quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Vem chegando o verão, um calor no coração...

Oi gentes, blz?
Dia quente, verão chegando e as preocupações com a EM aumentam. Afinal, o calor é no corpo todo, não só no coração...
Se você é um novato na EM, eu explico: quanto mais quente, pior é prum esclerosado. Mas isso não é uma regra, afinal, eu prefiro o calor ao frio. Me sinto mais disposta e sinto muuuuuuito menos dor no verão do que no inverno.
Mas, como a maioria se sente pior no calor, tenho que falar sobre isso aqui. Já estava pensando em escrever sobre isso quando o Christian, leitor aqui do blog deixou o link dum estudo sobre o calor e a EM:  http://www.uai.com.br/htmls/app/noticia173/2010/08/31/noticia_tecnologia,i=177220/ATIVIDADE+DA+ESCLEROSE+MULTIPLA+VARIA+SEGUNDO+AS+ESTACOES+DO+ANO.shtml
Segundo esse estudo, nas estações de calor (primavera e verão), foi constatado que aparecem mais lesões na mielina desse povo esclerosado de meu deus. Qual a explicação para isso? Bom, eles ainda não sabem porque. Só se sabe que no verão, a atividade da EM é maior. Ponto.
Bom, apesar de eu me sentir melhor no verão, quase todas as minhas lesões apareceram no verão. Tinha uma época que eu tinha medo de ir pra praia e ter que voltar por conta da EM. Parecia a maldição da praia. Até que, num veraneio maravilhoso que tive com a minha família em Balneário Camboriú, senti que estava em surto. Mas, como sou teimosa, e, confesso, um pouco inconsequente, fiquei até o fim dos dias previstos (40 dias, tá bom né?). Voltei, fiz a ressonância, tinha uma lesão ativa, fiz a pulsoterapia e ficou tudo certo.
Nesses dias em que eu estive na praia, mesmo em surto, caminhava todos os dias, tomava minhas birita, e me diverti horrores. Perder carnaval na praia? Nem pensar.
Que isso não sirva de exemplo pra ninguém. Afinal, quando sentimos sintoma de surto devemos ir ao médico pra se tratar. Mas, sinceramente, umas transgressõezinhas de vez em quando acontecem. E, no meu caso, tive mais sorte que juízo.
Aí vai ter gente dizendo: Bruuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuna, não pode falar essas coisas no blog.
Bueno, o que eu não posso é mentir. Tenho que ser honesta comigo e com vocês. E como não sou nenhuma Madre Teresa de Qualcútá, eu falo até as besteiras que já fiz.
Faria isso de novo? Provavelmente não. Não digo com certeza porque não tenho certeza de nada nessa vida, só de que eu quero ser feliz. Mas não posso ser inconsequente, não pensar no futuro, na reabilitação e tudo que isso implica. Mas que foi bom, aaaaah se foi!
Indo ao que interessa, existem hoje vários meios para tornar os dias quentes mais agradáveis pro povo malacabado que passa mal no verão. Coloquei uma alternativa aqui no verão passado, clique aqui e dê uma olhada.
Eu vou continuar com o kit básico sombra + água fresca + filtro solar.
Até mais!
Bjs

5 comentários:

  1. Sombra, água fresca, ajudam a espantar o calor do corpo!!!! Como fazer para resfriar o coração,ou não é preciso??????
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Hmmm... não é preciso... qt mais quente mais amor... qt mais amor, melhor!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. oiiii!
    Obrigada pela resposta anterior. Mas eu sabia que calor não nos fazia bem, e pra piorar estou morando em Redenção no Pará onde é muito quente, sou de Goiânia/Go que tb não é tão fresco assim. Mas notei que piorei aqui no segundo semestre onde o calor está muito. Irei na minha médica só em Janeiro, em Goiânia, espero que esteja td bem comigo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruna, blz? Eu também prefiro o mal estar do calor ao inverno e suas dores. Na verdade ODEIO inverno. Mas passo malzona no calorão. Esses primeiros dias de calor intenso e pouca umidade então me derrubam mesmo. Mas praia é outra coisa. Praia não dá pra perder. Até porque eu não gosto de virar croquete na areia, prefiro ficar de molho, dentro d'água, aí é mais fresquinho e gostoso.

    Beijão

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.....sombra, água fresca, filtro solar e umas biritinhas realmente não fazem mal pra ninguém. Pelo contrário, fazem até bem.
    Vc é ótima amiga. Tá mais que certa, não tem nada que mentir mesmo não. Vc é muito consciente no que diz aqui. Conta o que aconteceu e acontece, dá sua opinião, mas sempre diz o que deve ser feito. Que sempre devemos procurar ajuda especializada. Isso é o que interessa.
    E umas transgressõezinhas tem seu lugar na vida de qq um que quer mais é ser feliz.
    Eu particularmente detesto o verão. Me sinto muito pior no calor. E ele já tá chegando, os dias estão esquentando e eu sinto um calor de matar. Falei que parece que estou com menopausa precoce, kkkkkkkkkkkkkk
    Mais a gente vai levando a vida como dá. O importante é ser feliz!
    Bjos minha querida!

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.