segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Uma semana de A Regra do Jogo: sobreviveremos!


Oi gentes, tudo bem com vocês?
Estou aqui vendo a final do Masterchef Australia e refletindo sobre a primeira semana que já se passou com a novela A Regra do Jogo no ar.
Durante a semana passada, muitas pessoas me enviaram emails, comentários, perguntas pedindo minha opinião sobre a novela. Então, vou dizer agora a minha opinião sobre ela nesse momento.
Talvez muitos de vocês discordem de mim. Talvez, lá na frente, até eu discorde de mim. Mas, vamos lá, porque é isso que eu penso hoje!
Bom, primeiro, gostaria de dizer que não, não vi todos os capítulos da semana passada. Porque comecei a semana jantando com amigos e terminei a semana jantando com amigos e família. Ver novela é divertido, distrai, entrete. Eu gosto de ver quando não tenho nada melhor pra fazer ou ver. E, sair com os amigos pra viver é, definitivamente, algo melhor pra fazer!
Na terça eu vi o capítulo todinho. Deu pra perceber que o personagem do Nero é um tremendo dum mau caráter, que provavelmente vai ter um caso com a Vanessa Giácomo e a Giovana Antonelli, que a Cassia Kiss e o Tony Ramos já não são mais galãs e que o fofo do Du Moscovis também não vai ser flor que se cheire nessa novela. Ah, e que a namoradinha do Nero é uma insuportável. Eu surtaria só de ter aquela guria me azucrinando.
Nesse capítulo ele bateu o carro porque teve uma diplopia e a visão embaçou. Isso é bem plausível pra alguém com EM. Mas também, não sei, pode ter sido porque a namorada dele tonteou o coitado de tanto falar...heheheeh. Acho que foi também nesse capítulo que ele desmaiou discutindo com seu "amigo".
E foi também com o desmaio que a polêmica começou. Confesso que tô vendo a novela em duas telas: na TV e nas redes sociais. Me divirto mais com os comentários no facebook que com a novela em si. Pois bem, vi muita gente dizendo: que mentira! EM não provoca desmaios!
E aí, a Bruna-estraga-prazer chega e diz: eu já apaguei, mais de uma vez, por conta da EM. E também já perdi a consciência, mesmo com os olhos abertos. Tudo culpa de fadigas muito intensas. Algumas decorrentes do calor e outras de estresse. As vezes que eu apaguei foram em decorrência de um estresse emocional muito forte. Eu sei lutar por muitas coisas, mas não sei brigar, gritar com as pessoas. E quando fazem isso comigo eu paraliso, é como se eu tivesse uma fadiga instantânea. Não sei sentir raiva sem ficar fisicamente muito doente. Sim, sou diva, feita de cristal! Pra mim é assustador... mas voltando à novela, o cara tava discutindo com outro e estava prestes a dar um soco no "amigo". Ele poderia, perfeitamente, ter o mesmo "bloqueio" que eu.
Eu não quero discutir se tá certo ou errado. Só que, não é porque eu nunca tive um sintoma X que ele não existe em quem tem a doença.
Bom, no dia seguinte ele teria o diagnóstico. E teve todo um movimento no facebook pras pessoas comentarem. Achei divertido. Fala sério, tava todo mundo ansioso pra saber como seria. Eu achei a cena bem "ok". O médico disse que pelos exames de liquor e pelas ressonâncias magnéticas (ele acertou o nome dos exames), mais os sintomas que ele vinha apresentando, acusavam que ele tinha Esclerose Múltipla. Achei a reação do personagem bastante normal, dizendo que ele só tinha umas tonturinhas, uns formigamentos, se sentia meio cansado, mas isso era estresse. Afinal, quem é que quer ter EM? E também achei bem plausível ele perguntar qual remédio ele tomava pra se curar. Afinal, quem é que quer ter uma doença incurável?
Quando ele perguntou como seria dali pra frente, o médico não disse: você vai ficar assim ou assado. Ele disse que não se sabe, que alguns pacientes ficam muito bem, outros tem perda de movimento, outros perda de visão... E o personagem logo concluiu que ele viraria uma samambaia. Sério, se eu virar uma samambaia, favor não me colocar no sol, ok? hehehehe
Até aí, tava indo bem. A cagada da cena foi o clínico geral indicar um psicanalista pro Romero e não um neurologista. Tudo bem, é possível que ele precise de um psiquiatra, psicólogo, alguém que faça um acompanhamento com ele. Pra muitos de nós é necessário. Mas quando se tem uma doença neurológica, você precisa, primeiro, de um NEUROLOGISTA!!!!
Existe um outro risco nessa indicação: as pessoas que já acham que a EM é uma invenção da nossa cabeça, pode vir a pensar que é tudo psicológico mesmo. As pessoas não respeitam doenças como depressão porque acham que a pessoa tem controle sobre ela. E as pessoas também acham que a gente tem controle sobre fadiga, movimentos e dores.
Eu li nas redes que muitas pessoas se emocionaram com a cena. Desculpa gente, eu sou super manteiga derretida mas não vi nada demais. O Jota, vendo a novela comigo disse: se preocupa não Romero, entra na internet, acha o blog da Bruna que tu vai ficar mais tranquilo! hahahahaha.
