sábado, 7 de maio de 2016

Quem tem esclerose, pode engravidar?

No vídeo das 07 semanas a gente comenta sobre poder, o que fazer, como fazer com a medicação...
curte aí:

4 comentários:

  1. Olá Bruna!Acompanho seu blog desde 2011 que foi quando recebi o diagnóstico de EM aos 21 anos. Acompanhei muitas lutas e muitas vitórias que vc decide compartilhar conosco e agora mais uma benção!PArabéns ao casal!!!Fui mãe recentemente,minha filha tem 7 meses. Ouvi muitas besteiras e maldades do tipo: "Seu filho vai ter EM tbm?";"Vc vai conseguir cuidar do seu filho?" ; "Seu marido vai ter que cuidar do bebê e de vc!" ; "Eu acho que vc não deveria ter filho!"...As pessoas são ignorantes,tudo bem que ninguém é obrigado a entender ou ser especialista em EM, até pq se eu não tivesse a doença, também seria leiga.Mas as palavras doem e como doem!Tentei engravidar durante 2 anos e os médicos diziam que eu não podia,que a doença ia piorar,que já viu casos de mulheres com EM que tiraram o útero por causa de dor........Ai,ai eu pensava: É melhor ouvir do q ser surda!
    MAs olha, sofri muito com a maldade das pessoas...Comecei a pensar em gravidez pq minha neuro disse q pretendia ir para Tysabri e sugeriu que eu tivesse um bebê antes,já que eu estava casada a 5 anos.Até que aceitei a idéia e comecei a tragetória pra ser mãe...Vários testes negativos,muito desânimo,até que fui encaminhada pra fertilização já que tinha pressa de engravidar e a 2 anos não consegui.Então faltava a histerosalpingografia (palavrão) pedi a Deus que ouvisse minha oração e me desse meu bebê pois sofria muito com o tratamento da EM e não queria sofrer para conseguir ser mãe pq dizem que esse exame é horrível e eu estava morrendo de medo de fazer e estava marcado para o dia 13/03/2015 e no dia 12/03 a secretaria da clinica me ligou para confirmar a consulta e me perguntou se minha menstruação havia descido e eu disse que não mas era pq eu tinha SOP e ela disse que precisava do betaHCG se não o médico não faria o exame no dia seguinte,então fui eu para o laboratório...peguei o resultado no final do dia e adivinha!?Estava grávida!!!!Dia mais feliz...fiquei radiante,sorria,chorava,agradecia a Deus por ter me atendido,senti medo...vários sentimentos!Passei a gravidez bem como se a EM nunca tivesse feito parte da minha vida (nem lembrava)...Minha filha nasceu prematura mas não teve relação com EM e sim uma infecção urinária que eu tive. É linda,esperta,um doce,um verdadeiro milagre de Deus...e nasceu de parto normal!Então eu e ela somos 2 milagres...ela pq veio pra minha vida de uma forma milagrosa e eu pq cuido dela,dou o melhor de mim mesmo tendo a fadiga,mas ela preenche tanto o meu dia,que eu não tenho muito tempo nem para a fadiga!Cuidei e cuido dela sozinha,nasceu uma mãe forte e guerreira que não tem muito tempo para lembrar da EM e que graças a Deus,Ele me dá todo o suporte e forças para cuidar dela,até pq quando ela veio para casa depois de 22 dias de uti,ninguém podia entrar na minha casa,eramos só eu e meu marido com ela e nos descobrimos e aprendemos com ela.Ela nos tornou pessoas melhores e quem duvidou que eu não seria capaz, eu mostrei ao contrário e teve muita gente que mordeu a língua!Descobri que eu guardava muito amor dentro de mim e agora eu dedico todo esse amor a ela...Bruna e Jota parabéns,que Deus abençõe vcs,que o bebê seja repleto de saúde e iluminado por Deus.Que vcs tenham a sabedoria para serem ótimos pais.Fiquei muito feliz,mesmo sem conhece-los pessoalmente,acompanhei a história de vcs pelo blog.Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna, tudo bem? Estou com uma dúvida, minha medica trocou a minha medicação de interferon para copaxone, vou começar assim que chegar e com intervalo de 2 semanas entre um e outra.. Até aí, ok! Mas ela me liberou para começar a tentar engravidar logo q começar com o Copaxone, mas ja ouvi dizer que o ideal é ficar 6 meses sem remédio pra depois tentar... O que você acha? Ela disse que não tem problema engravidar tomando copaxone, e que assim que der positivo aí sim fico sem nenhuma medicação!! Mas o betaferon vai estar bem recente no corpo né? Ai estou confusa rs.. O que acha?Bjusss e obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, tudo bem?
      Bom, cada medicação tem um protocolo diferente. E com o tempo as coisas mudam também. Quando eu falei com a minha médica sobre tentar engravidar, o protocolo era ficar 3 meses sem o avonex para daí começar a tentar. Agora que o Francisco já tá pra chegar o protocolo é parar a medicação quando engravida.
      O Copaxone, pelo que eu já li, é a medicação mais segura pra gravidez. Tem médicos que dão o remédio até para mulheres que estão amamentando ainda (sem comprovação ainda que pode).
      O ideal, na verdade, é você estar a um ano sem ter surtos da doença.
      Tua médica está seguindo o protocolo que seguem no mundo inteiro com copaxone: parar de tomar assim que o resultado do exame de gravidez der positivo.
      Fica tranquila e boa sorte nas tentativas! Conta aqui quando der, certo? Fico na torcida!!!!
      Bjs

      Excluir
    2. Uso Betaferon e vou mudar para o Copaxone... Que ótima notícia ouvir de você fiquei mega animada e mais segura! Eu confio muito em minha medica, mas nada como alguém que viva o que a gente vive não é mesmo? Então quanto ao surto, eu tive o primeiro e unico e se Deus permite último, em 2014...um pouco de tontura, dormencia...após isso levou 1 ano pra descobrir a EM, e desde então (nov. 2015) tomo betaferon... E agora fiz a RM e diminuiu as lesões e enfim vamos poder mudar a medicação pra poder engravidar!!! Muiiitooo obrigada pela resposta e atenção :) e o Francisco???

      Excluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.