domingo, 27 de setembro de 2015

Projeto Memórias Múltiplas

Raquel falando de Alice... conheça Alice no vídeo!

Oi queridos, tudo bem?
Bom, a segunda palestra sobre a qual eu quero contar (não, não está na ordem que foi lá...e vocês já vão entender porque) é a da Dra. Raquel Alvarenga.
A Raquel é doutora em história e desenvolve um projeto lindo na Universidade de Joinville.
Eu vou deixar vocês entenderem o projeto vendo o vídeo, porque fica muito melhor com ela contando. E também porque eu senti um orgulho enorme da minha amiga ter ido lá na frente, falar sobre o projeto e dizer "eu tenho esclerose múltipla". Porque eu sei que isso não é tarefa fácil ou simples.
Mas, então, o que eu quero contar é como a vida nos uniu e hoje (exatamente hoje, domingo dia 27 de setembro de 2015) eu tenho o prazer de estar recebendo-a aqui na nossa casa.
No ano passado eu me inscrevi para ir num congresso de educação, a AnpedSul, para apresentar uma parte do meu projeto de tese. Isso é uma das obrigações de quem faz doutorado: publicar e divulgar a produção acadêmica. E só pra situar quem tá chegando por aqui hoje, minha tese é sobre a escrita autobiográfica nos blogs de pessoas com doenças e como isso ajuda na educação para a doença (resumindo a pesquisa em 140 caracteres...hehehehe).
Bom, algumas semanas antes do congresso eu recebi um email, de uma professora da Universidade de Joinville, que leu o resumo do meu trabalho na programação da AnpedSul e estava interessada na minha pesquisa. Queria falar comigo porque ela estava desenvolvendo um projeto de compartilhamento de histórias de pessoas com esclerose múltipla, o Memórias Múltiplas. Quando ela escreveu esclerose múltipla, as anteninhas aqui ligaram. Fiquei mega feliz e respondi dizendo: que coincidência, eu tenho EM (no resumo do meu trabalho não está escrito que tenho EM... só falo isso no texto e na apresentação oral)! E aí ela respondeu que ela também tinha. Aí, já viu né? Combinamos que iríamos tomar um café depois da minha apresentação.
Eu, a Ellen (minha colega de orientação na UFRGS) e a Raquel tomando
um suco na Barra da Lagoa - Florianópolis.

Sabe aquelas pessoas que se conectam à gente rapidamente? Que tem uma afinidade instantânea? Então, foi assim com a Raquel.
E, um ano depois, ela foi apresentar o projeto lá no 2° Encontro de blogueiros de EM pra todos conhecerem.
Vejam, é lindo!

4 comentários:

  1. Raquel é simpatia em pessoa, só de olhar de cativa. Privilégio sem tamanho ter aula com ela.

    ResponderExcluir
  2. Ela falou que já teve a esclerose múltipla, como se curou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou portador de EM há 14 anos não existe cura e simples controle, então uma vez com EM sempre com EM

      Excluir
    2. Sou portador de EM há 14 anos não existe cura e simples controle, então uma vez com EM sempre com EM

      Excluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.