Eu disse pras meninas que escrevem blog de EM: se preparem que daqui a pouco tá chegando email do Alexandre Nero gurias! ehehehehehe. Não sem dizer que #SouMaisJotaqueNero.
Enfim, me diverti com o diagnóstico dele... você pode estar pensando: que horror Bruna, tu se diverte com o diagnóstico dos outros? Não! Nunca! Choro quase todos os dias lendo as histórias de diagnósticos de pessoas que vivem, como eu. Mas do personagem da novela, desculpa, não me tocou. Me toca pensar em pessoas reais que têm o diagnóstico todos os dias. Eu choro vendo filme e novela. Mas acho que não me identifiquei com o personagem.
Bom, logo depois do diagnóstico, ele lembrou da mãe dele rogando praga, que ele teria um castigo divino por ser tão mau caráter. Logo ele viu o diagnóstico como um castigo. E também decidiu ajudar a pessoa que a mãe dele pediu que ele ajudasse, como uma forma de redenção. Isso é ruim. É ruim, mas não é totalmente inverídico. Cansei de ler emails de pessoas que falaram que se tornaram pessoas melhores depois do diagnóstico. E cansei de ouvir a pergunta: mas o que será que tu fez pra merecer isso? As pessoas ainda vêem a doença como um castigo divino.
Eu não. Não vejo nem como castigo, nem como missão. Vejo como um fato da vida. Porque a doença tem o significado que a gente dá pra ela. E pra mim ela é uma forma de viver, não um castigo.
Aliás, sobre isso da novela tratar a doença como um castigo, eu já previ isso no meu post antes da novela começar. Tudo porque, historicamente é assim que os autores de novelas usam as doenças: para dar redenção aos personagens. Eu não concordo com isso, mas é assim que eles fazem. Surpreenderia se eles tratassem de forma diferente.
Depois disso, vi que em um capítulo ele pede perdão à mãe dele antes de morrer. Porque ele acredita que vai morrer logo por conta da doença. Bom, morrer todos nós vamos um dia, e pedir perdão nunca fez mal a ninguém. O problema é que ele está, como a maioria de nós estávamos quando tivemos o diagnóstico, na ignorância, achando que vai morrer logo de EM. Ele ainda não leu os blogs de EM, não viu a página da AME, não conversou com pessoas que tem a doença, nem foi num neurologista especialista em EM pra dizer pra ele que ele pode continuar sendo filho da puta e mau caráter porque a EM vai estar com ele de qualquer forma e ele vai morrer com a EM, não da EM. O problema disso aparecer assim na novela é que, se o vivente que teve o diagnóstico hoje, olhar a novela hoje e não ver nada mais sobre a doença nem o que vai acontecer com o personagem ao longo do tempo, pode acreditar que vai morrer disso mesmo.
Mas eu prefiro crer que as pessoas não vão ter a novela como única fonte de informação. Nem o Gshow, que, vou te contar... sensacionalismo e desinformação, a gente vê por aqui! Aliás, a imprensa, de modo geral tá pegando pesado: manchetes péssimas, matérias horríveis e desinformação total!
Aliás, falando em morte, tenho uma certeza sobre essa representação da EM na telenovela: nós vamos sobreviver a ela. E nós vamos continuar a viver com esclerose quando a novela acabar. E vamos continuar a trabalhar pela conscientização. E vamos responder as pessoas durante e depois da novela. E não vamos nos cansar de explicar o que é a EM pra quem quiser saber de verdade.
Já existiram outros personagens com EM na Globo (quem lembra?) e nós sobrevivemos a eles.
A verdade é que, só quem tá preocupado com a EM do personagem somos nós, que temos a doença. O resto da população quer mais é saber se ele vai ficar com a Tóia ou a Atena. Querem saber se ele é vilão ou mocinho.
Pode ser que, até o final eu mude de opinião. Talvez porque eu não vejo muito novela. Porque pra mim televisão é muito mais que rede globo. E, vejam bem, não estou criticando quem vê todas as novelas e acompanham a vida dos artistas, videoshow etc. Acho válido. É um modo de vida. Só digo não é o meu. Mas, por enquanto, acho que vamos sobreviver. E, enquanto a novela estiver passando, eu sugiro a todos que vivam. Não fiquem só vendo a novela pra poder comentar porque, sinceramente, tem muita coisa linda pra se viver fora do (e no) sofá.
Eu não pretendo acompanhar toda a novela. Claro que vou ver alguns capítulos. Claro que vou comentar com as pessoas, vou fazer mais piadinha no facebook e vou abrir a boca se aparecer alguma coisa muito absurda. Mas, gente, não precisamos nos preocupar com o que vai aparecer todos os dias na novela. Afinal de contas, as pessoas querem mais saber se a carne que o Tony Ramos come escondido no barraco é Friboi do que se o que aparece sobre Esclerose Múltipla é verossímil ou não.
Até mais!
Bjs

Em tempo 1: uma coisa é certa, escolher o Alexandre Nero pra fazer o personagem com EM vai ao encontro com uma das minhas teorias sobre a doença: só pessoa linda tem esclerose múltipla! Ser bonito é meio que um pré-requisito!

