segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Hospital limpinho?

Oi amigos, blz?
Lembram que esses dias escrevi sobre a limpeza das mãos e que contaria sobre a falta de higiene nos hospitais?
Então, vou contar hoje duas situações que aconteceram comigo e que comprovam que os profissionais de saúde, por melhores que sejam, esquecem da higiene de vez em quando.
Quem já ficou em hospital sabe que a cada 4 ou 5 horas vai uma enfermeira ou auxiliar de enfermagem lá no seu leito medir temperatura, pressão, batimentos cardíacos e ver se está tudo ok. E essa rotina não respeita sono ou madrugada. Como meu plano de saúde é com internação com quarto semi-privativo, sempre tenho alguma vizinha de cama. Um certo dia, ou melhor, certa madrugada, a auxiliar entrou no quarto, conferiu os sinais vitais da minha vizinha e, pasmem, ela tirou o termômetro da axila (vulgo sovaco) da vizinha e tascou no meu sovaco. Sem limpar, sem passar um algodãozinho com álcool, nada. Não preciso nem dizer que ela não lavou as mãos para me atender né?
Parece bobagem. Mas por quantos doentes ela passou antes de me atender sem lavar as mãos? Em quantos sovacos aquele termômetro ficou até chegar no meu?
Na outra noite, acordei bem acordada e pedi que ela limpasse o termomêtro e lavasse as mãos. Sim, isso só aconteceu porque eu estava meio dormindo.
Outra situação ótima aconteceu no pronto-atendimento da Unimed, na última vez que fiz pulsoterapia. Na sala de atendimento tem 3 camas. No primeiro dia, saí faceira de casa, de batom rosa nos beiço e fui lá deitar e babar enquanto tomava o medicamento na veia. E não é que eu encostei os beiço no travesseiro e ficou uma marquinha cor de rosa? Até aí tudo bem. No dia seguinte, fui lá tomar a segunda dose. Adivinhem o que tinha no travesseiro da cama: uma marca de batom cor de rosa. Gente do céu. Passou-se 24h e eles não trocaram os lençóis. Será que eles acham que lençol hospitalar é que nem lençol de casa, que pode ficar alguns dias na cama antes de ser lavado?
Um absurdo né?
Que fique claro que sempre fui bem atendida tanto no Hospital São Vicente quanto na Unimed. Mas infelizmente, eles faltaram as aulas de como lavar as mãos e manter os leitos limpos.
Deve ser por conta dessa higiene toda que eu já peguei diversos tipos de pereba a cada internação.
Da próxima vez que você for tirar sangue, tomar soro e medir a pressão, lembre o seu atendente desses detalhes. Prefiro acreditar que eles são esquecidos, mesmo sabendo que eles esquecem disso todos os dias com centenas de pacientes.
Por isso considero tão importante esse"mutirão" da lavagem das mãos. Assim, as pessoas cobram umas das outras maior higiente.
No fim das contas, alguma coisa de bom essa gripe está trazendo: higiene.

Até amanhã!
Bjs

4 comentários:

  1. Tô contigo, Bruna!!
    CAMPANHA MUNHECA LIMPA!!!

    ResponderExcluir
  2. Hahaha
    Adorei o nome da campanha: Munheca Limpa!
    Hehehe
    Ótima essa Adri.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Bruna,

    Admiro a sua postura em se manifestar sobre os fatos acontecidos, realmente o que você falou acontece, mas neste caso o mais viável é nos dirigirmos ao SAC do estabelecimente, caso não se obtém resultado positivo, o mais sensato é procurar o COREN registrar a ocorrência, nós podemos fazer a diferença temos que saber agir,vamos fazer a hora....è a nossa Vida. Raquel

    ResponderExcluir
  4. Boa idéia...recorrer ao COREN. Da próxima vez, que eu espero que não aconteça, vou registrar ocorrência.
    Bjs

    ResponderExcluir

Ajude a construir esse blog, deixe aqui seu comentário, dúvida, críticas e elogios.