quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O que acontece quando vivemos

Oi amigos, blz?
Num dos dias que fui na Feira do Livro, 2 títulos me chamaram a atenção. Um deles era "Seu Madruga, Vila e Obra"...hahahahah. Tá, eu não compraria, mas chamou atenção né.
Mas falando sério, tinha outro livro, que o nome era: O que acontece quando morremos?
Pois olha, o que acontece quando morremos eu não posso dizer ao certo. Afinal, não lembro como foi da última vez que morri. Mas deixando as crenças de lado, penso que, mais importante do que saber o que acontece quando morremos, é saber o que acontece quando estamos vivos e não vivemos.
É... tem muita gente que passa por essa vida a passeio e quando se dá por conta, o tempo passou e ela não viveu. Claro, o conceito de viver feliz é diferente pra cada um de nós. Mas vir pra cá pra ficar se lamentando, não me parece a melhor forma de passar pela nossa existência.
E o que acontece quando vivemos?
Bom, aí eu posso dizer algumas coisas.
Quando a gente vive, mas vive de verdade cada momento de nossas vidas, a gente correr riscos. Mas correr riscos não é ruim não. É só ter bom senso e um pouco de consciência que você vai correr "riscos calculados". Aí, eu garanto, você vai rir muito, chorar um pouco, se divertir pacas, se emocionar, sentir o coração bater mais forte. Viver de verdade implica alguns tombos, alguns erros, mas muito aprendizado. E apesar das quedas, o que aprendemos com elas é fundamental para nossa caminhada mais à frente.
Mas, viver costuma ser muito bom. Muito mais alegrias que tristezas. Você acha que não? Às vezes o que falta é mudar o ponto de vista.
O tal livro é na verdade sobre pessoas que tiveram experiência de quase morte, seja lá o que isso signifique. Mas eu continuo me preocupando muito mais em viver e saber o que acontece quando vivemos do que o que acontece quando morremos. Afinal, um dia todos nós vamos, não é? E nesse dia o que importará é o que fizemos no tempo em que estivemos aqui, e não a forma como morremos ou encaramos a morte.
Talvez seja por pensar assim que eu preciso de pouco pra ser feliz.
Até mais!
Bjs

Em tempo: hoje é o aniversário de uma pessoa mega importante pra mim, minha amiga Raquel Simor, que tá lááááá no Passo Fundo, mas mora no meu coração. Raque, só quero que tu saiba que te amo muito. Zilhões de beijos pra ti! Vem buscar teu presente!

2 comentários:

  1. É verdade que muita gente passa pela vida sem viver. Mas também depende muito de conceitos. Neste momento da minha vida, poderia dizer que não estou vivendo. Fico só em casa, não trabalho, nem estudo. Não recebo visitas, nem visito ninguém. Fico muito tempo sozinha. Parece triste? Às vezes até é, mas por outro lado, estou vivendo plenamente minha maternidade, como não a tinha vivido antes apesar de já ter filhos crescidos. Estou vivendo meu lado mãe, leoa. Passo os dias curtindo e lambendo as crias, vendo-as crescer e aprender diariamente coisas novas. Isso é fantástico.
    Isso tudo pra dizer que a inércia às vezes também é fecunda e feliz, desde que a estejamos VIVENDO plenamente.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. "Viver!
    E não ter a vergonha
    De ser feliz
    Cantar e cantar e cantar
    A beleza de ser
    Um eterno aprendiz..."

    Beijos e um ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.