quinta-feira, 12 de março de 2015

6 anos de blog e muito mundo pela frente


Olá gentes, como vocês estão?
Viram que o blog tá de cara nova? Gostaram? E a logo, viram que linda? Isso tudo é um presente pelos 6 anos do blog. Amanhã eu falo mais sobre a parte visual do blog, que eu adorei e tô morrendo de orgulho. Mas hoje eu quero falar um pouco sobre esses 6 anos.
Não se preocupem, não vou fazer retrospectiva. Até porque, é muita coisa. Mas é justamente sobre ter acontecido tanta coisa boa, por esse blog ter me trazido tanta coisa bacana na vida é que eu quero escrever hoje.
Eu lembro exatamente do dia em que eu decidi que faria um blog sobre viver com EM. Minha mãe disse que lembra exatamente do dia em que eu disse que faria o blog. Ontem fez 6 anos que eu postei o primeiro texto no blog. E ontem eu passei o dia fazendo a parte visual nova do blog e revivendo os acontecimentos desses 6 anos. Me emocionei lembrando de algumas coisas, ri lembrando de outras... chorei ao receber um flores de queridos amigos que lembraram desse dia. Fiquei nostálgica com o passado e esperançosa quanto o futuro. Me reuni com a família pra bebemorar esses seis anos. E quando a minha sogra disse: esse blog mudou a vida de muita gente. Pensei nela e no Jota, que depois do blog me conheceram e acabaram vindo morar comigo em Porto Alegre. Pensei na vida das centenas de pessoas que me enviaram um email, uma mensagem ou que se encontraram comigo contando suas histórias de vida com a EM e no quanto elas me dizem que o blog mudou suas vidas, sua forma de ver a vida. Mas pensei muito mais no quanto esse blog mudou a minha vida.
Eita família mais linda do mundo! heheheheh

Não é pra se emocionar recebendo uma lindeza dessas? Obrigada!


