quarta-feira, 11 de setembro de 2013

É certo que vai dar certo!

Oi queridos, tudo bem com vocês?
Felizmente meu mal estar digestivo passou. O que pegou hoje foram os 35 graus. Ô tempinho estranho esse. Numa semana tem neve, duas semanas depois, calor de verão. Vai entender...
Bom, mas não é de clima e temperatura que eu queria falar não. Todos os dias eu recebo emails de pessoas com EM, pessoas com diagnóstico recente, pessoas que de vez em quando me dão notícia de suas vidas (eu gosto de saber como estão, viu?)... mas hoje respondi alguns emails que me deixaram preocupadas, de pessoas que pensaram que morreram junto com o diagnóstico e estão pensando em acabar mesmo com tudo.
Eu fico meio sem saber o que dizer...e mesmo assim, acabo escrevendo parágrafos e mais parágrafos pra tentar mostrar pra essas divas que estão sofrendo que às vezes é só mudar a lente do óculos pra poder ver o mundo de outra cor.
Pra todos eu digo que vai ficar tudo bem. Que vai dar tudo certo. Porque eu tenho certeza que vai.
Aí, uma dessas pessoas, que está um tanto triste e revoltada me respondeu: "e o que você sabe da vida? Como você pode ter certeza que vai dar tudo certo? Você acha que é Deus pra dizer isso?".
Já estava pensando em falar sobre isso, e com esse tapa na cara, achei interessante contar pra vocês de onde eu tiro essa certeza de que vai dar tudo certo.
O que eu sei da vida? Às vezes eu acho que sei mais do que deveria pra uma pessoa com 27 anos. Às vezes eu acho que não sei quase nada. Mas eu sei que sou feliz, e pra mim, já tá bom saber disso.
Eu me acho Deus? De forma alguma. Mas acredito na existência de Deus, e talvez isso me ajude a ter certeza de que tudo vai dar certo. Mas não quero ver isso pelo lado religioso, apesar de ser muito importante na minha vida.
Mas a pergunta que não quer calar: como você sabe que vai dar certo?
Eu sei que vai dar certo porque eu estou viva, e estar viva e com vontade de viver pra mim já é o suficiente pra saber que vai dar certo. Porque pra mim, "dar certo" não é a mesma coisa que ter a cura, não é a mesma coisa que não ter sintoma nenhuma da doença, não é ter uma vida sem percalços, preocupações, medos, cansaço e tristezas.
Pra mim, "dar certo" é saber que mesmo com todas as coisas ruins, podem existir coisas boas. É saber que não há tristeza que dure a vida toda. É saber que os sofrimentos também ensinam. É saber que mesmo com dor e cansaço, eu posso contar com outras pessoas. É saber que o amor é maior que qualquer sofrimento.
Dar certo é acordar e ver o sorriso das pessoas que eu amo, ouvir sobre suas vidas, suas alegrias e angústias e saber que não estou sozinha nessa jornada. É saber que a cada passo que eu dou, tenho outras pessoas caminhando comigo, mesmo sem saber onde que esse caminho vai dar.
Então, quando eu digo pros meus amigos que vai dar tudo certo, eu não estou dizendo que vão se curar de suas doenças, mas que o sofrimento passa e a gente aprende a conviver com as dores. E quando a gente troca a lente pra tentar ver o lado bom das coisas, a gente vê o quanto tá dando certo.
Eu cresci ouvindo minha mãe dizer que, se você colocar um óculos com lente vermelha, não adianta alguém vir pra você e descrever a beleza do azul do céu, porque você nunca vai enxergar esse azul. Agora, se você se propor a tirar essa lente e colocar uma transparente, você vai poder perceber que lindo é o azul do céu, o branco das nuvens, o verde das árvores, as lindas cores de todas as flores.
Eu cresci trocando as lentes, e as vezes eu até uso uma cor de rosa demais pra maioria das pessoas. Se bem que eu gosto mais de azul mesmo. E tem dias que eu preciso de umas amarelas, pra clarear a mente e as ideias.
Mas de nada adianta eu dizer tudo isso se a pessoa que estiver ouvindo não estiver a fim de trocar a lente, de ver a beleza do caminho, de curtir as companhias e de aprender com os sofrimentos.
Pra mim, a felicidade não está no fim, no destino, mas no caminho e na forma como escolhemos trilhar esse caminho.
Catando sobre isso aqui no blog, vi que já escrevi sobre isso: http://esclerosemultiplaeeu.blogspot.com.br/2011/07/relatividade.html
Mas não custa nada falar de novo. Há alguns dias eu li uma frase que dizia, mais ou menos assim, você encontra a felicidade quando para de se comparar com os outros. Vai ver é isso mesmo. Vai ver algumas pessoas que tiveram o diagnóstico precisam parar de se comparar com o que eram antes dele. Precisam descobrir quem são, o que gostam, o que podem e o que querem fazer.
Talvez a técnica dos 4 F's funcione também: Força, Fé, Foco e, se nenhum desses der certo, Foda-se! Eu uso os 4 F's todos os dias...hehehehhe
Mas de nada adianta eu falar que a vida não acabou só porque vai ser diferente, nem que a felicidade não mora na cura da doença. Se ela vier, que coisa maravilhosa será, mas a minha vida não depende da cura, nem dos movimentos do meu corpo para dar certo. Ela já deu mais certo do que eu imaginava...e vai dar ainda mais, tenho certeza!
Até mais!
Bjs

