sábado, 21 de maio de 2016

Que merda é essa Zero Hora?



Hoje, o infeliz do jornalista Flávio Tavares usou a doença Esclerose Múltipla para falar da política nacional.
Fiquei com raiva, com vontade de ir até a Zero Hora e perguntar pros editores como eles podem deixar algo assim ser publicado.
Me contive. Escrevi um comentário na página de Zero Hora e compartilho minha indignação com vocês, para que todos comentem lá também.
Se a EM não tem cura, a ignorância tem
Texto da ZH: http://zh.clicrbs.com.br/rs/opiniao/noticia/2016/05/a-esclerose-multipla-5806355.html
Meu comentário:
Senhor FlávioTavares, se o senhor fosse menos ignorante e tivesse a decência de entender que esclerose múltipla é uma doença crônica, do sistema nervoso central, que acomete jovens em idade produtiva e nada tem a ver com política ou comportamentos imorais, o senhor não estaria ofendendo 30 mil brasileiros que tem essa doença e lutam diariamente para ter reconhecida sua condição. 
Aliás, dia 25 de maio é Dia Mundial da Esclerose Múltipla, um ótima oportunidade pro senhor tomar conhecimento sobre essa patologia. Eu a tenho desde os meus 14 anos, e luto diariamente no meu blog (Esclerose Múltipla e Eu) e na ONG que trabalho (Amigos Múltiplos pela Esclerose), para que bobagens como a que o senhor escreveu sejam estirpadas.
Em minha tese de doutorado em educação, verso em muitas páginas sobre a ignorância das pessoas sobre as doenças, sobre o uso errado que se faz do nome de doenças para designar problemas morais da sociedade. Diz-se que a política é o câncer da sociedade, que a corrupção avança como um vírus e agora o senhor usa o nome da doença que eu carrego para falar do momento político do país.
Para o seu conhecimento, a Esclerose Múltipla não afeta a capacidade mental e intelectual de quem a tem. Ela pode nos tirar os movimentos do corpo, a visão, o equilíbrio, a destreza dos movimentos, mas também pode nos dar uma compreensão de que com a doença do outro não se brinca. Nem se usa o nome de uma doença de forma leviana e desrespeitosa como o senhor fez hoje.
De múltiplo no seu texto, apenas a sua ignorância e desrespeito. Espero que nenhum dos seus tenha uma doença como essa. Não é fácil conviver com ela. Não é fácil levar uma vida com ela. E se torna ainda mais difícil quando uma pessoa, que tem o privilégio de escrever em uma página de jornal, escreve de forma completamente errada sobre ela.
Lendo seu texto, me pergunto: o que está pior no Brasil, a política ou o jornalismo, que não se presta nem a ir atrás das palavras que escreve antes de publicar?
Se o senhor não sabe, as palavras tem poder. Tem o poder de informar e o de ofender. De exaltar e de machucar.
Faça um favor a todos nós, releia seus textos antes de publicar e vá atrás de informação de qualidade. A esclerose múltipla não tem cura, mas a ignorância sim!

9 comentários:

  1. Assino embaixo do teu texto Bruna!
    E o "Jornalista" nem se deu ao trabalho de pesquisar, no dicionário da língua portuguesa, o significado da palavra esclerose.
    E pior: O título da matéria é "A Esclerose Múltipla".
    Meu Deus quanta ignorância!
    E a gente pensa que já viu (ou leu) de tudo.
    Obrigada minha amiga!
    Teu texto me representa.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  2. Assino embaixo do teu texto Bruna!
    E o "Jornalista" nem se deu ao trabalho de pesquisar, no dicionário da língua portuguesa, o significado da palavra esclerose.
    E pior: O título da matéria é "A Esclerose Múltipla".
    Meu Deus quanta ignorância!
    E a gente pensa que já viu (ou leu) de tudo.
    Obrigada minha amiga!
    Teu texto me representa.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  3. Olá Bruna, sou estudante de jornalismo e ao pesquisar sobre a patologia para realização de um trabalho acadêmico sobre direitos dos portadores de doenças graves como a esclerose múltipla, me deparei com o " artigo " do site Zero Hora. Enviei email ao jornal dizendo que apenas comprovei o que uma professora doutora em Legislação e Ética na Comunicação havia dito em uma das aulas, ela usou o Zero Hora como exemplo de jornal que não segue o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros. Lamentável

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, estou aqui novamente para dizer que a matéria foi retirada do site.

      Excluir
  4. Concordo plenamente com você Bruna, virou moda falar sobre EM sem saber do que se trata!!
    Muito triste!!!

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente com você Bruna, virou moda falar sobre EM sem saber do que se trata!!
    Muito triste!!!

    ResponderExcluir
  6. Que merda é essa??? Jornalista de quinta..

    ResponderExcluir
  7. http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2016/06/mutacao-genetica-ligada-esclerose-multipla-e-identificada-por-cientistas.html

    ResponderExcluir
  8. Não se pode nem chamar de jornalista essa pessoa,agora todo mundo quer falar de EM.Até naquela novela da globo que o presonagem do Romero ia ao médico e o médico dizia que era fatal fiquei desesperada havia acabado de receber o diagnostico,foi horrível

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.