No primeiro post no blog eu escrevi “Acho que hoje já estou preparada para falar da minha doença, minhas dores, minhas dificuldades com maturidade, aceitando o meu ‘destino’". Acho que eu já estava mesmo preparada para falar todos os dias da doença, assumi esse compromisso e me sinto feliz hoje por ter feito essa escolha. No ano passado, quando o blog fez 5 anos, eu escrevi um post que reflete muito do que eu continuo sentindo hoje sobre porque escrevo: http://esclerosemultiplaeeu.blogspot.com.br/search?q=porque+escrevo
(modéstia à parte, esse texto tá muito bom).
Mas muita coisa mudou. E muitos textos antigos, eu leio hoje e discordo completamente do que a Bruna de antes escreveu. Um dia, uma leitora me mandou um email dizendo que discordava de uma coisa que eu tinha dito em 2010. Eu li, avaliei e disse pra ela que concordava com ela e discordava de mim. Ela ficou surpresa e me perguntou porque, então, eu não apagava aquele antigo post. Eu respondi que não apago porque um dia eu já pensei daquela forma. E eu acho bonito ver o quanto eu aprendi, cresci e amadureci ao longo do tempo. Mesmo discordando da Bruna de 22 anos, a Bruna de 28 acha gostoso olhar para si mesma, mais nova e dizer: menina, você vai aprender, vai mudar, vai crescer...e vai ser muito feliz! Quero continuar podendo fazer isso nos próximos anos.
Fazer o blog mudou o rumo da minha vida... se é que ela tinha um rumo. Talvez o blog não tenha mudado o rumo, mas me dado um rumo. O blog e as histórias que me contam através dele fizeram com que minha carreira profissional cruzasse com meu engajamento social para eles andarem de mãos dadas. Hoje minha tese de doutorado é sobre educação para a doença em blogs de pessoas com doenças crônicas. E quando não estou estudando para desenvolver a tese, estou lendo, escrevendo, pesquisando sobre EM, sobre acessibilidade, qualidade de vida... enfim, desenvolvendo projetos ligados ao blog. Mas o que eu mais gosto mesmo, é de ler o que os leitores enviam. É de parar para responder esses emails. Se antes do blog eu já era uma leitora inveterada, o blog me fez uma legítima colecionadora de histórias. São as histórias que me contam aqui que me impulsionam a continuar contando a minha.
Não sei como seria a vida sem a EM. E hoje eu também não imagino a minha vida sem o blog. Porque não me imagino sem tudo isso que vivi nesses 6 anos que foram vividos com tanta intensidade, com tantas mudanças. Porque não me imagino sem os amigos que fiz. Porque não me imagino sem as pesquisas que fiz. Porque não me imagino sem meu marido, namorado, parceiro, amigo, companheiro e amante, que conheci pelo blog. Porque não me imagino sem a casa que moramos e que tornamos dela um lar. O lar mais esclerosado do Brasil, diga-se de passagem. Porque não me imagino sem os planos para o futuro que incluem tudo isso junto. Porque não me imagino sem os sonhos que o blog me proporcionou realizar e os outros tantos que ele ajudou a criar e alimentar.
Eu já disse que minha identidade não é a doença, mas há muito dela nas minhas identidades. E acho que hoje posso dizer o mesmo do blog.
Quando eu comecei o blog, algumas pessoas falaram que eu não ia conseguir ficar muito tempo escrevendo ele. Uma porque seria muito doloroso falar da doença. E outra porque ia esgotar o assunto. Mas falar sobre nossos próprios demônios nos libera deles... e algumas pessoas não sabem, mas a vida não se esgota, portanto, nunca se esgota o assunto. Somos os mesmos, mas sempre diferentes. Diferentes porque crescemos, amadurecemos, passamos por experiências diferentes. E eu tenho que aprender a viver tudo isso com a EM.
Quando comecei o blog eu tinha 22 anos, estava pensando em fazer mestrado, tinha me demitido do meu emprego porque ele e a EM não se deram bem, estava aprendendo a cozinhar para a família toda todos os dias, morava em outra cidade, usava os cabelos bem curtinhos. Hoje, além de comprido, já tem umas mechas de cabelos brancos (que pretendo pintar de colorido), mudei de cidade, de casa 3 vezes, fiz o mestrado e tô fazendo o doutorado, cozinhar é minha terapia, estou planejando o casamento mais importante do mundo: o meu, e até sobre filhos temos pensado. A vida muda, a EM muda com a gente e os assuntos são intermináveis.
Guimarães Rosa diz, no conto O burrinho pedrês, que “nada disso vale fala, porque a história de um burrinho, como a história de um homem grande, é bem dada no resumo de um só dia de sua vida”. Não acho que minha vida se resuma em um dia, mas teve um dia que mudou totalmente a minha vida: o dia 11 de março de 2009, quando decidi começar o blog e não parei mais... e deixei ele me levar por seus caminhos e pelos caminhos que compartilhar a minha história me levou.
Por tudo isso que ontem eu resolvi comemorar. Resolvi dar roupa nova pro blog. Porque o aniversário de algo que é tão importante para mim não pode passar em brancas nuvens. E, preparem-se, porque vou começar agora a planejar a festa de 10 anos do blog. Tenho certeza que chegaremos lá! Aliás, o blog já podia ser Esclerose Múltipla e Nós, porque, definitivamente, ele é construído também por todos vocês que acompanham, comentam, mandam sugestões, dicas, dúvidas...
Vem coisa mais legal ainda por aí.
Bom, voltando ao que minha mãe lembra, de quando eu comecei o blog, eu não sei se ela lembra, mas ela me disse, lá naquele mesmo dia, que esse blog mudaria a minha vida e que eu não me assustasse com o tanto de coisa boa que viria junto com esse trabalho. Às vezes vem tanta coisa boa que assusta mesmo. Ontem ela repetiu isso quando me deu os parabéns, dizendo que tudo o que aconteceu não é nada perto do que ainda vai acontecer. E, vocês sabem, mãe sempre tem razão. Então, é hora de respirar fundo e encarar a felicidade de frente!
Que venham mais 10, 20, sei lá quantos anos trabalhando com o blog e tudo que vem junto com ele.
Que a vida não se esgote!
Até mais!

Bjs

37 comentários:

  1. Parabéns, Bruna!!!!! E o presente é nosso: teu blog sempre tem algo pra gente.
    Muitas felicidades sempre.
    pat

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Bruna, e q venham mais mts anos de blog, seu trabalho por aki eh fantástico, vc eh um exemplo de vida e tanto pra tds nós, fiko feliz por ter conhecido o seu blog. E obg por ter me inspirado, ver a força q vc tem me ajudou bastante, vc nao tem noção, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Raffa pelas palavras e pelo carinho. Você não tem noção do quanto isso me fortalece tb!
      Bjs

      Excluir
  5. Parabéns Bruna!! Foram tantas incertezas, tantos medos e porquês, eu tinha o maior receio de ficar enchendo teu saco. Mas você foi me introduzindo a esse mundo muito louco, cheio de aventuras e novidades com muito carinho. Gratidão do fundo da alma pela sua paciência. =* Realmente, vc quem nos deu este presente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Patrícia!!!! Fico feliz em poder mostrar que o mundo de quem tem EM não é assim tão cinza como pintam por aí!
      Feliz pela tua amizade!
      Bjs

      Excluir
  6. Parabéns Bruna. Cada vez mais eu tenho orgulho de ver minha prima Leda e o Jota junto de você.
    Milhões de beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu cada diz mais feliz com eles ao meu lado!
      Bjaaum!!!