25 comentários:

  1. Pra falar a verdade tenho problemas com discursos de cura. Não pq não queira me curar, não pq goste da minha atual situação, mas é que quando algumas pessoas me falam "vai dar tudo certo. Você vai ficar bom" é como se só pudesse viver dignamente se tivesse uma vida "normal". É como se me falassem, vc vai ter sua antiga vida de volta. Bom, e o que eu faço até lá, espero ficar bom, pois não há positividade até lá? E o que eu faço com esses anos de esclerose? São só um interlúdio entre duas normalidades? Espero passivamente o retorno da era de ouro? Não, não há interlúdios, apenas a vida. Agora se pode viver por uma falta, a ausência de normalidade, ou explorar o que se pode construir. Talvez não consigamos andar tão rápido como antigamente, mas temos mais tempo de apreciar a vista. Toda situação tem sua positividade, sua potencialidade, só (quando escrevo só não estou dizendo que é facil) temos que apreender o que cada nova situação nos oferece.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fácil realmente não é, mas é isso mesmo. Gostei dessa coisa de "temos mais tempo de apreciar a vista". Talvez se não fossem as adversidades, não olharíamos com tanto cuidado para os detalhes que nos fazem felizes.
      Beijão

      Excluir
  2. Bruna, amei o que postou, porque na verdade a vida é assim para todos, mesmo para aqueles que não tem EM, pois a vida tem sempre altos e baixos, tem dias que estamos vivendo momentos maravilhosos e em outros perdemos a noção de que rumo devemos tomar para continuar e enfrentarmos os obstáculos. Como vc mesma falou é preciso trocar as lentes dos óculos e tentar enxergar o que de melhor a vida pode nos oferecer no momento e acreditar que Tudo é possível se acreditarmos que mesmo as coisas ruins podem ter uma razão de ser e que podemos aprender muito com essas situações. Acreditar que tudo vai dar certo é o começo para conseguirmos vencer todos os obstáculos que surgem inesperadamente em nossas vidas, seguir em frente sem olhar para o que passou ou que fomos é a forma correta de nos darmos oportunidade de conhecer e conquistar coisas novas que com certeza virão, criar novos caminhos e continuar lutando.
    Bjs Lêda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encarar problemas, momentos ruins e pedras no caminho faz parte de ser humano. Sem dúvida olhar pra frente é a melhor opção. As vezes as oportunidades e alegrias estão à nossa frente mas não vemos por ficarmos olhando o passado ou lamentando o que não está ali.
      Amei o comentário!
      Bjs

