domingo, 9 de fevereiro de 2014

O melhor do shô é o bis, e todos esperávamos por ele...


Oi queridos, tudo bem com vocês?
Dizem que ontem choveu em Porto Alegre. Mas não se enganem, não era chuva não. Eram os céus da cidade chorando a partida de Nico Nicolaiewski.
Se você não sabe quem é, nunca ouviu falar, só lamento. Ele é um cara genial. Um mestre da arte.
Eu cresci ouvindo falar do espetáculo Tangos e Tragédias, estrelado por ele e seu parceiro, não menos genial, Hique Gomez.
Em 2003 eu tive a oportunidade de ver pela primeira vez ao Tangos. Eu ainda estava me recuperando daquele surto fenomenal que me tirou todos os movimentos quando fiquei sabendo que eles iriam se apresentar em Passo Fundo, no Cine Teatro Pampa (que hoje, infelizmente é um estacionamento... uma pena que os grandes teatros tenham virado estacionamentos e igrejas). Enfim, comprei o ingresso e fui vê-los. Eu e boa parte da cidade. O teatro, que era gigantesco teve lotação máxima, com pessoas sentadas no chão, nos corredores.
Me diverti como nunca conhecendo as canções que hoje eu canto de trás pra frente de tanto que gosto. Me emocionei quando eles tocaram O Romance de um caveira, música que meu avô cantava pra mim quando eu era criança, na esperança de me assustar e que na verdade me fez ficar encantada por aquelas caveiras apaixonadas no cemitério.
Foi a minha primeira viagem à Sbórnia, e quando eles tocaram o Copérnico, dança típica desse país que é uma ilha que flutua pelos mares do mundo... eu disse ao Vico, meu namorado na época que estava ao meu lado: viu só, se nada der certo eu posso ser dançarina profissional de Copérnico! O Copérnico é uma dança lindíssima e inclusiva, na qual você não pode mexer com as pernas, e não pode mexer com as mãos... Aprenda:

Sei que eu saí do teatro com dor nas bochechas e no abdomen, de tanto rir. Desde esse dia jurei ver Tangos sempre que estivesse em cartaz onde eu estivesse.
Poucos meses depois de ver essa apresentação deles eu tive um surto e fiquei malzona de novo. Quando o Vico foi me ver na pulso me disse: não se preocupa, tu ainda pode dançar o Copérnico. Ri demais, apesar da tristeza do momento.
Há algum tempo recebi um email de uma moça me perguntando o que eu faria se perdesse os movimentos de novo e eu respondi: eu dançaria o Copérnico... ela não entendeu a resposta porque parece que lá em Belém do Pará os sbornianos Kraunus e Pletskaya não são tão populares quanto em Porto Alegre. Mas depois de uma explicação com o vídeo ela riu também.
E assim, mesmo sem saber, Tangos e Tragédias me deu uma boa resposta a dar pras pessoas e rir um pouco da desgraça.
Bom, eu vi Tangos mais duas vezes. E não perdi nada mais que o Nico fez. Seu CD Onde está o amor é lindo. Sou apaixonada pelas músicas Feito um picolé no sol, Ser feliz é complicado e Final feliz. Poesias lindas. Sem contar toda a trilha sonora de Tangos e Tragédias, claro. E o espetáculo Música de Camelô também.







Janeiro aqui em Porto Alegre sempre foi sinônimo de calor escaldante e, há 30 anos, de riso frouxo no São Pedro, com o Tangos e Tragédias. Com a partida de Nico, será mês de sentir saudade de Tangos.
Na primeira semana de janeiro eu me preparei pra ir no São Pedro comprar os ingressos pra irmos ver a peça quando o Jota estava aqui, afinal, esse é um daqueles espetáculos que depois que você vê, quer que todos que você ama também vejam e sintam essa energia maravilhosa que eles têm no palco, e ria tanto quanto você, e entenda o que é sentir dor na bochecha de tanto rir. Mas, infelizmente não conseguimos ver, porque Nico foi internado na semana que íamos na peça. E assim, de uma forma tão rápida, inesperada e emocionada como um Tango, deixou todos nós com essa Tragédia.
Se você não teve a oportunidade de ver esse "shô", nem sabe a diferença entre o cuspe e a baba,  ou pra você que continua se perdendo nos labirintos da ilusão pra de lá não sair com as mãos abanando, sem encontrar aquilo que não conheceu... A verdadeira maionese,  assista o shô feito há 10 anos na Praça da Matriz:






Contagie-se! 
Até mais!
Bjs

Um comentário:

  1. "Ana Cristina eu não gosto de você, tô amando loucamente
    a tua mãe
    foi de manhã, eu fui tomá café, apareceu a véia
    sabe comé"

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.