quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Sonhando como Ícaro

Oi gentes, blz?
Acordei inspirada hoje. Pensando sobre meus sonhos... e olha que não são poucos.
À tarde, conversando com uma colega, ela ficou impressionada com a certeza que eu tenho que tudo dará certo. Não vejo nada  demais nisso, mas, pelo visto, a maioria das pessoas acha absurdo você achar que sim, a vida é boa e que tudo vai dar certo, que se é pra acontecer, acontecerá, e que se for pra gente ser feliz, a gente vai ser.
Fiquei eu pensando nos tantos "nãos" que já recebi e nos muitos que receberei. Nos muitos: isso é impossível!
Impossível é o caramba, meus queridos.
Isso me fez lembrar duma historinha muito bonitinha da mitologia grega (sim, eu adoro mitologia), a história de Ícaro, que fez o impossível: voar.
Bom, a história é mais ou menos assim: Ícaro era filho de Dédalo, o tiozinho que tinha construído o labirinto pra prender o Minotauro. Ícaro, esse menino querido, ajudou Ariadne (filha do rei) a fugir com Teseu, e por conta disso, o rei Minos ordenou que Ícaro e Dédalo fossem presos no labirinto. Dédalo, que era muito esperto e criativo, e sabia que eles jamais sairiam dali procurando a saída, teve a idéia de construir asas. Pois ele construiu asas para ele e para o filho, feitas com penas de aves e cera, para que não descolassem. Quando tudo estava pronto, Dédalo e Ícaro bateram "suas asas" e saíram do labirinto.
Antes do vôo, Dédalo disse para Ícaro não voar nem muito alto, para não derreter as asas com o calor do sol, nem muito baixo, para não molhar as asas no mar.
O fim da história, é que Ícaro voou tão alto, mas tão alto, que suas asas derreteram e ele caiu no mar. O pai, um pouco mais prudente, conseguiu chegar a terra firme.
Moral da história, sonhar é bom, nos leva a lugares impossíveis, a ações inimagináveis e a felicidades imensas. Mas é lógico que precisamos fazer por onde e ter um pouquinho de prudência, não querendo tudo duma vez só.
Acho que eu sonho um pouco como Ícaro (se bem que, eu acho na verdade, que o dono da história tinha que ser o Dédalo), e acho que consigo voar também. Talvez, ter sonhos assim, meio mirabolantes, é que me faz acreditar que tudo vai dar certo.
Até mais!
Bjs

P.S.: sim, aquela música do Biafra, da década de 1980, conta a história de Ícaro... hehehe

8 comentários:

  1. Bruna, adorei seu post!

    Sou do Rio e vi vc no show de POA (na pista premium), mas fiquei sem graça de falar contigo.

    Meu marido tem esclerose múltipla e passou meio mal no início do show. Ele foi comigo aí pra POA porque eu AMO Paul McCartney e enfrentou um tempão de fila e aperto perto do palco. Acabou passando mal. Coisas que vc deve saber como são. Vi vc quando estava indo com ele para aquela emergência que tinha na lateral.

    Ele tem a EM há uns 8 anos no mínimo, mas só descobriu há 1 ano, quando as pernas ficaram pesadas. Agora já está sendo medicado.

    Eu ainda estou na fase de aceitação e adaptação. Ele está bem, o peso diminuiu, mas é difícil aprender a viver com algumas limitações. Só peço a Deus força para que eu possa dar força a ele e vencer essa doença, já que está tudo dentro da caixola.

    Seu blog é um incentivo.

    Um beijo,

    Alessandra

    ResponderExcluir
  2. oi Bruna, faz tempo que não escrevo...
    bom acabei de entregar minha qualificação de tese aqui na puc, to mortinha.
    Por isso nunca mais escrevi, acabei de olhar teu blog e ver o que andou acontecendo... tu foi em 2 shows... q máximo, e o do Paul então histórico! deve ter sido uma emoção e tanto!!!
    Eu agora to bemmmmmm melhor, os enjoos passaram e senti anteontem o bebe, é bem de leve só uma tremurinha, mas muito gostoso... ninguém sente só eu, pois sinto por dentro, heheeh é um momento só meu e do filhote... hehehe mas o Felipe disse q sentiu tb, heheeh é um pai bobo...
    Bom só queria te contar, dia 22/11 faço eco, se descobrir o sexo te contamos depois.
    muitos beijos e se cuida, há temos q marcar aquele café q nunca sai, mas vai ter q ser depois da minha defesa, q vai ser dia 24/11...


    Alessandra, olha só eu li teu comentário e não podia deixar de escrever, eu tb sou esposa de um portador de EM, já passei da fase de aceitação... e olha q acho q foi rápida essa minha fase! não adianta se lamentar ou não aceitar, tem q levantar a cabeça e tocar a vida. E se tu ama teu esposo como amo o meu, pode ter certeza q como diz a Bruna tudo vai dar certo... Sabe o q eles precisam não é de pena, nem q tu faça as coisas por ele, tu tem q tratá-lo normalmente, esquecer q a EM existe. Claro sei q as vezes ela vai mostrar a suas garrinhas, mas nem sempre, curte a vida, e vivam de verdade no real sentido da palavra. Eu e o Felipe fazemos isso, vivemos e nos amamos muito. Sabe o Felipe teve o diagnostico da EM em maio, e quando estará fazendo 1 ano, deste susto, vai estar nascendo nosso filho ou filha, coincidência ou não... não sei, só sei, q já está nos fazendo muito bem. Não me importa o que teremos que passar, se ele vai ou não ter mais surtos, o que importa é estarmos sempre juntos, pra sempre... Te cuida e não esquece q tu tem que ser mais forte que ele, tu que tem q dar força...

    bjs Tati

    ResponderExcluir
  3. Tati,

    Li teu comentário e concordo com tudo que vc falou: Que eu tenho que ser mais forte, que sou eu que tenho que ser a força.......Mas é difícil.

