passo Fundo até os médicos já perderam as contas de quantos morreram...
    Ah, e a Jornada finalmente foi cancelada. Vai ver o Reitor lê o blog...hehehee
    Bjs

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.