quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Um propósito nesse Natal


Oi queridos, tudo bem com vocês? O peru já tá cheirando no forno? Os presentes já estão comprados? 
O Natal esse ano vai ser na casa da minha mãe. É, é estranho falar na casa da minha mãe e ela não ser mais minha casa. Tá, eu sei, minha mãe vai dizer que continua sendo...e eu também considero. Mas pra explicar geograficamente, a minha casa não é mais a da minha mãe. E isso é estranho. Uma das grandes mudanças de 2014. 
Mas não é (ainda) a retrospectiva do ano que está acabando que eu quero fazer.
Hoje eu só quero escrever pra desejar a todos vocês, meus queridos amigos e amigas, um feliz natal.
Eu não sei como você comemora o natal, se comemora, se passa com a família, com os amigos, com seu bichinho de estimação ou sozinho em casa. Se segue os ensinamentos de Jesus ou acha que é tudo ficção. Se vai na igreja ou se é ateu até o fundo da alma. Para mim pouco importa. Quero te desejar um natal de esperança!
A esperança pode ser uma palavra apenas. Uma palavra que as pessoas usam meio que sem pensar. Que falam como no ditado popular "a esperança é a última que morre", mas que poucos vivenciam. Porque a esperança pode ser um sentimento. Um sentimento forte, que toma conta do nosso coração e da nossa mente. Um sentimento que nos impulsiona a acreditar, a não desistir, a pensar positivamente, a ver as coisas por outro ângulo, a tentar entender as pedras no caminho.
Provavelmente o que fez você começar a ler esse blog é o fato de a esclerose múltipla ter entrado na sua vida. Mas o que manteve você aqui não foi a doença, mas foi o fato de compartilharmos ideias semelhante sobre a vida. O que nos une não é a doença, ou o sofrimento, mas a esperança de que esse sofrimento vai nos ensinar alguma coisa, a esperança de que vale a pena viver e ser feliz e que a doença não é a coisa mais importante da nossa vida.
Segunda-feira, enquanto eu pensava sobre o que escrever pra vocês nesse natal, revi (pela quinta vez, eu acho) o filme A invenção de Hugo Cabret. Não é um "filme de natal", mas é uma filme muito bonito e que nos faz pensar... Queria deixar um pensamento do personagem Hugo Cabret: 

"Gosto de imaginar que o mundo é uma grande máquina. Você sabe, máquinas nunca tem partes 
extras. Elas têm o número e tipo exato das partes que precisam. Então imagino que se o mundo é uma grande máquina, eu também estou nele por algum motivo. E isso significa que você também está aqui por alguma razão".

Ainda, no filme, Cabret nos lembra que todos temos propósitos,

"e se você perde seu propósito, é como se estivesse quebrado".

Que nesse natal, você lembre que é peça importante dessa máquina. E que não está aqui por acaso. Nem tem essa doença por acaso. A doença pode atrapalhar um pouco o caminho que imaginávamos trilhar para conseguir nossos propósitos, mas jamais nos tirar todos eles. Invente novos caminhos. Consiga novos parceiros na caminhada. E continue indo atrás daquilo que te move, que te faz viver, que coloca um sorriso no teu rosto! Eu acredito que tudo sempre vai dar certo. De uma forma ou de outra, vai dar. E se for pra tudo dar errado, pelo menos estarei em boa companhia ;)
Hoje de noite, quando o Papai Noel passar por aí, que deixe um bocado de esperança (ou fé, como você preferir) e te faça relembrar seus propósitos, sejam eles quais forem!
Feliz Natal!!!

7 comentários:

  1. Querida Bruna a você ao Jota e familiares um Feliz e abençoado Natal, este ano apesar de algumas dificuldades foi um ano grandioso de grandes conquistas e depoimentos, viagem internacional, entrevistas, mais compartilhamentos e casamento!!! vida nova, novos planos e novos desafios! tudo de maravilhoso para o novo ano para você, grande beijo

    ResponderExcluir
  2. Que mensagem linda e profunda Bruna! Obrigada!
    Um lindo Natal em família, porque família é tudo de bom!
    Beijinhos <3
    Paz e Luz!

    ResponderExcluir
  3. Feliz natal minha querida!!! Que Deus te abençoe muito!
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Feliz Natal Bruna e todos que participam deste blog que o menino Jesus traga mta luz e amor para todos!!!! Feliz Natal!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida!
      Feliz Natal pra ti e pra quem amas, beijinhos <3

      Excluir
  5. Q lindas palavras Bruna! Somos muito mais q a doença. Q a alegria de viver esteja sempre nos unindo. Obrigada por compartilhar tuas idéias e experiências conosco. Boas Festas! Denise

    ResponderExcluir
  6. Obrigada! Um Feliz Natal para você e muita saúde para todos nós!

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.