      Excluir
  7. Bruna parabéns! Sou nova aqui no blog e lógico não li todos os teus textos. Mas através deles certamente ajudaste muitas pessoas, inclusive eu. Ao iniciar meu processo de diagnóstico da doença (ainda não fechou) , quão foi importante fazer essa imersão nos detalhes da doença através de relato de uma pessoa que convive com ela. Assusta menos, desmistifica, ao mesmo tempo que é realista e verdadeiro. Sabes um texto que enumeras os presentes que não devem ser dados para pessoas com EM, me identifiquei muitíssimo, pois não consigo olhar para objetos (dentre outras que citas) que se mexem e fazem barulho. A contribuição para a saúde, apesar de falar de doença, para as pessoas é inegável. Forte abraço Denise Madeira de Farroupilha)RS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras Denise! Fico realmente emocionada!
      Precisando de alguma coisa nesse processo de diagnóstico, não exite em pedir: bruna.rochasilveira@gmail.com
      Bjs

      Excluir
  8. Parabéns pelo blog e pela dedicação!
    Acredito que todo mundo que já cruzou com a EM pelo caminho, veio parar aqui no seu blog. Pelo menos uma vez!
    O seu blog é uma utilidade pública e espero que ele cresça cada vez mais. Obrigada por compartilhar tanta informação e conhecimento!
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Debye Iris Dal Conti12 de março de 2015 às 21:42

    Parabéns å mulher que um dia conheci menina! Lindo texto, lindo. Desejo Luz na caminhada, Amor e Paz no coração. Que venham mais e mais anos de blog. Um dia de cada vez para viver todos os dias! Felicidade de ver esse sorriso! Obrigada linda! ♥♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Debye!!!! Tão bom ter amigos do blog que estão aqui desde o comecinho...
      Bjs

      Excluir
  10. Parabéns Bruna!
    Adorei o novo visual do blog e o logo está lindo, clean... tudo!
    Obrigada por essa sala tão bonita e aconchegante que tu nos oferece para conversarmos e trocarmos nossas experiências de vida com ou sem a EM!
    Eu adoro esse blog, também, porque ele me deu muitos novos amigos. Porque eu pude te conhecer pessoalmente, te dar um abraço e também à tua mãe, tua mana, ao Jota...
    Assim como esse blog acrescentou muito à tua vida, o mesmo fez à minha e à de todos os amigos que frequentam esse espaço tão querido: o Blog da Bruna!
    Beijos minha linda <3
    OBRIGADA!!!
    Neyra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos um luxo só né Neyrinha?
      Feliz demais por esse blog ter trazido pessoas como vc pro meu dia a dia!
      Bjs

      Excluir
  11. Bruna ficou Ótimo!!! Parabéns pelos 6 anos do Blog e haverão muitos outros aniversários! Depois dos 60 anos de aniversário do Blog começamos a esperar pelos 100 anos! Este Blog não pode parar! Você mostrou muito bem isso e a melhor coisa que alguém pode dar para outra pessoa é UM EXEMPLO! Obrigado! Você consegue isso!
    Beijos
    Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, acho que esse blog não acaba nem depois que eu terminar... já tem quase vida própria!
      Obrigada pela amizade e pela compreensão!
      Bjs

      Excluir
  12. Bruna, que lindo tudo isso!
    Em pensar que destes 6, faz 5 que sigo o blog!
    Realmente, te encontrar aqui ao pesquisar o que é esse inimigo que te contam que compartilha do teu corpo e entender que é ruim sim, mas que podemos conviver com isso e viver a vida da melhor forma é um alento sem tamanho.
    Foi por causa dele que conheci a nossa Dra. maravilhosa, e também uma nova amiga (mais virtual do que real), mas que nos faz sentir íntimos, ficarmos felizes e torcer por você a cada novo sonho ou nova conquista.
    Que venham muitos mais anos de blog, e que um dia possamos mostrá-lo aos nossos filhos para que entendam como "era" a vida com EM, pois a fé de que um dia se encontrará meios de acabar com novos surtos e restaurar os danos já causados nunca acaba!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico tão, mas tão feliz em ter amigos de verdade aqui. Em poder acompanhar as nossas mudanças de vida. Em dividirmos experiências.
      Espero realmente que um dia os textos desse blog sirvam como "fonte histórica", porque tudo vai ficar sempre melhor.
      Obrigada pela amizade!
      Bjs

      Excluir
  13. Parabéns bruna; meu namorado achou seu blog, em uma tentativa inicial de me acalmar ou talvez se acalmar, descobri que estou com esclerose a 1 mês, mas tenho convivido com o surto e os exames para saber o que tinha acontecido dês de 21/10/14. Estou com CIS para esclerose, tenho por enquanto só neuromielite óptica. Desejo o melhor para você e toda sua família.

