quarta-feira, 10 de junho de 2015

Carteirinha da AME: como faz?


Oi gentes, tudo bem com vocês?
Por aqui tudo jóia!
Nessa semana chegaram aqui em casa as nossas carteirinhas de Pessoa com Esclerose Múltipla, confeccionadas pela AME. Ficaram liiiiindas demais!



Mas elas não servem só pra ser bonita e colocar na carteira. Nela está escrito as leis que nos permite ter atendimento prioritário, por exemplo. Muitas vezes a EM não é visível, mas é bem ("sentível" - eu sei, não existe essa palavra). E como explicar pro segurança do banco que você tem direito à fila prioritária? Como explicar no aeroporto que tem atendimento prioritário? Como explicar na entrada dum show que você tem direito à àrea PNE (Portadores de Necessidades Especiais)?
Agora ficou mais fácil.
Na carteira da AME fica impresso seu nome, o nome e contato do seu neurologista, um contato de emergência e a sua foto na frente (não precisa ser foto 3x4, aquelas que a gente fica com cara feia sempre... pode mandar a que você usa no facebook, desde que tenha boa qualidade para impressão... e, de preferência, com um sorriso no rosto). E no verso tem nossos direitos e as leis que fundamentam esses direitos.
E é bem fácil de ter a sua carteirinha. Basta entrar no site da AME, no item carteirinha: Carteirinha da AME
Aí você preenche com seus dados, anexa o laudo do médico que comprova que você tem EM, um comprovante de residência e a foto que você tá gata/gato, enviar, pagar o valor de R$35,00 mais o frete (afinal, tem um custo pra fazer a carteira) e esperar em casa que você receberá a carteirinha, um folheto informativo sobre EM e um bloquinho lindo que dá até dó de usar!
Sim, sou fã dessa carteirinha porque sei o quanto ela é necessária!
Semana que vem, por exemplo, vou lá perder a voz no show do Backstreet Boys com a carteirinha da AME. Espero que, dessa vez, tenha uma área PNE decente... lembram do que aconteceu no show do Maná?
Até mais!
Bjs

14 comentários:

  1. Puxa, Bruna...
    Vc vai no show do Backstreet Boys e com carteirinha da AME?
    Perdi a data de compra aqui para o Rio. Só me liguei no final de abril. #chateada :(
    Aproveite e depois conta pra gente aqui.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna tb acabei de receber minha carteirinha da AME, adorei, mas não sabia q podia colocar foto com sorriso, teria ficado mais bonita, mas o importante mesmo não é a foto e sim a finalidade, agora não preciso mais ficar tirando da bolsa aquele relatório em papel de ofício para provar como vc disse que nem tudo que é "sentível" é visível .
    bjs
    zeneide.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Queria uma carteirinha, pois sou portador EM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, entra na AME e faz teu pedido: www.amigosmultiplos.org.br
      Bjs

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. O site para pagamento é seguro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim amigo/amiga! Usamos já há 3 anos e nunca tivemos problemas!

      Excluir
  7. Bruna, tudo bem? Essa carteirinha dá direito ao assento especial nos transportes públicos? Trabalho muito longe e uso trem (um deles, uso por dia 4) que demora uns 50 minutos e ficar de pé é um martírio pra mim. Quando não estou aguentando peço o assento, mas até explicar né. Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
  8. Como fazer minha carteirinha de portadora de exclerore múltipla

    ResponderExcluir
  9. Boa noite sou portadora de esclerose múltipla gostaria de saber como faço pra fazer minha carteirinha

    ResponderExcluir
  10. Fiz a carteirinha da AME mas ñ sei se vai chegar antes d viajar queria levar tem alguma notícia aguardo obrigada.Ana Patrícia

    ResponderExcluir
  11. Também gostaria de pedir minha carteirinha só que estou sem o imail do médico para preencher o formulário

    ResponderExcluir
  12. Boa noite gostaria muito de sabe se está carteirinha serve para todo o Brasil, pós sou de Recife Pernambuco. obrigada

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.