Em tempo 2 (alerta de spoiler!!!!!!):
o personagem com EM da Globo era o Léo, interpretado por Dan Stulbach na série Queridos Amigos, que morre no final de EM. Na época que a série passou, em 2008, eu já tinha EM há 8 anos e as pessoas me perguntavam se eu ia morrer que nem o Léo. A minha piada era responder: assim como, rica? heheheeheh. Sobrevivi à morte de Léo em 2008. Vou sobreviver ao Romero em 2015.

14 comentários:

  1. Oh orgulho de ser sua Afilhada!!!
    O melhor de tudo é ter sido o Nero o escolhido pra ser esclerosado.
    E só pra constar (pois já te falei no Face): eu tb ri na cena do diagnóstico. Poxa, de séria basta a vida!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oh orgulho de ser sua Afilhada!!!
    O melhor de tudo é ter sido o Nero o escolhido pra ser esclerosado.
    E só pra constar (pois já te falei no Face): eu tb ri na cena do diagnóstico. Poxa, de séria basta a vida!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Orgulho todo meu! eheheheh
      Acho que as pessoas tem que ver a novela porque gostam de novela... e só!
      hehehe
      Bjs

      Excluir
  3. De fato Bruna, a questão de pensarem que ter EM é castigo é um completo absurdo!!! Ora, como eu digo, se EM fosse castigo pelo menos 80% da população teria EM, hehehe, poxa!!! nunca joguei bomba atômica em nenhum país, não matei milhares de judeus, não torturei ninguém na ditadura, mas confesso sim, tive e tenhos meus pecados como qq outro ser humano, então não aceito isso! E sim, o fato de conviver com uma doença assim, nos possibilita mudar se p melhor ou pior vai depender do enfoque da pessoa com EM.

    ResponderExcluir
  4. Eu já estava aguardando seus comentários sobre o diagnóstico dado ao personagem desde o 1° dia.
    Será que a Bruna não vai falar nada. Adorei. Continua sendo a esclarecedora. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heheheheh...ia sim... só queria esperar mais uns dias pra entender melhor a história.
      Bjs

      Excluir
  5. Bom, Bruna, sou suspeita para falar de novela pois adoro. Assisto a muitas, mesmo quando começam a ficar enfadonhas e sem sentido. Parece masoquismo, mas vamos lá. Até o momento acho que foi bem abordada a doença neste personagem, vou explicar. O cara é um sacana (desculpe a palavra, mas é um cretino mesmo). Pelo meu entendimento ele está usando o fato de ter uma doença para parecer que se modificou, ficou bonzinho...é um 'interpretação' para os demais personagens da novela. Ele não tirar a menina da cadeia por pena, ou por mostrar que modificou...foi para se relacionar novamente com a mãe, para futuramente se vingar, de sei lá quem ainda. Te digo que tenho essa visão, pois como falei adoro novela, e ontem ele falou que iria se vingar de todos. Não sei pq e tb não sei de quem ele quer se vingar. Achei ótimo, mostrar que ele não mudou sua índole, pois acredito que uma doença ou uma deficiência não muda necessariamente uma pessoa nas suas virtudes, ou falta delas. Mas vou ver como o assunto de se desenvolve no decorrer da novela.
    Em relação aos sintomas, para mim inicialmente tive problema de visão, e durante algum tempo fiquei bem de locomoção e fadiga (+/- 1 ano). O que me aborreceu foi a rapidez no resultado dos exames, mas entendo que devido ao tempo de novela não podiam mostrar o tempo real dos resultados.
    PS.: não estou assistindo a novela por esse motivo (EM), mas pq achei interessante a trama em si.
    Bjs.
    Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, você falou exatamente o que eu penso: tem que ver a novela porque gosta e não porque tem personagem com EM né?
      Adorei!
      Bjs

      Excluir
  6. Bruna gostei do seu post. Parabéns!

    Você tem razão, a Regra do Jogo está evidente: É VIVER! Por isso é ultrapassar o limite pequeno de Apenas ficar vendo novelas, é bem mais do que isso!

    Vamos sobreviver ao Romero em 2015.

    Bjs.

    Rodrigo.

    ResponderExcluir
  7. Amei Bru. Chorando de rir que só alguém lindo pra ter a EM. Acho que a novela ainda vai dar muito o que falar.rs infelizmente eu não vejo sempre, já não tinha o hábito de ver tv, mas estou curiosa para saber como será o desenvolver da história. Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas você não acha também? Só conheço gente bonitona com EM!
      Então, eu até gosto de TV, mas por conta de outras coisas da vida, vejo pouco. Vou tentar ver mais essa...mas quando vejo, já to lendo junto, respondendo email...
      hehehehe
      Bjs

      Excluir
  8. gente, que texto maravilhoso! Bruna, vc nos informa e diverte! abraço de uma esclerosada do rio
    Fernanda

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.