    Estou voltando com meu blog e lá também vou falar um pouco desse meu novo mundo.

    http://origemdemim.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvia, estou acompanhando teu blog. Se precisar de alguma coisa, me escreva: bruna.rochasilveira@gmail.com
      Bjs

      Excluir
  14. Parabéns !!! Conhecer pessoas como vc é o que me faz acreditar no futuro da humanidade !!!

    ResponderExcluir
  15. Mais uma vez, um texto lindo, de emocionar. E eu, que sou tão afeita às palavras, aos sentimentos e às pessoas, sinto muita gratidão por um dia ter me deparado com esse blog: coração e alma de Bruna. Alento pra dor de tanta gente. Beijo grande e parabéns: pelo blog, pela luta, pelos sonhos, pela pessoa linda que você é. Todas as vezes que te leio ou sei de tuas conquistas, vejo um futuro ainda mais brilhante pra uma pessoa que amo muito mais que a mim mesma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adivinha só...chorei com teu comentário quando li mês passado e chorei de novo relendo agora...
      Como eu admiro as mamães de esclerosados. Se a gente tem força pra alguma coisa, é porque a gente tem vocês!
      Não tenha dúvidas, o futuro será lindo e alegre pra todos nós!
      Bjs

      Excluir
  16. Olá Bruna!
    Obrigado por tudo.

    Obs.: tinha escrito um agradecimento com sentimento e perdi o texto pois não estava logado. Agora não é bom colocar sentimento pois estou "pe" da vida comigo mesmo kkkk.
    Hugs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahah... mas eu senti o agradecimento, da mesma forma Alex.
      Obrigada você, meu amigo! Adoro os "bom dia com alegria"... começo o dia animada!
      Bjs

      Excluir
  17. Parabéns, Bruna. Mt lindos o novo visual do blog, texto, enfim sua dedicação e desprendimento em informar, ajudando tds q passam as mesmas angústias, incertezas, medos e tantas outras sensações q, a mim, no início, me paralisavam mais q qualquer situação q a EM me pudesse trazer no futuro. Os seus posts não só me ajudaram, mas a tds aqueles q ao receberem seus diagnósticos, perderam seu chão, mas q através do seu blog foram reconstruindo um novo chão p caminhar. Mt obrigada! Com carinho, Ma. Roseli.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou lindo né? Cada dia que eu abro eu gosto mais e mais do visual novo dele.
      Que possamos caminhar juntas nesse chão... pode ser que a gente encontre uns buracos, uns pedaços meio estranhos, mas quando se tem alguém ao lado, fica mais fácil passar pelo caminho, né? Obrigada por estar aqui comigo.
      Bjs

      Excluir
  18. Oi Bruna!!!
    A roupa nova do blog ficou linda demais!!!
    Gostaria de te parabenizar e agradecer muito por você se expor da forma que vc faz aqui. Através da sua coragem de se mostrar e mostrar a cara da "inquilina" você me ajudou muito no momento mais difícil que enfrentei até hoje, que é a confirmação da EM.
    Passei dias lendo todos os seus posts e você me acalmou, me fez rir, chorar, me acalentou e principalmente, me fez sentir menos insegura, menos ET nesse mundo que muitas vezes não é muito gentil com as pessoas especiais como nós.
    Desejo que todo o bem que você faz para todos que alcança com suas palavras retorne em forma de amor, saúde, dinheiro, muitas realizações, alegrias sem fim, e que os momentos não tão bons sejam breves.
    Você é uma pessoa muito preciosa e acredito que não tens ideia da forma como toca as pessoas.
    Um grande beijo no teu enorme coração,
    Vanessa
    Ps: não pare de escrever!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Vanessa!!!!
      Se é pra receber elogios desses que enchem meus olhinhos d'água...eu não paro não...pode deixar ;)
      Bjs

      Excluir
  19. Brunitcha ficou show a repaginada no blog. Parabéns!!
    Beijão
    Fabí

    ResponderExcluir
  20. Oi,Bruna.fui diagnosticado ontem com EM. Achei o seu blog procurando por respostas,ajuda e algum consolo nesse momento. Acho que achei aqui. Parabéns pelos seis anos.

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.