sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Cuba, aí vou eu!

Oi queridos, tudo bem?
Tô ansiosa pra caramba! Amanhã vou pra Cuba. Sim, Cuba mesmo, aquela do Fidel... Vou passar uma semana lá, estudando, participando de seminário, passeando, comendo e conhecendo lugar, pessoas e culturas diferentes. A-do-ro!
Me disseram que internet por lá é difícil de conseguir, então, as fotos e novidades de lá ficam para depois da minha volta. Mas vou levar um caderninho pra fazer um diário de viagem e não esquecer de nada pra contar depois por aqui.
Estou acabando de arrumar minha mala. E como sou muito esquecida, faço uma listinha de tudo que tem que conferir antes de sair de casa. Desde se tem desodorante na mala até se a passagem tá na bolsa. E, uma das coisas mais importantes: se todos os remédios estão separados, na embalagem original e com a receita médica deles.
Normalmente não complicam com os remédios, mas eu acho melhor ir preparado pra uma revista completa, então, levo atestado médico dizendo que sou G35 (código internacional pra EM), que não posso tomar vacinas, e uma receita médica com todos os remédios que levo comigo.
Alguém que já foi tem alguma dica pra mim? Vou dia 10 e volto dia 18, então, vou ter tempo de ver bastante coisa em Havana... ou não, porque em viagem tudo passa tão rápido né.
Hasta!
Bjs

10 comentários:

  1. Não encontro palavras para dizer o quanto estou feliz por ti, Bruninha!!!

    BOA VIAGEM E APROVEITA MUUUUUUUUUUUITOOOOOOO!!!

    Sé feliz y hasta pronto!
    Besos,
    Neyra.

    ResponderExcluir
  2. Boa Viagem!!!
    Aproveita tudo e mais um pouco, e bebe vários Mojitos!!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Bruna!!!Td bem?
    Fiquei curiosa com uma coisa...como vc leva as injeções em viagens longas? Elas precisam de refrigeração né, então como vc faz? Bjosss ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzi, não sou a Bruna, mas tenho experiência em viagens bem longas com o medicamento.
      Tem que levar na bolsa térmica com gelo, que dura em média 6h. E, se a viagem durar mais do que isso, tem que ir trocando o gelo, e colocá-lo em saquinhos tipo Zip-Lock, porque ao derreter, vira tudo água. Inclusive a caixa do rémédio deve ir num saquinho tipo esse, e bem fechado!
      Já aconteceu comigo de fazer a injeção no avião (utilizo o Copaxone) e não fechar direito a bolsa, ela virar e fazer a maior molhaçada, em mim, no aeroporto e na caixa do remédio. Mas pelo menos não molhou o remédio, pois eu havia colocado uma folha de papel absorvente dentro da caixa com a bolsa de gel que não é congelada.

      Geralmente tem que ter uma certa cara de pau e sair pedindo gelo para os comissários de bordo, em cafés, etc. Mas dá certo.

      Outra coisa, é que para viagens internacionais é legal levar uma requisição do teu médico e a bula do remédio em português e inglês (o laboratório manda se vc não achar na internet). Mas o pessoal dos aeroportos geralmente não incomodam muito. Aqui no Brasil é que pedem mais para ver a requisição do que lá fora.

      Espero ter ajudado.

      Excluir
    2. Isso mesmo. Ou, você pede pra aeromoça (ou aeromoço) colocar a medicação na geladeira e os gelinhos no congelador da aeronave. No final do voo você pega a medicação e o gelinho, coloca tudo dentro da bolsinha térmica e vai tranquilo.
      A receita médica junto é fundamental. É bom também ter a carteirinha do laboratório, aquela que diz que você pode transportar medicação injetável. ;)
      Bjs

      Excluir
    3. Ih, é que com a TAM e a Delta eles não colocam nada "estranho" na geladeira, acho que a Vigilância Sanitária andou pegando... pelo que me explicaram, eles guardam comidas que serão servidas aos passageiros ali, e não tem como saber de onde veio o que o passageiro pede para eles guardarem. Vai entender.
      Aí, tem que ficar repondo o gelo mesmo... :(

      Excluir
    4. Nossa, que legal, obrigada por vocês responderem. ;D
      Mas o meu problema é com viagens de ônibus/carro. Geralmente p/ onde eu vou, são 10 horas de viagem (de carro, 8). Ainda não tenho a medicação, mas me preocupo pq não conseguia pensar numa solução, mas vocês me deram boas ideias. Tinha até pensado em comprar um recipiente refrigerado pro carro, mas é caro. Agradeço de coração as respostas. Quando for viajar (e tiver o medicamento), vou aproveitar cada parada p/ repôr o estoque de gelo na bolsa térmica ;D Beijos à todas ;***

      Excluir
  4. Meninas, não precisa de cuiddos extremos nas viagens. Segundo a bula o Copaxone pelo menos pode ficar até 30 dias fora de refrigeração nao ultrapassando 30 graus. Ele não estraga ;-)) bjos e relax nas viagens!

    ResponderExcluir
  5. Boa noite eu tenho EM e estou a perder muita coisa entre as quais muitas metas de qualidade de vida! Será que eu se for a Cuba , os médicos de lá orientam-me de forma diferente e segura para eu melhorar as minhas condições de vida? Deixei o sal, o açúcar e as gorduras!! Eu sei que isto é saudável mas como tudo é desagradável ir a um restaurante e não ter nada dentro do que possa comer!!! Será que isto é da minha cabeça ou estou a levar tudo á risca é o melhor para mim? Luís Filipe Resende- 918820183

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luís Filipe, nunca vi nada sobre EM vindo de Cuba. Deixar o sal, o açucar e as gorduras me parece que faz bem pra qualquer pessoa. Ter uma alimentação equilibrada, uma rotina saudável e praticar exercícios faz bem, sem dúvida. Agora, se você não tem nenhuma restrição por alergia ou doença, pensa o que fará melhor pra tua qualidade de vida: comer algumas coisas fora da sua dieta diária em uma viagem ou deixar de viajar só por medo de não ter nada pra comer?
      Bom, eu acho que equilíbrio é importante. Agora, sobre a medicina em Cuba eu não tenho o que dizer porque realmente não conheço nada.
      Bjs

      Excluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.