sexta-feira, 17 de julho de 2015

"Fazer da dor um talismã de cura"


Oi gentes, tudo bem com vocês?
Por aqui tudo bem, apesar do dilúvio... chuva sem parar desde segunda-feira e eu já tô mofando. Preciso de sol. Energia do sol!!!
Nos últimos dias tenho sentido dor nas costas. Deve ser coisa desse surto que me pegou de surpresa, dando choques no braço e uma coceira estranha no couro cabeludo. Agora já diminuiu, mas a dor me incomoda mais, porque não há posição que melhore.
Quando liguei o computador, abri uma imagem que está na minha área de trabalho e que eu olho quase todos os dias:
Tentei afogar minhas dores, mas elas aprenderam a nadar.

Frida Kahlo me inspira. Frida sabe o que eu sinto. Frida me pinta, me desenha, me escreve. Mas Frida morreu há exatamente 61 anos. Ainda não li sua autobiografia (preciso!!!), mas como Frida está pop, muitas frases dela andam sendo espalhadas pelas redes sociais. Quem não curte ler muito, pode ver o filme Frida, que é maravilhoso pra conhecer a história dessa mulher fenomenal.
Resumindo (beeeem resumido), Frida sofreu um acidente de ônibus aos 18 anos. O acidente não a matou, mas deixou sequelas que ela levaria pela vida toda. Dentre elas, dores absurdas. E como ela enfrentou isso: com arte! Antes de selfie ser moda, Frida pintava a si mesma, pintava suas dores, amores, temores. Pinturas lindas, com cores vivas, alegres, marcantes. Obras desconcertantes para uns, apaixonantes para outros (eu).
Frida me "deu" uma frase que sempre cito quando me perguntam porque escrevo sobre mim no blog, ela dizia:

Retrato a mim mesma porque passo muito tempo sozinha e porque sou o
motivo/tema que melhor conheço.
Ela sabia das coisas!
Quando a perguntaram se ela não sentia falta de seus pés, logo após a amputação de sua perna, ela respondeu:
Pés...para que os quero se tenho asas para voar!
A incrível arte de fazer arte com a dor. A incrível arte de ver a solução antes do problema. 
Nesse dia com dor e muita chuva, só queria deixar um pensamento pra todos nós:

A arte mais poderosa da vida é fazer da dor um talismã que cura:
uma borboleta que renasce florida em festa de cores.
Aproveitem o final de semana!
Até mais!
Bjs

p.s.: aos fãs de Frida Kahlo, vai ter uma exposição de obras dela, a partir de setembro, em São Paulo. Quebrando o porquinho em 3...2...



5 comentários:

  1. Olá Bruna, tenho uma dúvida e acredito que poderá me ajudar. Pessoa possui um diagnóstico de EM , sabemos bem das limitações e quanto a vida profissional, pessoa consegue emprego por acessibilidade? Ainda que não visível , fadiga, dores e efeitos do avonex impede fazer parte comum de um quadro de funcionário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lyzandra, tudo bem?
      Acho que tu queres saber se consegue vaga para pessoa com deficiência, é isso?
      Se a EM causou um quadro de deficiência, sim, a pessoa passa por uma perícia médica que comprove a deficiência e ela entra por cota de pessoa com deficiência.
      O diagnóstico e quadros de fadiga, infelizmente, não garantem nenhum direito à cota. O que a maioria das pessoas fazem é adaptar o trabalho às condições que a doença impõe. Quando o empregador aceita, melhor. Quando não aceita, a melhor opção é procurar um trabalho que permita que você se cuide.
      Bjs

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou incapaz de deixar isso nas Histórias de Sucesso para o que razão, então eu postei aqui. Eu fui diagnosticado com ALS em 18 de Outubro de 2013. Fui informado pelo meu médico que minhas únicas opções era sentar-se em casa e rezar. Eu não aceitei. Eu sabia que tinha que haver outra options.I vasculhou a Internet e descobriu uma riqueza de informações sobre óleo de haxixe cura de ALS. Eu era capaz de obter um pouco de óleo de hash médica e consumiu a dose recomendada em meados de janeiro. Em 26 de janeiro Eu tive uma reavaliação ALS que consistiu de uma ressonância magnética com um estado de arte da máquina 3 Tesla MRI. Resultados - Nenhum sinal de ELA! ALS Grátis!

    Uma das coisas que me ajudaram enquanto passando por tudo isso estava lendo os depoimentos e as histórias de sucesso de pessoas que têm utilizado o óleo e foram curados e com boa dieta alimentar. Agora que este óleo maravilhoso me curou, eu sinto que eu preciso para que os outros saibam também. Por favor, não hesite em contactar-me no wadejane103@yahoo.com para perguntar qualquer coisa que você deve gostar mais informações ou diretamente em contato com clonar Medicals em: clonemedicals@fastservice.com eram i adquiriu o óleo de haxixe. obrigado

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.