segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Cuidado com as palavras


Oi gentes, blz?
Recebo muitas mensagens de esclerosados todos os dias, mas também recebo muitos pedidos de socorro de familiares, amores, amigos e amantes desse povo que tem EM.
Sempre digo que a melhor coisa que se tem a fazer é ficar junto, ajudar quando a pessoa pedir, cuidar como se cuida de quem se ama.
Recentemente, recebi, um marido duma moça esclerosada, escreveu-me dizendo que tinha vontade de colocá-la numa bolha, pra proteger de todos os males e blablabla. Entendi a boa vontade do rapaz, mas peraí né amigo, você tá sendo um "bolha" de chato, achando que pode ajudar alguém escondendo-a do mundo.
Super proteção me dá um negócio...
Uma coisa é você viver com a pessoa e querer ajudar. Outra coisa é você achar que tem a capacidade de evitar todos os males do mundo, superprotegendo.
Cuidado é bom, mas tem que cuidar pra não errar a mão né?
Digo isso também porque, ao fazer tudo pela criatura que tem EM, você está dando a ela um atestado de incapacidade. Uma carteira oficial de coitadinho. E, se tem um coisa que eu detesto, é ser chamada de coitadinha.
Tipo: coitadinha, tão jovenzinha andando assim, tortinha, com bengala. Ou: coitadinha, tem que tomar injeção e ficar indo no médico o tempo todo. Ou: coitadinha, não consegue correr uma maratona... e a lista segue...
Sim, eu sei que às vezes as pessoas falam coitadinho sem querer ofender. Mas gente, as palavras tem poder. De tanto você falar "coitadinha" pra pessoa, ela vai acabar acreditando que é uma coitada mesmo, digna de pena.
A última do "coitado", foi de um senhor que disse: coitada da minha esposa, tão boa, não merecia ter uma doença.
Peraí amigo, quem é que merece ter uma doença?
Infelizmente, ter uma doença não é questão de merecimento. É questão de ter um corpo frágil que entrou em curto circuito mesmo :-P
Ou seja,  não é questão de ser coitado ou não. Coitado é quem se vê como inútil e incapaz, independente de ter uma doença, deficiência ou qualquer coisa que seja. Não acham?
Então, queridos, vamos cuidar com as palavras que falamos. Mesmo que não haja a intenção de diminuir a pessoa, acaba diminuindo. E sabe né, as palavras que "pulam" da nossa boca, quase sem querer, acabam revelando aquilo que a gente realmente sente.
Até mais!
Bjs

5 comentários:

  1. Oi Bruna!!!
    Adorei o post!
    COITADO É QUEM TEM PENA DE SI PRÓRIO.
    Beijos querida,
    Neyra.
    :-)

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna,
    Acho que voce disse tudo. Como diz meu esposo "MS sucks", mas nao e por isso que ele vai viver a vida com pena de si mesmo. Ha os desafios diario, mas e importante procurar viver de forma positiva.
    Abraco

    ResponderExcluir
  3. Dependendo se o caso é recente ou nao é normal as pessoas não saberem tratar do assunto..eu por exemplo achava q ia morrer na manhã seguinte qndo descobri E.M.
    Cada um tem uma reação!
    Nada como o tempo p mostrar como lidar!!!

    ResponderExcluir
  4. Bah, disse tudo Elizabete: MS sucks! Super Sucks!
    Sabe Lana, eu também acho que ninguém tem obrigação de saber o que são as doenças, mas, quando eu não sei o que é, eu fico quieta até saber do que se trata.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Gostei de ler este blog e sempre quis mudar a minha posição de coitadinha, ora os outros não tem nada com isso, e ainda tem que aguentar.
    Tenho esta EM e fico em dúvidas,e quando quero perguntar ou informar-me, deixo-o para o médico ou algum site que me esclareça. Melhor.
    A minha querida cuidadora é minha filha e apesar de fisioterapeuta, cansa estar sempre em cima. Graças a ela estou aqui bem cuidada, tendo ela percebido logo de início, deste 1999.
    Não tem sido fácil, tanto como filha-mãe, como esclerosada, mas acho que chegamos a um consenso: hoje ela foi ao carnaval com amigas, fora, enquanto fiquei, numa boa, pois tem mil estradas para percorrermos, e uma delas busco sempre: a da Felicidade.
    Tanto para ela como para mim e a todos que me cercam.

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.