      Excluir
  3. Que lindo o que disse,é verdade temos que pensar que as coisas vão melhorar mas confesso,tem dias que estou tão malzinha que eu penso besteirinhas mas daí vejo a minha família linda e as forças começam a voltar,devagar bem devagarinho mas aos pouquinhos ela volta e aí a vida começa a ficar mais fácil,bjão querida.Zildelena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que essas besteirinhas não ficam muito tempo no teu pensamento Zildelena. Lembre-se que mesmo pra percorrer uma grande distância, temos que ir um passo de cada vez. Aos pouquinhos fica mais fácil. Bjs

      Excluir
  4. Nossa, amiga, chorando litros aqui,...Sou chorona mesmo, e você entrou lá no fundo ♥
    Te admiro muito por toda essa fé, toda essa calma, e esse imenso poder em usar bem as palavras...Hoje fui um dia daqueles, e realmente não é nada fácil, mas vir aqui e ler esse texto, é levantar a cabeça e tirar essa lente vermelha, porque amanhã quero ver o azul do céu.
    Mesmo que eu não comente muito,estou sempre por aqui e você sabe que é muito importante para mim.
    Um abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que não são lágrimas de tristeza minha amiga!
      Espero que todos teus dias sejam de céu muito azul! Saudade de ti!
      Bjs

      Excluir
  5. Muita coisa pode acontecer conosco, depende o que se faz com o que nos é dado.
    Eu sou a Beti, já me apresentei aqui no blog. Mas para quem não lembra, tive diagnóstico em 2001. Foi muito difícil aceitar, mas eu não tinha outra opção e olha que naquela época não havia muita informação, não tinha a Bruna prá trocar uma idéia, ler o blog...(hehehe)
    Aí em 2012 quando eu achava que já tinha recebido minha cota de provações, afinal eu tinha EM, tive câncer de mama.
    Então como meu mastologista disse: "tu não és uma paciente com câncer, tu és uma paciente com esclerose múltipla e com câncer".
    E isso foi complicado, mas passou.
    Hoje estou curada (do câncer) e muito bem.
    Tem uma frase que diz: não nos é dada uma cruz maior do que a que podemos carregar. Eu acho essa frase terrível, mas eu acho que ela é verdadeira.
    Por isso ter fé em Deus, nos faz acreditar que "é certo que vai dar certo".
    Beijos, Beti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que estás curada do câncer Beti! Mais um obstáculo ultrapassado. E mais uma vez, a prova de que tudo passa!
      Fé, essa é a palavra de ordem!
      Bjs

      Excluir
  6. Parabéns pelo texto, todo mundo deveria ler! beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, hoje falarei justamente sobre isto na igreja: "se teus olhos forem bons, todo seu corpo será luz, mas se forem trevas, todo seu corpo será tenebroso." Ouço críticas de quem pensa que está me animando, me incentivando a praticar alguma atividade física...quem não convive com a EM não entende o cansaço, então só digo que quando consigo trabalhar minhas 08 horas diárias me dou por feliz.
    Mas iluminar nossos olhos é a única opção, já que a alternativa é negar a doença, ou a revolta que só nos fariam sofrer ainda mais...Parabéns pela maturidade e pelo apoio aos que estão no mesmo barco.(Márcia)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me dou por feliz quando consigo levantar da cama sem precisar de ajuda...
      Adorei a frase, vou usar na vida!
      Bjs

      Excluir
  8. Oi Bruninha!
    Só pra variar, eu amei teu post!

    Estou com medo de falar... é delicado, mas...

