quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Sociedade Secreta


Oi queridos, tudo bem?
Há alguns dias estava conversando com uns conhecidos que me perguntaram se eu conhecia uma fulana. Eu disse que não e perguntei se eu devia conhecê-la, e eles me disseram: ué, como tu não conhece? Ela tem EM também.
E eu disse, brincando (obviamente): bom, azar o dela né...
Acho engraçado esse tipo de associação que as pessoas fazem: todos que tem EM se conhecem, todos as pessoas com deficiência se conhecem, todos os negros se conhecem, todos os gays se conhecem. É como se todas as minorias (não em número, mas no sentido de "poder" social) formassem uma espécie de Sociedade Secreta.
Tenho a impressão de que "os outros" realmente acham que todas as pessoas com EM se conhecem. E o pior: que todas pensam e vivem da mesma forma. Isso acontece muito com quem tem deficiência também.
É como se tivéssemos a obrigação não só de conhecer, mas também de gostar dos nossos "iguais".
Nunca vi nenhum loiro de olho azul ser perguntado se ele conhece todos os loiros de olhos azuis da sua cidade.
E tem mais, ao pensar que todos nós nos conhecemos e nos gostamos, ficamos todos dentro do mesmo saco. Isso pra mim é o pior, porque tem muita gente com EM e deficiência que eu conheço que são chatos pra caramba. Me colocar no mesmo saco é quase uma ofensa. Porque como eu já disse por aqui, deficiência nenhuma coloca auréola em ninguém. Bom, mas sobre o mito do bom deficiente eu escrevo outra hora.
O que eu queria dizer, é que não, não temos uma sociedade secreta na qual todos nos conhecemos, nos comunicamos e nos amamos. Claro que, por passar pelas mesmas situações e experiências semelhantes, acabamos nos aproximando. É que nem mãe de criança pequena, elas acabam se juntando porque passam pelo mesmo momento da vida.
Mas daí, a pensar que eu tenho que conhecer todos os esclerosados de Porto Alegre... um pouco estranho né.
Mais estranho de tudo, é a cara que fazem quando dizem: o queeeeee???? Como que tu não conhece a ciclaninha que tem EM também?
Não conhecendo, oras!
Mas, se quiserem me apresentar, não me negarei a conhecer ninguém... nem os chatos... hehehe.
Outra coisa que eu acho estranho, é que todos pensam que eu conheço também todas as pessoas com deficiência de Porto Alegre. Aí, outro dia, lá na faculdade tinha uma moça que tem deficiência motora sentada numa mesa. Uma amiga chegou e perguntou: tu não vai lá falar com ela?
Eu disse: eu não, não a conheço, porque deveria falar com ela? E a minha amiga: porque ela anda de bengala, oras.
Não sei de onde que as pessoas tiram que, só porque a gente usa o mesmo acessório temos intimidade de chegar conversando com os outros em qualquer situação.
Nunca vi ninguém chegar num lugar e dizer: e aí, blz? Vou sentar aqui contigo porque reparei que nós dois usamos brincos de argola e tênis All Star.
Ou seja, as pessoas realmente acham que somos uma Sociedade Secreta.
Tem muita gente que não se sente a vontade pra falar de sua deficiência. Como é que eu vou chegar pra alguém que eu nunca vi na vida e falar: e aí, o que que te deixou nessa cadeira possante?
Tudo bem que eu converso com qualquer pessoa que pare do meu lado. Mas acho estranho essa ideia de sociedade que as pessoas tem sobre as pessoas com deficiência, ou com EM, etc.
Será que elas acham que a gente só pode se comunicar entre "iguais"?
Até mais!
Bjs

P.S.: não me convidem pra nenhuma sociedade secreta: não tenho nem talento para conspirações, nem uma forte capacidade para guardar segredos!

4 comentários:

  1. OLÁ ... ADOREI O TEU TEXTO E É IMPRESSIONANTE COMO ISSO ACONTECE MESMO!!! EU CHORO DE RIR NA VERDADE ... KKKKKK
    BOM, PRAZER, MEU NOME É MELINA, SOU DE SP ... E TENHO ESCLEROSE MÚLTIPLA A 1 MÊS!!! JÁ FAÇO PARTE DA CLÃ??? KKKKK
    BRINCADEIRINHA ... MAS NÃO PUDE EVITAR!!!
    SEMPRE ENTRO NO TEU BLOG E GOSTO MUITO DOS TEUS TEXTOS ... PQ DOENÇA É UM PAPO CHATO .. CONVENHAMOS!!! MAS VC TORNA TUDO MUITO LEVE ...
    MONTEI UM BLOG TAMBÉM, MAS COMO O MEU CASO É MUITO RECENTE, MEU DIA A DIA AINDA SÃO MUITOS MÉDICOS E TRATAMENTOS ... RS ...
    SE QUISER OLHAR: www.vidadeumaesclerosada.blogspot.com
    JURO QUE NÃO SOU CHATA!!! KKKK
    PRAZER!!!

    ResponderExcluir
  2. Claro que tu já faz parte do clã esclerosado... hehehehe
    Li teu blog e concordo: vc não é chata! Hehehe
    Estou te seguindo e coloquei um link pro teu blog.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. OLÁ BRUNA!!! OBRIGADA PELO NÃO CHATA ... KKKK ...
    AFINAL, A VIDA CONTINUA NÉ? COM OU SEM EM!!!! O NEGÓCIO É NÃO PERDER O HUMOR!!! KKKKK
    BJOSS

    ResponderExcluir
  4. Me acho chatonilda,sim. Metida tb. Olha eu aqui me metendo. Pessoas, me adicionem no Msn, se for possível? É biosheron@live.com aix acho q os membros da soc. Secret. N ficam postando o e-mail.

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.