quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Se me olvidó otra vez que nunca me quisiste...



 Oi queridos, tudo bem?
Na semana passada fui ao show do Maná e levei a tia Solange comigo pra curtir um som bom demais e um show lindo. Sério, foi mais do que eu esperava. Eles tocam muuuuito e as músicas... bom, eu adoro Maná, então, lógico que gostei de tudo que apresentaram. Quase perdi a voz cantando Cuando los angeles lloran (aliás, momento arrepio do show foi nessa música) e gritei o mais alto que pude Solaaaaaaaaaaaa... en el Muelle de San Blas. Lindo demais!
Bom, mas não foi assim tão simples ver o show. Porque? Porque o Pepsi on Stage é uma bosta quando o assunto é acessibilidade!
Chegamos uma hora antes do show e entrar foi bem tranquilo. Aí perguntei onde era a área reservada PNE e os caras não sabiam. Nesse momento eu vi que o negócio ia feder...
Aí eles falaram: é aqui, na frente da grade. Eu ainda perguntei: tem certeza? Porque no Erasure nos colocaram aí e depois dumas cinco músicas nos tiraram e colocaram no mezanino, carregando no colo o pessoal cadeirante e, os com joelho ferrado como eu, que se ferrasse mais e subisse as escadas porque não tem elevadores lá. Nem aqueles caseiros mais bagaceiros sabe.
Bom, o cara confirmou e eu entrei ali. Já havia uma menina cadeirante naquela hora. Sentei na grade e ficamos esperando o show, apavoradas com a proximidade do palco. Se eu esticasse um pouco o braço e ficasse na ponta do pé, conseguia tocar no palco (porque era muito alto). Quando deu o show de abertura já tinha mais ocupantes da área e vimos que estava muito ruim pro pessoal sentado enxergar o que acontecia no palco. Porque? Porque aquilo ali não era área PNE, lógico.
Área PNE é uma área reservada, um pouco mais alta, para que as pessoas que precisam ficar sentadas consigam enxergar o palco né gente. Lá no Pepsi só vi eles fazerem direito no show do Roxette.
E eu ali, pensando: quando é que vão vir aqui dizer que não podemos ficar...
Dito e feito, uns 10 minutos antes de começar o show veio um cara da produção dizer que não poderíamos ficar ali. Pronto! Pra que né? Depois de uma discussão, ele disse que poderíamos ficar na frente da grade igual, mas mais na lateral do palco.
Eu fui aonde ficaríamos, vi que pra mim tava ótimo, tinha cadeira pra eu sentar e conseguiria ver o show se me levantasse. O problema é que o povo cadeirante não ia conseguir enxergar patavina do que acontecia no palco porque tinha um pilar na frente e a câmera de filmagem do telão. O máximo que a pessoa sentada poderia ver seria o telão e a bunda do operador da câmera.
Aí começou a discussão de verdade, porque a menina (desculpa, não lembro teu nome e como não trocamos contato...) disse que não sairia dali, e com razão! E, enquanto não saíssemos todos dali, nada de show né gente.
Nesse momento, o pessoal que tava colado na grade quis saber o que estava acontecendo, porque que eu, que não sou cadeirante estava ali, etc... Expliquei pra eles e todos concordaram que era um absurdo não ter área PNE. Como eu disse pra eles, é ruim pra gente que precisa dessa área e é ruim pra eles, que chegaram no local as 4 da tarde pra ver o show da primeira fila e teriam que ver da segunda :P
O fato é que o povo comprou nossa briga. Os seguranças começaram a ficar com medo, afinal, eram muuuuitas pessoas xingando, chamando a produção de amadora e mandando eles pra todos os lugares imagináveis (puta que o pariu é fichinha...). Não que eu goste de briga, mas adorei ver as pessoas defendendo o direito de termos a área PNE. Porque no show da Shakira, o que aconteceu foi o contrário: tinha umas peruas lá querendo eliminar a área PNE (veja aqui: http://esclerosemultiplaeeu.blogspot.com.br/2011/03/foi-show.html ).
Adorei ver que as pessoas que estavam ali tinham consciência de que não era um privilégio termos uma área PNE e sim uma condição para que possamos frequentar casas de show.
Bom, pra encurtar a história, decidimos então denunciar o Pepsi e a produtora na justiça posteriormente, porque a intenção não era acabar com o show.
Fomos pro lado do palco e vimos o show de muito, mas muito perto mesmo (as fotos aí não estão com zoom gente, pra vocês terem uma ideia).
Continuo achando o Pepsi uma bosta. Vou denunciá-los sim e espero que alguma coisa aconteça. Não quero arrumar briga com ninguém, só quero que meus direitos sejam respeitados. O dia que eles fizerem uma área PNE direito, ninguém vai ficar brigando, xingando, processando e dizendo que eles são uns baita duns bosta que não sabem o que estão fazendo. Acho que eles não são amadores... são pessoas sem civilidade mesmo, mal educados, que não sabem o que a palavra respeito quer dizer.
Mas, tenho fé na humanidade sabe. Mas, por via das dúvidas, num próximo show que eu vá lá (e só vou lá porque não tem outra opção), vou levar algum amigo juiz de direito pra ver se eles colocam o dedo e gritam assim com alguém maior que eles.
Aliás, como esses seguranças são mal educados e grosseiros. Eu sei que a maioria das pessoas dizem: tomara que isso nunca aconteça com eles, porque blablabla... eu, como sou ruim mesmo, penso: tomara que um dia tu passe por isso e que pese muito na consciência. Tem gente que só se ferrando pra aprender né...
O negócio é que a produtora põe a culpa no dono do local e o dono do local põe a culpa na produtora. Sabe de quem eu acho que é a culpa? Do dono do local, da produtora e da banda. Do dono do local porque devia exigir que todos os shows tivessem área PNE ou deviam já construir alguma coisa nesse sentido. Da produtora porque deveria prestar atenção à essas questões em todos os shows. E da banda porque eles deveriam pensar nos fãs e exigir que os locais de show deles tivesse área PNE. Eles não exigem toalha branca, água mineral importada e frutas frescas no camarim? Então que exijam um local decente pra fazer o show também.
Bom, mas o show foi fantástico, a companhia da tia é maravilhosa e conheci algumas pessoas bacanas por lá  (nos encontramos em outro show bom desses Juan?).
Como diz na música que o Maná canta, Se me olvidó otra vez que nunca me quisiste (me esqueci que tu nunca me quis) queridos do Pepsi... mas eu voltarei! Se preparem!
Até mais!
Bjs
Solaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa... en el muelle de San Blas...

P.S.: essa é a lei que eu carrego debaixo do braço quando vou a shows: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm


Um comentário:

  1. Sempre sou a favor da paz. Sempre te ensinei a não brigar por coisas que não valiam a pena, mas nessa briga sou solidária, não só por ti, mas por todos que se sentem humilhados e discriminados e que, com certeza, tem os mesmos direitos de assistir um show. Qdo. as leis foram respeitadas não haverá necessidade de brigas. Vamos fazer valer nossos direitos, sendo área PNE e tantos outros que estão sendo esquecidos.

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.