    Essa doença é muito doida. Em casa ele anda praticamente normal, graças a Deus. Mas se sairmos e ele tiver que andar um pouco mais (tipo shopping), a perna já começa a arrastar e a velocidade já diminui muito, muito mesmo. E olha que não é andar grandes caminhadas não, é só um passeio pequeno pelo shopping.

    O neuro dele é ótimo e ele não toma nenhum medicamento intravenoso. Tá tomando Mantidan e Imuran. O médico disse que não tem necessidade de dar outro remédio, que no caso dele só isso já irá trazer melhora, mas pelo que eu leio na internet e no orkut, vejo pessoas que praticamente estavam paralisadas e com esses remédios começaram a recuperar os movimentos. Já conversei com meu marido e ele confia plenamente no médico dele. Mas eu morro de medo sabe? Medo de ele estar sendo menos medicado do que poderia, medo de um monte de coisa.

    No show, por exemplo, chegamos de táxi e esperamos sentados na fila, embaixo de Sol (sei como o calor piora) por umas 4 h.......Quando estávamos na fila prestes a entrar no Beira Rio (quando ela ficou indiana), ele começou a travar a fila, porque a perna começou a arrastar e com o nervosismo de todo mundo olhando, travou de vez. Entrou no Beira Rio carregado por 2 seguranças. Difícil viu? Ele não conseguia nem andar, paralisou totalmente.

    E o mais incrível dessa doença é que ele sentou, descansou uns 30 min e saiu andando de novo, normalmente.

    Isso é normal com quem tem isso? Bruna, acontece isso contigo?

    Desculpe pelo testamento gente, mas quase ninguém da nossa família sabe (só os pais dele) porque ele não quer contar. Não tenho com quem conversar sobre isso e preciso dar força pra ele. Preciso dividir isso com alguém, às vezes parece que vou sufocar se não me abrir. Difícil ver uma pessoa que vc namorou 7 anos, está casada há 5 anos e de repente aparece um monte de limitações que antes não existiam.

    Também temos um filhinho de 2 anos e meio e ele descobriu a EM quando ele estava com 1 ano e 4 meses.

    Obrigada, de coração.

    Alessandra

    ResponderExcluir
  4. Ebaaa, tá rendendo os coments hj...hehehe
    Alessandra, que pena que não vieste falar comigo, seria um prazer te conhecer pessoalmente.
    Bom, sobre a fila no show, até quem não tem EM passou mal... Mas, vocês não precisavam ter ficado na fila.
    Bom, sobre ficar mal e depois duma descansadinha melhorar, é assim mesmo. Com o tempo ele vai aprender os próprios limites e saber a hora de parar, antes de travar. Mas sim, isso leva tempo. E sim, não é a coisa mais fácil do mundo. Mas também não é a mais difícil.
    Sobre contar pras outras pessoas, é uma escolha de cada um. Eu conto porque me facilita a vida. Quando as pessoas sabem o que eu tenho, me sinto mais a vontade pra pedir ajuda quando preciso e pra dizer não quando não posso. Senão, a gente fica parecendo uns chatos que não querem fazer nada sem motivo algum. Mas isso é uma opção minha né. Cada um tem seu tempo.
    Mas pra tu ver como a EM não é tão ruim assim, ele ficou melhor depois de descansar. Tem doença que não há descanso que melhore. Ponto positivo pra EM, não acha?
    Sobre limitações aparecerem de repente na nossa vida, é, não é fácil. Mas você, como pessoa saudável que é, mãe e etc, sabe que não é preciso uma doença pra que tudo mude na vida, não é? As coisas mudam todos os dias na nossa vida. E como a mudança é a única constante que temos, é bom aprender a se adaptar às situações. Fica mais fácil.
    Deixo meu email à disposição para quando quiseres conversar Alessandra: bruna.rochasilveira@gmail.com

    E Tatiiiii! Que felicidade hein! Vibro com cada notícia tua sobre o baby! Me contem tudo, sempre... ehehehe
    E parabéns pela entrega da quali!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi gente, tb tive meu diagnóstico a pouco tempo (1 mês), mas meus sintomas são leves. O que mais sinto é o cansaço e as pernas pesadas. Moro no 4.º andar de um prédio de 4 andares e ñ tem elevador, cansa muito subir, mas paro, descanso e faço tudo sempre beeem devagar. Minha família está "aceitando" bem essa doença e esse blog me ajuda muito a ñ ficar tão deprê. Bruna obrigada por tudo, e principalmente por seu alto astral, me contagia muito... Alessandra muita força pra vc.
    Bjão a todos.

    ResponderExcluir
  6. Gente tenho EM diágnosticada há 14 anos, portanto sou uma forte testemunha de que dá para conviver bem com esta malinha sem alsa.
    Uso há 4 anos uma bengala canadense para me ajudar com a falta de equilíbrio, mas somos amigas, eu a chamo de meu tripé.
    Tenham fé, que as coisas se ajeitam, ou nós nos ajeitamos a elas.
    Muita força e coragem e VIVAM A VIDA!!!
    Beijos
    da Neyra.

    ResponderExcluir
  7. "alça" com "s" foi mal. rsrsrsrs...
    bjs.

    ResponderExcluir
  8. boa noite e um feliz natal para todos desse blog sou portadora a10 anos nao e facil mais estamos ai ,levando a vida com deus na nossa frente adorei esse blog que sao vcs. tomo rebif de 44 ja nao sei onde furar , mais fazer o que tem q tomar,estou tomando so 2 vezes pq tava me dando muitas reaçoes. creia q deus pode nos dar vitoriaaaa

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.