    É difícil aceitar que uma pessoa ao receber o diagnóstico de EM, nos dias de hoje, pense em morrer.
    Quando fui diagnosticada e olha que já fazem 17 anos, não passei por revolta, negação, autopiedade (éca) e tampouco perguntei: "Por que eu?" Se o fizesse teria que perguntar, também, "porque não eu?"
    Já tinha visto tanto sofrimento!
    Um ano antes do meu diagnóstico, o homem que eu amava faleceu, depois de passar 6 meses num sofrimento absurdo, lutando bravamente contra um cancer muito agressivo. E ele sabia que não tinha chance. Mas só queria... viver.
    Após meu diagnóstico, nas baixas hospitalares vi sofrimentos inimagináveis e vi muita gente morrer.
    Por essas e outras eu digo: Eu tenho Esclerose Múltipla e daí?
    Eu estou VIVA!!!
    Sei que as pessoas são diferentes e têm limites diferentes.
    Não estou querendo comparar minha vida com as dos outros, mesmo porque o que é fácil pra mim, pode ser difícil pro outro e vice-versa... e viver não é fácil pra ninguém!
    Já estive entre a vida e a morte (não por causa da EM). Mas a EM já me tirou muita coisa e me trouxe muito sofrimento, por isso eu posso dizer e digo: Estar viva é uma benção, pela qual agradeço a Deus todos os dias!

    Pronto falei!

    Beijos a todos e um beijinho no teu coração Bruna!
    Carinho,
    Neyra.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa o que vc disse meu marido sempre fala comigo e ás vezes acho ruim com ele e falo que cada caso é um caso e tem hrs que fico meio pra baixo mas passa logo ainda bem que passa.Te admiro cada dia mais,beijoss querida.Zildelena.

      Excluir
    2. Neyrinha, sempre me emocionando com seus comentários!
      Sem dúvida estar viva é uma benção e tanto e a gente não pode deixar essa oportunidade de ser feliz escapar né?
      Bjaum!!!

      Excluir
  9. oi,Bruna meu nome e Irenilda,moro em Itumbiara,Goias.Eu sempre te sigo,adoro seus textos,esse em especial,porque devemos viver bem, com nossos verdadeiros amigos e familiares tambem!amei a delicadeza que vc usou as palavras.Eu tenho esclerose multipla a 3 anos,no começo foi muito dificil,pensei em muitas coisas ruis,mais hoje estou feliz,poque estou viva,alegre e descobri pessoas boas como vc e seu lindo blog.parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Victor, fico feliz em saber que minhas palavras te ajudaram de alguma forma. E saber que estás bem e feliz, não tem preço! Felicidades sempre! Bjs

      Excluir
  10. Concordo em número e grau com suas palavras Bruna se a gente quiser vai enxergar tudo terrível mesmo, mas olhando com outros olhos a tempestade passa e vc se fortalece e sua mente ajuda vc a enxergar as coisas melhores! O melhor da vida é viver cada dia com uma infinta vontade de viver cada dia mais! Pra tomar um sorvete na praça, ver um gato lavando o rosto, uma criança brincando, o ônibus passando essas coisas que belas que fazem parte da vida!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Fabi... é que tem gente que coloca a felicidade em coisas muito longe também e não veem beleza e alegria nesses pequenos detalhes do dia a dia né.
      Bjs

      Excluir
  11. Oi Bruna, não sei se você já viu essa reportagem. Fiquei mega feliz e esperançosa.

    http://www.publico.pt/ciencia/noticia/tratamento-contra-a-esclerose-multipla-teve-sucesso-na-primeira-fase-de-ensaios-clinicos-1596629

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse é novidade pra mim...só não entendi como funciona. Como está indo pra fase 2, logo logo teremos mais notícias sobre. Vamos ficar com as anteninhas ligadas ;)
      Bjs

      Excluir
  12. Boa tarde a todos!
    Quando recebi o diagnóstico me frustrei de verdade, cheguei a dizer que estava no fundo do poço, uma vez que não entendia a patologia. Hoje me sinto muito feliz aprendendo a conviver com a EM. A minha vontade de viver, realizar meus sonhos supera qualquer obstáculo. Concordo plenamente com Bruninha! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando me dizem essa do fundo do poço, eu sempre digo que o bom é que todo poço tem um fundo. Uma hora a queda para e chega a hora de subir pra vida de novo né?
      Que bom que estás feliz hj, aprendendo a conviver com a EM. Ela não pode ser maior que nossa vontade de sorrir todos os dias!
      Bjs

      Excluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.