terça-feira, 20 de novembro de 2012

Impressões iniciais de Cuba


Oi queridos, tudo bem?
Estou de volta. Fiquei a semana passada inteira sem internet. Primeiro tinha dado um problema na rede de Havana. Depois, o hotel onde eu estava não tinha cartões de internet. E quando o hotel tinha cartões, finalmente, aí não tinha rede de novo.
Bueno, mas foi tudo ótimo!
Nos primeiros dias participei do IV Taller Internacional sobre Juventud (http://www.cips.cu/). As discussões foram interessantíssimas e proveitosas, rendendo mais trabalho a fazer para todos. Além disso, pude conversar e conviver com o pessoal de lá, conhecer a Cuba dos cubanos além da Cuba dos turistas.
A cidade de Havana é muito bonita, principalmente Havana Vieja. A arquitetura é fenomenal... impossível de se olhar tudo que se tem pra ver. Os fortes são lindos e a cerimônia do cañonazo é muito bonita também (mas tiro de canhão, definitivamente, dói os ouvidos). E o povo é lindo também. Homens e mulheres lindos. A grande maioria negros. Não preciso nem dizer que, se eu ficasse mais um tempo por lá, ia arrumar confusão né... heheheh
Che e Fidel são figuras que estão em todas as paredes, muros, casas, bairros, etc. Propaganda, só política. E coca-cola, só em alguns hotéis, o refri de lá é o Tukola mesmo.
Uma casa qualquer em Havana
Na sexta e sábado fizemos programas de turista mesmo: Varadero num dia e Viñales no outro. Praia e serra, um lugar mais lindo que o outro. Podia ficar de molho naquela praia por mais tempo. A cor do mar é linda.
Uma das coisas que mais facilitou minha vida em Cuba foi o fuso horário. Lá é três horas a menos que aqui, assim, como eu costumo dormir as 3h ou 4h da manhã, lá eu estava dormindo à meia noite. Um horário razoável né? Amanhã vou na neuro ver sobre esse meu sono que não se ajeita.
Varadero
Conheci coisas demais e pessoas muito legais em muito pouco tempo. Caminhei, caminhei, caminhei e caminhei um pouquinho mais... e subi escadas pra caramba. Segundo uma senhora cubana, os prédios não tem elevadores porque se manter em forma é importante. Ela falou isso a sério e não como piada. Ela realmente acredita nisso, mas sobre a acessibilidade de Cuba, falo outro dia. Tenho coisas demais pra contar sobre o que acontece na ilha, mas ainda estou cansada da viagem (não consigo dormir direito em avião, então, estou virada).
Outro dia eu abro uma das minhas garrafas de rum (é lógico que eu trouxe) e conto separadamente sobre cada aventura em que me meti com minhas queridas parceiras de viagem (valeu Grazi e Marta).
Agora o negócio é descansar um pouquinho e retomar as atividades.
Até mais!
Bjs
Passeando em Havana Vieja

Mojitos, mojito... muchos mojitos!
Saindo de barquinho de dentro da caverna em Viñales... cenário de Jurassic Park
P.S.: lembrei tanto de tantos queridos que eu sei que leem o blog e estavam torcendo por mim lá. Quase liguei pra uma pessoinha pra contar o que estava vendo, pra não correr o risco de esquecer. Ah, e Neyrinha, adivinha de quem eu lembrei no show de salsa? hehehehe.

Vista do meu quarto

9 comentários:

  1. Oii! Seja bem vinda de volta. Poxa, vc nos deixou com muita saudade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marlene querida, pensei em ti quando estava por lá... te mando um email contando porque!
      Bjs

      Excluir
  2. Olá Bruna, que bom ter você de volta, estava com muita saudade. Linda as fotos, quando der, conta mais pra gente..
    bjo.
    Mariana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar! Vou contar as principais peripécias...heehhe
      Bjs

      Excluir
  3. Bruna
    Você é uma força, um exemplo para pessoas que convivem com a esclerose.Gostaria muito de trocar ideias contigo.
    Tudo de bom!!
    Fernanda Barros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fernanda!
      Me manda um email que conversamos mais: bruna.rochasilveira@gmail.com
      Bjs

      Excluir
  4. Muito legal! Já estava até esquecendo de acessar o blog, de tão "abandonado", hehe. E eu que ia pedir no último post para ti me trazer uma garrafa de rum! Putz! Devia ter pedido! ;)
    Tiago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E tu acha que não veio nenhuma garrafa na minha mala?
      Convidado a experimentar rum, crema de rum e guayabita del pinar aqui em casa. Mas eu só deixo entrar se eu puder amassar a Letícia, certo?
      Bjs

      Excluir
  5. Oi querida, coisa boa tê-la de volta!!!
    Lembrou de mim? Que amor! Adoro salsa!
    Que fotos lindas! Todas, mas aquele marzão de meu Deus... acho que não conseguiria sair da janela.
    Não posso beber, tome um gole de rum por mim... kkkkk...
    Beijos lindinha,
    Neyra.

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.